segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Vencendo as Ondas do Naufrágio.




VENCER AS ONDAS DO NAUFRÁGIO.

Ontem Deus falou muito forte comigo nesta passagem de atos, é em momentos de mais dificuldades que Deus se revela sobre sua palavra em nossas vidas.
E sua palavra, traz paz ao nosso coração!

Texto Base: Atos 27:23-24 e 44 “Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo,dizendo: Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo. Quanto aos demais, que se salvassem, uns, em tábuas, e outros, em destroços do navio. E foi assim que todos se salvaram em terra.” 

O Ap. Paulo estava sendo conduzido preso à Roma, pois havia apelado para aCorte de Cesar. Ele então recebe uma palavra de discernimento para aquela viagem: não saia, a viagem será difícil.

Atos 27:9-11 “Depois de muito tempo, tendo-se tornado a navegação perigosa, e já passado o tempo do Dia do Jejum, admoestava-os Paulo, dizendo-lhes: Senhores vejo que a viagem vai ser trabalhosa, com dano e muito prejuízo, não só da carga e do navio, mas também da nossa vida. Mas o centurião dava mais crédito ao piloto e ao mestre do navio do que ao que Paulo dizia.”

O centurião não creu na palavra. Não teve discernimento, preferiu confiar no conhecimento humano (piloto).

A FALTA DE DISCERNIMENTO PODE:


·        FAZER-NOS desprezar a direção de Deus
·        colocar o barco de nossas vidas em perigo
·        Trazer-nos a prisão de sentimentos
·        Levar-nos à desobediência
·        PRENDER-NOS à lógica e à razão humana
·        Não nos permitir viver o sobrenatural

É preciso discernir todas as coisas. E só quem tem o Espírito de Deus, só quem é homem espiritual pode ter este discernimento.

I Coríntios 2:14-15 “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém.”

PARA VENCER AS ONDAS DO NAUFRÁGIO É NECESSÁRIO:

1o) SABER QUE SEMPRE HAVERÁ LIVRAMENTO
Atos 27:21-22 “Havendo todos estado muito tempo sem comer, Paulo, pondo-se em pé no meio deles, disse: Senhores, na verdade, era preciso terem-me atendido e não partir de Creta, para evitar este dano e perda. Mas, já agora, vos aconselho bom ânimo, porque nenhuma vida se perderá de entre vós, mas somente o navio.”

A Palavra na tua boca é verdade, traz salvação, libertação. Você é instrumento do Deus vivo. Então abra a tua boca e profetiza, chama à existência o que não existe. Libera a palavra de livramento e salvação pra tua casa e tua família, para os teus negócios em nome de Jesus.

2O) NAVEGAR NO MOVER APOSTÓLICO
Atos 27: 23-24 “Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo.”

Mateus 8: 24-25 e 27 “E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas. Entretanto, Jesus dormia. Mas os discípulos vieram acordá-lo, clamando: Senhor, salva-nos! Perecemos! E maravilharam-se os homens, dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?.”

Pode vir a tempestade que for, você não vai naufragar, não vai perecer, não vai afundar.
Estamos navegando com o Apóstolo Jesus Cristo. Os ventos e o mar O obedecem e você pode até dormir no barco, descansar o coração durante a viagem, porque há segurança quando se navega no mover apostólico.


3O) TER ÂNIMO REDOBRADO
Atos 27: 25 “Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito.”

Aquele que sabe que Deus está no controle tem bom ânimo.
Não desfaleça, não desista, não afunde nos seus sentimentos.
Deus já te livrou do naufrágio financeiro, profissional, familiar, ministerial.



VENCIDAS AS ONDAS DO NAUFRÁGIO:

·       TUDO O QUE É TEU SERÁ PRESERVADO


·       VOCÊ CHEGARÁ AONDE DEUS TE ENVIAR


·       TODOS RECONHECERÃO QUE O DEUS TODO PODEROSO É POR VOCÊ

·       DEUS RESTITUIRÁ a tua honra e valores perdidos no passado


Deus está contigo!

 Carla Araújo.

domingo, 14 de agosto de 2011




Papai,
Louvo a Deus
todos os dias por ser sua filha.
Por que tu és para mim um exemplo!
Que coisa maravilhosa
é poder contar com você
e estar ao seu lado nos dias tristes e também nos mais felizes de minha vida.

Te desejo hoje um Feliz Dia dos Pais!!!
Te amo.



sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Cuidado com o Fermento dentro das Igrejas.


Fermento dos fariseus: o hipócrita conduz outras para a mesma perdição que está a caminho.

Temos vividos tempos difíceis aonde temos visto "crentes" quebrando princípios fundamentais e contaminando o corpo de Cristo!
Jesus havia alertado isso muitas vezes, como na passagem:

"Ajunta-se entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia." (Lucas 12:1)

A "hipocrisia" consiste justamente em aparentar uma imagem, mas agir de forma contrária. Hoje em dia, quando se ouve o termo "fariseu", temos como algo ruim, denotativo... No entanto, os "fariseus" eram as maiores autoridades religiosas da época de Jesus! O linha farisaica do judaísmo era a religião mais respeitada e honrada, e seus mestres os teólogos mais referenciados! Jesus, ao confrontar os fariseus de sua época, estava confrontando a religiosidade hipócrita e a teologia racionalista (sem unção) de todos os tempos!
Há, sim, "fariseus" no nosso meio: pessoas que conhecem a Palavra, participam de congregações, podem até ser ministros, mas não vivem a conversão genuína: são hipócritas!

