Estudos Bíblicos.




É olhando para Deus que o cristão vence todas as batalhas


“Os meus olhos se elevam continuamente ao Senhor” (Sl 25:15)

Observando o girassol. São bonitos, não são?

Por curiosidade, resolvi pesquisar a respeito deles e fiquei sabendo: - É uma planta originária, provavelmente, da América do Norte ou do Peru. Possui corpo avantajado, chegando, algumas de suas múltiplas variedades, aos 5 metros de altura. As flores estão sempre com sua face voltada para o sol, recebendo dele luz e calor.

Devem estar perguntando: - “O que é que temos a ver com isso?” Cheguei à conclusão de que temos muito a aprender com os girassóis. Como cristãos temos que ser como eles, a saber, estarmos sempre com nossa face voltada para Deus, que é o Sol que nos ilumina, para recebermos a seiva da vida.

É olhando para Deus que o cristão vence todas as batalhas; é olhando para Deus que o cristão recebe o alimento necessário para viver uma vida plena do conhecimento da verdade; é olhando para Deus que o cristão vai crescendo na esfera espiritual até alcançar a estatura do varão perfeito; é olhando para Deus que o cristão recebe a seiva fortalecedora da fé; é olhando para Deus que o cristão vive.

Apesar de todas estas coisas cometemos a temeridade de desviar os nossos olhos de Deus buscando as coisas do mundo e o resultado é um só: fracasso! Acabamos cometendo os mesmos erros que muitos servos de Deus, cheios do Seu poder e proteção, cometeram quando desviaram seus olhos de Deus e acabaram caindo vencidos. Vejamos alguns exemplos:

Podemos citar Pedro que caminhava sobre as ondas do mar, olhando para Jesus. Em dado momento, porém tirou os olhos do Senhor, teve medo e começou a afundar nas águas agitadas. Clamou por socorro, e Jesus ouviu seu clamor e o repreendeu.

Davi é outro exemplo. Passeando um dia pelo terraço da casa real, desviou os seus olhos de Deus e os fixou em uma linda mulher que estava tomando banho. Desejou-a, mandou buscá-la e cometeu adultério com ela. Não bastasse esse pecado, cometeu outro ainda pior. Sabendo que a mulher ficara grávida e querendo encobrir o seu erro, mandou ordem ao comandante de seu exército para que pusesse o marido dela na frente da maior força de peleja para que fosse ferido e ali morresse.

Jonas é mais um exemplo. Ele recebera ordem de Deus para que fosse à cidade de Nínive e clamasse contra ela pois a sua malícia subira até Ele. Jonas tirou os olhos de Deus, desobedeceu às Suas ordens e decidiu fugir para Társis, mas o Senhor o castigou e Jonas foi lançado ao mar e engolido por um grande peixe. E esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe onde se lamentou arrependido.

Nabucodonosor, rei pagão, vaidoso ao extremo, ao olhar para as grandes obras que realizara, exaltou-se grandemente, dizendo: “Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei com a força do meu poder, e para glória da minha majestade?” Deus o castigou, tirando-lhe a razão e ele passou a viver como um animal, comendo as ervas do campo, até que levantou os olhos ao céu e tornou a vir o seu entendimento e bendisse o Altíssimo.

O povo de Israel, escolhido de Deus, muitas vezes tirou os olhos dele, e, um dia, o Senhor levantou o profeta Amós para mostrar-lhe o erro que cometia e reconduzi-lo a Deus. Israel rejeitou suas advertências. Não O buscou (“buscai-me e vivei, diz o Senhor”) e o que aconteceu foi que naqueles dias os soldados assírios chegavam à sua porta.

Todos esses homens conheceram o fracasso, ao tirar os olhos de Deus. Muitos cristãos precisam chegar ao fundo do poço, ser humilhados e padecer para voltarem a Deus.

Não sejamos como Pedro que teve medo e vacilou, mesmo sabendo que tinha diante de si o criador dos céus, do mar e da terra e que tudo lhe obedecia; adúlteros e traidores como Davi, que possuiu a mulher de seu amigo e ordenou a sua morte para encobrir o seu erro; desobedientes como Jonas, que conhecia as leis do Senhor e sabia que a desobediência fora o primeiro pecado a entrar no mundo; vaidosos e orgulhosos como Nabucodonosor que exaltava a si mesmo e vangloriava das obras de suas mãos; infiéis como o povo de Israel que sempre fora protegido por Deus mas não guardou os seus mandamentos e o abandonou.

Sejamos como o girassol que tem sua face voltada para o sol. Nossos olhos devem estar sempre voltados para Deus se quisermos sair vencedores de todas as batalhas.

“Pois em ti, SENHOR Deus, estão fitos os meus olhos” (Sl 141:8)



Deus te escolheu para ser vaso, e de grande qualidade! Mas saiba de uma coisa: quando vai ser construído, o vaso passa por algumas fases:


1.Fase de escolha: É assim… Deus escolhe o barro. Mas saiba, dentre duzentos tipos de barros conhecidos, somente oito servem para fazer um vaso! Sabe o que isso significa? Significa que você foi escolhida por Deus, porque você é um barro bom!
2.Fase de curtimento: É aquela época em que parece que Deus fala com todo mundo menos com você. É uma das fases mais importantes, pois o vaso tem que ficar no curtimento. Essa fase depende do tamanho do vaso que Deus quer fazer com você!
3. Fase de pisamento: É quando o barro é tirado do curtimento, talvez depois de muito tempo, e colocado num local para ser pisado, para que todo o ar seja retirado. Deus permite que você seja humilhada, pisada, para poder tirar todo orgulho e vaidade. Sabe como é? Parece que todos falam mal de