Jesus afirma que tais são como fermento: um pequeno punhado podem levedar toda a massa!
Poucas pessoas com tais características dentro de uma igreja podem provocar grande estrago, porque suas más motivações e sua iniqüidade começa a se espalhar sorrateiramente por entre a congregação, a ponto de causar o desvio de muitos, o esfriamento de muitos e a ferida de muitos! Um punhado de hipocrisia contamina quase toda uma igreja!

Não estou falando aqui da hipocrisia do mundo - outro perigo para ser tratado em outro texto - mas da hipocrisia de dentro da igreja! Pessoas que não vivem o que pregam, que justificam sua iniqüidade por argumentos teológicos, que abusam da posição conquistada e que, invariavelmente, tentam arregimentar mais e mais fracos para que sejam manipulados. O hipócrita, infelizmente, não destrói só a si mesmo, com uma falsa conversão: engana a outros, porque crê que a "verdade está com a maioria". Então, quanto mais pessoas conseguir manipular para concordar com ele, mais seguro de sua verdade se sente. E, claro, com mais apoio, pode realizar mais facilmente seus intentos.

Um punhado de fermento levedou toda a massa, e os estragos se tornaram traumatizantes!
Tem uma frase que muitos já me ouvirem dizendo: "Quebrem TUDO! Só não quebrem os princípios!"
Quando quebra-se princípios como: santidade, honra, fidelidade, sinceridade, submissão, entre outros, quebra-se todas as bases que sustentam a autoridade e a unção sobre o ministério! Deus é fiel, e isso quer dizer que Ele é fiel aos Seus princípios! Não importa palavras, aparência ou obras: princípios quebrados determinam a quebra da comunhão com Deus!
E sem comunhão com Deus, não importa o aparato religioso, o fervor litúrgico ou as obras: sem comunhão com Deus não existe igreja!
A Bíblia nos ensina:


"Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.(...)Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo." (I Coríntios 5:11;13)


Este texto não se refere apenas a obreiros e ministros que quebram princípios, mas a todos os crentes que, mesmo congregando em alguma igreja, permanecem em iniqüidade: devem ser afastados! Por quê? Porque seu mal testemunho contaminará a outros, e arrastará a outros para o mesmo buraco onde eles caíram!
Talvez, se alertados e exortados, esses hipócritas se arrependam e mudem... Mas até que demonstrem mesmo frutos dignos de arrependimento, não podem permanecer contaminando a outros!
Não estou falando aqui nem de novos convertidos, muito menos de pessoas "do mundo", não convertidas! Estou me referindo a pessoas maduras na fé, conhecedoras da palavra, e que se negam a restaurar princípios quebrados!

Os não-convertidos são julgados por Deus, e devem ser resgatados pelo trabalho de evangelismo. Os novos convertidos ainda estão sendo discipulados e, como toda criança, cometerão muitos erros: precisam ser repreendidos e orientados. Mas quem é conhecedor da Palavra e se nega a se arrepender de suas iniqüidades deve se manter afastado da "massa", até que deixe de ser "fermento fariseu".

Alguém poderia dizer: ''Todos pecam!"
Sim, todos pecam! Todos, sem exceção.. Mas uma coisa é cometer um pecado eventualmente, e outra bem diferente e manter-se comprometido com a iniqüidade!
Quem se nega a restaurar princípios, e comete o mesmo pecado sistematicamente, não está simplesmente "pecando", mas está demonstrando claramente que não deseja ser dirigido pelo Espírito Santo, mas prefere permanecer na carne e deixar ser influenciado por satanás!
E ser influenciado por satanás, estando dentro da igreja, contamina toda a congregação com raízes satânicas!
Por isso, o apóstolo João vai afirmar:


"(...)nem sequer os saudeis! Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras." (II João 1:10b-11)


Não devemos ''odiar" esses "fariseus hipócritas". Deus nos guarde de odiá-los! Mas justamente por amor a eles não podemos permitir que incorram em erro e destruam a si mesmos e a outros! Por isso, espero que Deus nos dê coragem de, ao encontrar um "fariseu hipócrita", que nós possamos exortá-los, para que eles se arrependam e se salvem!

A Bíblia diz que Deus não se agrada da morte do ímpio, mas sim que ele se arrependa e viva (Ezequiel 18:23). Por isso, ficaria muito feliz se este texto servisse como alerta de arrependimento de todo "fermento" que acaso estivesse lendo.
Mas também desejo que a Igreja tenha consciência do que a Bíblia diz sobre o assunto: não podemos tolerar iniqüidade em nosso meio!
Em breve, Jesus estará voltando para buscar Sua noiva, a Igreja pura e imaculada! E podemos ter certeza disso: os que se dizem crentes, mas que vivem na carne, não fazem parte dessa noiva!
Então, purifiquemo-nos de todo fermento de hipocrisia e vivamos como pães ázimos pascais, para que possemos ser semelhantes a Cristo, o Pão da Vida!
Que Deus nos guarde de todo fermento farisaico, e nos conduza por caminhos de santidade, fiéis aos princípios da Palavra!
Deus abençoe a todos, em Nome de Jesus!

sábado, 6 de agosto de 2011

Quando tudo dá errado: O Exemplo de Jó.


Quando Tudo Dá Errado: O exemplo de Jó.

Imagine um dia que começa como qualquer outro. Você se levanta para ir ao serviço e, chegando na firma, encontra as portas lacradas. A firma fechou, sem aviso. Você, inesperadamente, ficou desempregado. Tendo obrigações para cumprir, você decide ir ao banco para sacar dinheiro e pagar algumas contas que estão vencendo. Mas, chegando ao banco, eles dizem que sua conta foi fechada, sem explicação, e que você não tem nenhum centavo. O dia já está piorando. Você resolve voltar para casa, ainda tentando entender o que está acontecendo. Chegando perto de sua rua, você percebe vários bombeiros e ambulâncias correndo por todos os lados. Suas vizinhas estão na rua, chorando inconsolavelmente. Antes de você chegar até sua casa, um dos vizinhos chama você e fala palavras que jamais esquecerá: "Aconteceu tão rápido", ele diz, "que não foi possível salvar ninguém. A casa, de repente, explodiu. Todos que estavam dentro morreram. Eu sinto muito. Todos os seus filhos estão mortos."
Alguns dias passam. Você acorda num lugar estranho. Olhando para seu redor, percebe que está num hospital. Você está sentindo dores terríveis, e uma coceira constante. Depois de algumas horas de sofrimento, a enfermeira avisa que está na hora de visita. No seu caso, várias pessoas serão permitidas entrar para visitá-lo. A primeira pessoa que entra no quarto é sua esposa. Precisando muito de uma palavra de consolo e de explicação, você olha para ela com tanta esperança, nunca imaginando o que ela vai falar. Ela chega perto da sua cama e começa a gritar: "Eu não entendo a sua atitude", ela diz. "Sua fé não vale nada. Você confia num Deus que fez tudo isso? Amaldiçoe o nome de Deus e morra!" Com essas palavras, ela sai do quarto.

Enquanto você procura entender tudo isso, chegam alguns amigos seus. São velhos amigos, sempre prontos para ajudar. Agora será consolado! Mas, eles entram no quarto, vêem seu estado crítico e seu corpo desfigurado pela doença, e não falam nada. Ficam com a boca aberta, olhando, mas não acreditam. Depois de um longo período de silêncio, um deles fala: "Você mereceu isso. Você deve ter feito alguma maldade muito grande, e Deus está te castigando. Ele tirou todos os seu bens e matou seus filhos. Ele causou esta sua doença. Ele fez tudo isso porque você é mau!" Você começa discutir quando um dos outros concorda com o primeiro, e depois outro também concorda com eles. Não adianta discutir. Para eles, você é um detestável pecador que deve sofrer mais ainda.

De repente, algumas crianças passam no corredor. Você se anima, porque crianças sempre trazem alegria e amor. Mas, estas crianças param na porta, vêem a feiura do seu rosto e corpo, e saem correndo. "Nunca vi nada tão feio", uma delas comenta.

Tudo ficção? Jamais aconteceria uma coisa tão terrível? Modifiquei os detalhes para ajudar você, o leitor moderno, sentir na pele o que aconteceu na vida de Jó. O livro de Jó é, possivelmente, o primeiro livro bíblico escrito. Um homem fiel e abençoado por Deus perdeu, num dia só, todas as suas posses e todos os seus filhos. Logo depois, foi atacado por uma terrível enfermidade. A própria esposa foi contra este homem de Deus, e disse: "Amaldiçoa a Deus e morre" (Jó 2:9). Os amigos o condenaram e discutiram com ele para provar a sua culpa (a maior parte do livro relata essas discussões, começando no 2:11 e continuando até 37:24). Todos os conhecidos dele, até as crianças, o desprezaram (19:13-19).

O livro de Jó trata de um dos assuntos mais difíceis na experiência humana: como entender e lidar com o sofrimento. É um livro rico e cativante que todos os servos de Deus precisam estudar. Um dia, mais cedo ou mais tarde, ele será útil na sua vida. Neste artigo, vamos considerar algumas lições claras e importantes desse livro.

Pessoas boas também sofrem
Talvez o ponto principal do livro é o simples fato que pessoas fiéis a Deus ainda sofrem nesta vida. O primeiro versículo do livro já define, do ponto de vista de Deus (veja, também, Jó 1:8) o caráter de Jó: "Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal." Enquanto entendemos que o sofrimento entrou no mundo por causa do pecado (Gênesis 3:16-19), aprendemos em vários trechos bíblicos que a dor e a tristeza atingem as pessoas boas e dedicadas. Jó, um homem íntegro, sofreu imensamente. Paulo, um servo dedicado ao Senhor, sofreu muito mais do que a grande maioria dos ímpios (2 Coríntios 11:23-27). Mesmo quando ele pediu a Deus, querendo alívio de algum problema, Deus recusou seu pedido (2 Coríntios 12:7-9). Mas, não devemos estranhar com isso, pois o próprio Filho de Deus sofreu na carne (Hebreus 2:9-10,18). Os que servem a ele sofrem, também.

O diabo quer nos derrubar com nosso sofrimento. 
O propósito de Satanás fica bem claro nos primeiros dois capítulos de Jó. Ele vê o sofrimento como uma grande oportunidade para derrubar a fé dos servos de Deus. Ele aceitou o desafio de tentar destruir a fé de um dos homens mais idôneos do mundo. Depois, ele foi tão ousado que desafiou o próprio Jesus, usando todas as tentações imagináveis para o vencer (Mateus 4:1-11). O diabo entende muito sobre a natureza humana. Ele sabe que pessoas que servem a Deus fielmente quando tudo vai bem na vida podem ser tentadas por meio de alguma calamidade pessoal. Problemas financeiros, a morte de um ente querido, alguma doença grave -- tais sofrimentos na vida são, freqüentemente, o motivo de abandonar a Cristo. Enquanto a mulher de Jó não prevaleceu na vida do próprio marido, o conselho dela (Jó 2:9) vem derrubando a fé de muitas outras pessoas que enfrentam dificuldades na vida. Jó não sabia a fonte de seu sofrimento (capítulos 1 e 2 contam a história para nós, mas ele não sabia de tudo que estava acontecendo entre Deus e Satanás). Às vezes, nós não temos noção da fonte das nossas dificuldades. Mas, podemos ter certeza que o diabo está torcendo para que tropecemos e afastemos de Deus.

Amigos nem sempre podem ajudar.

Três amigos de Jó ficaram sabendo de seu sofrimento, "e combinaram ir juntamente condoer-se dele e consolá-lo" (Jó 2:11). Mas as palavras deles não ajudaram. Ofereceram explicações baseadas nas opiniões deles, e não na verdade que vem de Deus. Onde Deus não tinha falado, eles ousaram de falar. O resultado não foi consolo e ajuda, e sim perturbação e desânimo. A mesma coisa acontece hoje. Quando alguém sofre de um problema de saúde, outras pessoas tendem falar sobre algum caso triste de alguém que teve a mesma doença e morreu. Quando uma pessoa amada morre, muitas pessoas procuram confortar a família com palavras insensatas e até mentirosas. É melhor falar umas poucas palavras com compaixão do que falar muito e entristecer a pessoa mais ainda. Quando sofremos perda, é melhor procurar conselho na palavra de Deus e da boca de pessoas que a conhecem e que vivem segundo a vontade do Senhor.

Deus não explica tudo.

Quando sofremos, é natural perguntar: "Por quê?". Jó fez isso (Jó 3:24). Habacuque fez a mesma coisa (Habacuque 1:3). Milhões de outras pessoas têm feito a mesma pergunta. É interessante e importante observar que Deus não responde a todas as nossas perguntas. Pode ler o livro de Jó do começo ao fim, e não encontrará uma resposta completa de Deus à pergunta do sofredor. Durante a boa parte da história, Deus deixou Jó e seus amigos a ponderar o problema. Quando o Senhor falou no fim do livro, ele não explicou o porquê. A partir do capítulo 38, Deus afrima que o homem, como mera criatura, não é capaz de entender muitas das coisas de Deus, e não é digno de questionar a sabedoria divina. Jó entendeu a correção de Deus, e respondeu humildemente:"Sou indigno; que te responderia eu? Ponho a mão na minha boca. Uma vez falei e não replicarei, aliás, duas vezes, porém não prosseguirei" (Jó 40:4-5). Jó pediu desculpas a Deus por ter duvidado da justiça e da bondade do Criador: "Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia....Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza" (Jó 42:3,6).

Depois do sofrimento, vêm as bênçãos.

O sofrimento desta vida é temporário. O sofrimento de Jó foi intenso, mas não durou para sempre. É bem provável que ele lembrou, durante o resto da vida, daquelas experiências doloridas. Mas a crise passou, e a vida continuou. Deus restaurou as posses dele em porções dobradas. A mesma coisa acontece conosco. Enfrentamos alguns dias muito difíceis, mas as tempestades passam e a vida continua. Vivendo na época da nova aliança de Cristo, nós temos uma grande vantagem. Temos uma esperança bem definida de uma recompensa eterna no céu (Hebreus 11:13-16,39-40; 12:1-3; 13:14). Qualquer sofrimento é pequeno quando o colocamos no contexto da eternidade.

Aprendemos a Ser Fiéis no sofrimento.

Nós vamos sofrer nesta vida. Pessoas que dizem que os filhos de Deus não sofrem são falsos mestres que ou não conhecem ou não aceitam a palavra do Senhor. Jó perdeu tudo. Jeremias foi preso. João Batista foi decapitado. Jesus foi crucificado. Estêvão foi apedrejado. Paulo sofreu naufrágio e prisões. Você, também, vai sofrer. Os problemas da vida não sugerem falta de fé, e não são provas de algum terrível pecado na sua vida. Às vezes, as provações vêm como disciplina de Deus (Hebreus 12:6-13); às vezes, não. Mas sempre são oportunidades para crescer (Tiago 1:2-4), e convites para adorar a Deus (Tiago 5:13; Jó 1:20).



-por Dennis Allan.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

E AQUELE QUE COMIGO NÃO AJUNTA, ESPALHA!

 OBS.   Esse Texto Falou muito ao meu coração, e vou procurar sempre estar ajuntando com Jesus!

“AQUELE QUE NÃO ESTÁ COMIGO É CONTRA MIM, 
E AQUELE QUE COMIGO NÃO AJUNTA, ESPALHA” (Lucas 11:23.)

Trabalhar para o Senhor é um privilégio. Muitos são chamados, maspoucos são escolhidos.
A exigência do ministério faz com que muitos sejamreprovados em suas ministrações.
Aqueles que são salvos em Cristo Jesus,sabem, ou deveriam saber, que temos uma missão a fazer.
O ministério de Jesus aqui na terra durou apenas três anos. A continuidade de seu ministérios e dá através de todos os santos que foram regenerados nele e que aceitaram o preço do discipulado. Não existe discipulado sem missão à vista. Qual é o aprendiz (significado da palavra discípulo) que não pretende exercer aquilo que está aprendendo a fazer? Se somos discípulos de Cristo, não seria estranho não termos o anseio de fazer o que Ele fez; ensinar como Ele ensinou; andar como ele andou? É preciso renovar o senso de missão do povo de Deus.Aqueles que ansiarem por isso, receberão um peso em suas almas. O zelo pela casa do Senhor irá consumi-los.

JESUS NÃO ADMITIU POSIÇÕES NEUTRAS EM RELAÇÃO AO MINISTÉRIO.

No começo, os discípulos estavam todos de acordo com Jesus. Ascríticas só começaram depois. Ao ser acusado pelos de fariseus de estar expulsando demônios pelo poder de Belzebu, Jesus deixar fluir de sabedoria um grande ensinamento sobre um reino, casa ou serviço ministerial com missão definida. Em Lucas 11:17, Jesus afirma que se um reino ou instituição qualquer estiver dividida contra si mesma, esta não subsistirá. Disse assim quenão seria coerente que Satanás estivesse expulsando seus próprios comandados, a menos que ele quisesse destruir o seu próprio reinado. Dizendo isso Jesus estava denunciando que até mesmo Satanás consegui a unidade entre os demônios para conseguir atingir os seus propósitos.
O ajuntamento de demônios era possível por causa da missão proposta a eles, e da consciência de uma certa unidade entre eles para o seu cumprimento.

Diante da guerra espiritual, o ministério que se propuser a combater peloreino de Deus, precisa entender que a neutralidade o coloca direto no exércitodo inimigo. “Quem comigo não ajunta, espalha.”. Penso que a maior dificuldadede um ministério que tem mais do que doze discípulos para formar, é encontrar a juntadores. Ás vezes parece que o ministério que mais cresce na igreja é o ministério dos espalhadores. Espalhar tem sido o grande pior hábito a ser vencido por uma igreja que quer crescer. Geralmente uns ajuntam, mas quando passa disso, um espalhador encontra espaço para brincar com tudo aquilo que foi ajuntado antes. Essa dicotomia do processo ajunta – espalha tem gerado uma síndrome na alma dos discipuladores: asíndrome das donas de casa ministeriais. As donas de casa geralmente reclamam das tarefas de arrumar uma casa não porque não gostem de vê-la arruma e limpa, mas por causa da característica ingrata de sua missão. É possível arrumar uma casa agora, e vê-la toda desarrumada alguns minutos depois. Isto acontece por causa dos espalhadores. São geralmente maridos e filhos indisciplinados que geram esse desânimo naqueles que arrumam as suas bagunças. Essa mesma síndrome tem atingido os discipuladores do nosso tempo.
É preciso acabar com o ministério dos espalhadores, pois estes nos cansam muito, e não geram nenhuma baixa no terreno do inimigo. Assim,quando estamos espalhando e quando estamos ajuntando?

O MINISTÉRIO DOS ESPALHADORES.


Espalhamos quando não aceitamos continuar no mesmo propósito, e queremos criar uma outra coisa que os discipuladores não nos ensinaram. Ajuntar é continuar. Espalhar é querer mudar o que encontrou. É preciso aqui esclarecer o permite tal confusão. Muitas pessoas ingressam num determinado ministério porque vêem nele uma identificação a princípio, mas posteriormente se percebem sem alinhamento ministerial com os seus discipuladores. É preciso ter humildade para perceber o por quê de tal desalinhamento. É possível que tal pessoa tenha um chamado próprio, para um novo começo ministerial em outro lugar.


Permanecer desalinhado não o fará dar mais fruto. É preciso apenas coragem para encarar um chamado.
E muitos não a têm. Oerro está em querer permanecer num determinado ministério não paracontinuá-lo, mas para mudá-lo. Estes não percebem que DEUS NUNCA ENVIOU NINGUÉM PARA MUDAR MINISTÉRIO DE NINGUÉM. ELE PREFERIU CRIAR NOVOS MINISTÉRIOS COM NOVOS LÍDERES E NOVA MISSÃO. Assim, nada que for mudado num ministério será mudado por outro ministro que não seja aquele que lidera o ministério. Deus não muda ministérios. Deus levanta novos ministros com seus próprios ministérios. O Senhor mudou o reinado de Saul, ou levantou um outro através de Davi?Certamente que chamou um novo ministério através de Davi, sem acabar como reinado de Saul. Davi começou algo completamente novo. Foi Israel que oconvidou a ser rei, e isto muito depois da morte da Saul. Deus não mudou oministério circunciso de Pedro, embora o tempo dos gentios já houvesse chegado. Deus levantou Paulo com esse fim. Embora isso não tivesse ficado claro no começo, ficou bem claro depois que o proposto do Senhor não erafazer com que Pedro e Paulo trabalhassem juntos, mas que se envolvessem em ministérios distintos.
O orgulho e a vaidade fazem que discípulos se tornem espalhadores. Como não há neutralidade na vida de um ministério, todo ministro precisa decidir se está num ministério para continuá-lo ou para mudá-lo. Continuar e mudar são, nestes casos, ajuntar e espalhar, respectivamente.Um irmão espalha quando encontra um descontente e não o leva em direção ao ofensor para pacificar toda a contenda. Quando fico sabendo de um descontentamento de alguma ovelha com qualquer coisa, eu procuro tal pessoa. Quando se trata de um descontentamento com o seu pastor, procuro pedir desculpas e procurar com o irmão uma maneira melhor de continuar.Quando se trata de ofensas entre irmão, procuro ensinar sobre o perdão, sobre Mateus 18, sobre o amor, sobre tudo o que é santo e puro. Mas é muito difícil perceber que se levam meses para consertar uma situação como essas, e depois ver um espalhador colocar todo esse trabalho em vão com uma só palavra. Já vi pessoas alimentarem contendas. Quem não ajuntar, estará espalhando.

Espalhamos quando procuramos questões não para eliminá-las, mas sim para tomarmos partido. Comportamo-nos como se a palavra não tivesse dito que não poderíamos fazer nada por partidarismo. “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um osoutros superiores a si mesmo.” (Fp 2:3 Rev. e Atual.).
Quando encontramos uma questão entre irmãos, a bíblia nos ensina a não tomarmos partidos, e sim confrontar os irmãos até que estes se entendam. A bíblia proibiu o partidarismo. Vivemos como se nunca tivéssemos lido que quando alguém toma partido, está se comportando como os mundanos. “Pois quando alguém diz: “Eu sou de Paulo”, e outro: “Eu sou de Apolo”, não estão sendo mundanos?”. Tenho visto, ao longo do crescimento ministerial, muitos partidários no meio da igreja. Tendo sido cada vez mais difícil ajuntar pessoas. Partidários pensam ajuntam, mas eles só ajuntam os seus iguais. Partidários lutam pelo ajuntamento, mas pelo ajuntamento daqueles que pensam iguais a eles mesmos, e ainda chamam isso de unidade. Os partidários têm um senso de justiça muito apurado, e lutam pela justiça dos outros, desde que essa luta não envolva o chamar o inimigo e dar-lhe a outra face e abençoá-lo. Esse tipo de coisa “boba” chamada cristianismo que todo partidário insiste em fingir que não conhece. Os partidários amam a unidade, desde que seja a unidade dos iguais. Mas unidade dos iguais não é unidade, é uniformidade, é empacotamento e não corpo de Cristo. Corpo de Cristo se caracteriza pela junção de membros que são diferentes entre si, mas que compreendem a necessidade de suas diferenças trabalhando juntas para o bom funcionamento do corpo. Os partidários espalham. 

Todo irmão ou irmão que se aproveitar de uma contenda entre irmãos para tomar partido, será sempre um ministro de espalhamento. Não há ministério que se sustente no propósito com gente assim. Esse pessoal sempre se esconde em seu senso de justiça apurado, na exterioridade de uma falsa espiritualidade, enganando os incautos que não percebem que os ajuntadores aceitam sofrer a injustiça, e não correr atrás da justiça nesta terra. Os ajuntadores aceitam perdoar sem que seja preciso uma conversa para esclarecer tudo, isto porque reconhecem que há coisas que jamais poderão ser plenamente esclarecidas porque a mentira é uma atitude possível na relação entre as pessoas. O ajuntador aconselha o perdão como primeira medida. O espalhador tem o perdão como última medida. 

O espalhador não sabe conversar sobre a graça, pois todo o espalhador é des-graçado. Um irmão percebe que não foi bem tratado por determinado ministério. O ajuntador “carrega” esse irmão ofendido até o seu ofensor edepois sai. Isto porque sabe que nenhum de nós está insento de praticar Mateus 18. Todo injustiçado precisa viver isso, e o ajuntador sabe o momento em que ofendido e ofensor precisam ficar a sós e aprender a ser cristãos. Já o espalhador gosta é do circo. Carnal como é, o gostoso é ver o circo pegar fogo. E se o ministério se esvaziar, será a prova de que ele estava certo. Movido pela loucura do diabo, cego, não vê que quando um ministério diminui ou acaba, ficamos todos errados e damos a razão para o diabo. Jamais haverá pessoas com razão diante do Senhor quando tudo estiver errado. Não há pessoas certas quando tudo está errado. 

 O ajuntador nunca quer ter razão. Ele prefere estar errado e se arrepender para que fique tudo certo, a ter razãoe ver tudo ficando errado ao seu redor. O ajuntador prefere pedir desculpas sem estar errado se isto significar ganhar alguém. Isto porque a arte de conquistar sempre exige humildade. E quem consegue conquistar sem sofrer injustiças? Quem consegue ajuntar sem receber pedradas? Quem consegue ajuntar sem choro? Aliás, somente os ajuntadores choram. Os espalhadores não sabem o que é chorar. Quem sabe o trabalho que é exigido para arrumar,dificilmente desarruma. Quem conhece as lágrimas necessárias para um ajuntamento, não conseguirá ser um espalhador.

Que o Senhor envie trabalhadores para a sua ceara, pois esta ainda está branca para a colheita, e será preciso muita gente para ajuntar o que muita, mas muita gente mesmo, tem espalhado.

Fonte.


Pastor Valença.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Deus vai fazer algo Grande!




DEUS VAI FAZER ALGO GRANDEEzequiel 37.1-10

Introdução
Esta passagem do livro de Ezequiel é a sua parte mais conhecida... ela nos revela o poder do Espírito Santo.
Aqui, aprendemos sobre como Deus levou o profeta Ezequiel a ver, numa visão espiritual, um grande exército que havia caído depois de uma guerra. Esse exército, com certeza, havia sido derrotado e durante muito tempo, muitos anos mesmo, os ossos dos soldados ficaram expostos e foram ressecando e se espalhando pelo terreno.

Naturalmente, a força dos ventos e à medida que o tempo passava, foram desordenando esses ossos, fazendo com que se misturassem e se espalhassem por toda a parte.

Então, Deus mostrou pra Ezequiel, provavelmente do alto de um monte, onde pudesse ver este cenário2um vale cheio de ossos secos. E desse lugar, Deus fez uma pergunta pra Ezequiel: “Homem mortal, será que esses ossos podem ter vida de novo?”  Deus estava perguntando: “Ezequiel, será que Eu posso fazer algo?  ...algo muito grande, mas muito grande mesmo, a esses ossos?”

E, irmão, esta é a mesma pergunta que, hoje, Deus está fazendo pra você, enquanto você fica vendo, fica olhando o que está acontecendo na sua vida, o que está acontecendo na sua família...
Deus pergunta pra você: “Será que Eu posso tocar o seu coração? ...será que Eu posso tocar a sua família? Será que Eu posso trazer de volta a ordem aonde só tem desordem? Trazer de volta a paz aonde há discórdia? Trazer ânimo aonde há depressão? Amor aonde há fracasso?”

Deus pergunta: “Será que Eu posso tocar numa pessoa que está muito enferma e fazer com que fique curada? Será que Eu posso restaurar o que o diabo destruiu? Será que Eu posso, com o meu poder, fazer algo grande, muito grande nestes dias?”

...pois, consideremos:3
DEUS É PODEROSO
Não tem desafio, não tem batalha, nem situação alguma que obrigue Deus a dizer: “Não posso”, porque para Deus tudo, tudo, tudo é possível!
Deus pode mudar a maldição em bênção, a desordem em ordem, a doença em saúde. Porque Deus é poderoso! Ele apenas diz uma palavra e aquilo que está desordenado, que está quebrado, que está seco, sem vida, Deus restaura.

Portanto, se você sente que os melhores anos da sua vida viraram passado... se você sente que o tempo levou embora suas forças, suas capacidades, o amor, a família, a paz... se você se sente só, abandonado, vendo pura desordem no terreno da sua vida, tenha fé no poderoso Deus porque hoje é o seu dia de mudança... hoje Deus tepergunta: “Será que Eu posso fazer algo grande, muito grande?” E quantos crêem em Deus aqui?

Então vamos considerar isto4: Imagine Deus perguntando pra uma pessoa que está de frente para um vale de ossos secos, de frente para uma situação humanamente impossível de resolver...
Ezequiel estava numa situação assim, de frente para um problema que não tinha nenhuma solução, a não ser por um milagre mesmo!

E justamente isso é o que enfrentamos muitas vezes. Há situações na família que ficamos vendo o inimigo trabalhar e destruir tudo, até quebrar nossas vidas... há situações que nos trazem desânimo e pensamentos de morte.5

Todavia, o poderoso Deus está presente e pergunta: “Será que Eu posso fazer algo grande em sua família? Será que Eu posso quebrar esse espírito de maldição? Será que Eu posso por um fim a isso que tem te entristecido?”

Amado, Deus tem o poder para mudar tudo... o que o diabo tem preparado de mal, Deus transformará para o bem! Aleluia!

...quero que entenda:6
O IMPOSSÍVEL, PARA DEUS, É SÓ UM DETALHE
A primeira coisa que vemos aqui é que Deus leva Ezequiel para um lugar aonde ele pudesse ver a sua impossibilidade, a sua incapacidade humana. Não é sem propósito que Deus o chama de “Filho do homem” ou de “homem mortal”... Deus mostra que Ezequiel não tem poder para enfrentar nem mudar a situação.
Porque, tem vezes, nós somos teimosos, achamos que podemos resolver  tudo, mas na verdade, as nossas forças e capacidades não são suficientes.

Quando reconhecemos isso, então temos chegado ao lugar onde Ezequiel chegou, e ali é onde o Senhor manifesta o Seu poder... porque quando você diz pra Deus que já não pode fazer mais nada, aí é que o Espírito Santo, o Espírito de Deus, começa a soprar com maior força.

Então, hoje Deus pergunta pra você: “Poderei fazer algo grande nestes dias?” Você que está olhando pro índice de uso de drogas na cidade... será que há esperança para os jovens? ...você que está olhando para a crise econômica no mundo, para a situação de violência no Rio de Janeiro? Será que Deus pode fazer algo?

Deus perguntou pra Ezequiel: “Poderei Eu fazer algo?7 ...poderão viver estes ossos?”
E olhando humanamente, talvez Ezequiel tivesse respondido: “Senhor, são ossos secos; eles estão assim há vários anos... e eles não estão só secos, também estão desordenados e espalhados. Todavia, Senhor Jeová, tu o sabes”.

Deus estava estimulando a fé de Ezequiel... Ah! Nunca duvidemos de que o nosso Deus é um Deus de maravilhas... porque.o impossível para Deus, é só um detalhe...

...por isso, creia:8
O MELHOR ESTÁ POR VIR
Lemos no v.1 que Ezequiel foi levado a um vale... vale na Bíblia significa lugar de luta, lugar difícil... o salmista falou em “vale da sombra da morte”.9
Esse vale pode ser o seu momento financeiro, pode ser o casamento, o ministério, a liderança... enfim, vale é onde se sofre os piores medos... é onde se sofre o sentimento de culpa, as perdas...

O vale é como a situação vivida pelo povo de Israel no passado, quando o primeiro templo que Salomão havia construído em Jerusalém, cheio de majestade, com a nuvem da glória de Deus sobre ele e dentro dele, mas que pela desobediência e dureza de coração do povo, tudo foi perdido... a tal ponto que veio o inimigo e destruiu o templo.

E por setenta anos viveram como escravos na Babilônia até que, durante o império persa, o rei Ciro, foi comovido e permitiu o retorno do povo a Jerusalém.

E eles, ao verem o templo queimado, as portas destruídas, todos ficaram abatidos de dor, de desânimo e tristeza.

Todavia, Deus disse: “Será que eu posso fazer algo nesta casa outra vez?” E eles começaram a chorar e a pensar no que tinham perdido enquanto que o Senhor falava sobre o que Ele ia fazer.

Deus estava dizendo: “Eu sou capaz de levantar algo ainda maior do que vocês tinham e perderam”. Mas a princípio, eles não creram no poder de Deus e por mais quinze anos ficaram a chorar e a se culpar por haverem perdido tudo.

Até que veio o profeta Ageu e disse pra eles10, que os próximos anos seriam os melhores que eles haviam tido até então.

Irmãos, isto é justamente o que devemos declarar para cada dia de nossa vida.
Os seus melhores anos, não são os que passaram, não são os de agora... hoje, Deus te diz: os teus melhores anos são os que estão por vir! Aleluia!

Irmão, o que está por vir à sua vida é maior do que você tem visto ou pensado. “A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos”(Ag 3.9). Pois, prepare-se, porque o Espírito de Deus vai soprar vida e vai liberar abundância!

...sabe então o que Ezequiel fez?11
EZEQUIEL CONFIOU EM DEUS APESAR DO QUE VIA
Deus perguntou: “Viverão esses ossos?”
O que você teria respondido? Penso que todos diríamos: “Não, não, nãooo!!” Mas Deus perguntou: “Viverão esses ossos? Será que Eu posso fazer algo grande, muito grande?

Pois o profeta disse a Deus, v.3: “Senhor, Tu o sabes”, dando a entender que, se é Deus quem faz, então é possível. E no momento em que Ezequiel mostrou confiança, Deus disse pra ele profetizar sobre os ossos.

Profetizar é anunciar as coisas que ainda vão acontecer... Profetizar é declarar as promessas de Deus, é proclamar o que Deus disse que vai fazer.
Agora, isso é contra a nossa condição humana... não somos muito de declarar as coisas espirituais porque agimos pelo que vemos. É por isso que a Bíblia diz que o homem natural não conhece as coisas de Deus e crê que são loucura. O homem natural, que ainda não nasceu de novo espiritualmente, só crê no que a sua mente entende.

Por isso que um jornal sensacionalista do Rio de Janeiro12, publicou nesta semana, como manchete de primeira página, foto de um pastor da Assembléia de Deus, que desistiu do vôo 447 da Air France, no domingo passado, porque uma irmã recebeu revelação de Deus: “Não deixe o varão viajar...”. Foi uma impressão espiritual que ela teve e entregou prá ele.

Pro jornal foi uma loucura, coisa descabida... Ah! Mas nós, cristãos, vivemos na dimensão do espírito! Apesar do que os olhos naturais vêem, nós podemos crer. Aleluia!

...o profeta fez isso:13
EZEQUIEL DECLAROU VITÓRIA SOBRE A DERROTA
Deus quer que você faça assim... que em lugar de declarar derrota em sua vida, você declare vitória... ainda que seja nas piores situações, onde existe somente ossos secos e desordem... porque, saiba disso: mesmo nas piores condições, há poder na Palavra de Deus!
O que você diz é o que você vai receber. Se você diz que é um fracasso, todos os fracassos vão escutar e grudarão em você, porque você está chamando aquilo que declara.

Então, declarações de derrota provocam os piores tipos de derrotas. Mas tudo será diferente se você profetizar a Palavra de Deus com confiança.
E, irmão, é tempo de você declarar todos os dias que Deus está contigo! Que Deus vai derramar benção sobre a cidade, assim como sobre a sua família!

Quando você anuncia a poderosa Palavra de Deus, as situações adversas recebem o impacto dessa Palavra!
Deus disse pra Ezequiel: “Não importa o que você está vendo, importa que Eu estou contigo e Eu vou soprar sobre estes ossos e eles vão se levantar”.

Irmão, creia no poder de Deus: o que não existe, vai existir, o que era impossível, vai ser possível... porque quando você profetiza, Deus Se move.

Ezequiel, obedecendo ao que Deus mandou, profetizou aos ossos... ele disse, v.4-614“Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Jeová a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós, e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor”.

Claro que não era fácil para o profeta falar aos ossos... já imaginou? Não fazia o menor sentido. Vai que alguém o visse... que algum vizinho espiasse pela janela... iria dizer: “Que loucura! Pobrezinho do Zequiel, tenho que orar por ele!”

...mas sabe o que Ezequiel fez?16
EZEQUIEL MOTIVOU O SOPRO DO ESPÍRITO DE DEUS
Muitas vezes o crente sente que o seu próprio coração está seco e vazio.
Isso acontece por vários fatores: Pode ser que já não ora como antes, que não está lendo a Bíblia, que já não busca a presença de Deus... então percebe que está desesperadamente necessitado de um sopro do Espírito Santo.

Irmão, se isto está acontecendo com você, se seu coração está como esse vale de ossos secos, profetize o sopro de Deus, profetize a sua bênção! ...e profetizar, já sabe, significa abrir a boca e declarar a Palavra de Deus.

...agora, pra terminar, veja isso:17
O SOPRO DE DEUS PRODUZ ORDEM
A primeira coisa que o sopro do Espírito de Deus produziu foi justamente isso, a ordem... que a ordem voltasse.
Irmão, quando o Espírito Santo sopra, Ele traz ordem à sua casa, ordem ao seu coração, ordem às suas prioridades... o sopro do Espírito de Deus põe ordem à sua vida espiritual... na verdade, Deus ordena tudo o que o diabo tem desordenado.

Deus vai colocar a sua vida em ordem, amém? Em um mundo de tanta atividade, nós precisamos de ordem. E é maravilhoso, enquanto se profetiza, enquanto se proclama a Palavra de Deus, o Espírito Santo produz ordem. Deus soprou e está escrito, v.7: “Enquanto eu falava, ouvi um barulho. Eram os ossos se ajuntando uns com os outros, cada um no seu próprio lugar”.

Ezequiel profetizou e enquanto profetizava o Espírito de Deus se movia... ele diz que houve um barulho, era o barulho do que estava vindo, era o barulho dos momentos gloriosos.
Veja o que está escrito, v.8-10: “Enquanto eu olhava, os ossos se cobriram de tendões e músculos e depois de pele. Porém não havia respiração nos corpos. Então o Senhor me disse: – Homem mortal, profetize para o vento. Diga que o Senhor Deus está mandando que ele venha de todas as direções para soprar sobre esses corpos mortos a fim de que vivam de novo. Então profetizei conforme a ordem que eu havia recebido. A respiração entrou nos corpos, e eles viveram de novo e ficaram de pé. Havia tanta gente, que dava para formar um enorme exército”.

Então, desta maneira maravilhosa, vemos que antes eram só ossos, ossos secos, mas que foram transformados em homens, em gente numerosa... contudo, ainda estavam mortos, mas Deus disse pra Ezequiel profetizar novamente, porque agora viria o sopro de vida!

No mundo nós experimentamos depressão, ficamos abatidos... o que precisamos é vida, é poder de Deus!
Ah! Quantos precisam ser levantados? ...quantos querem o sopro da vida de Deus?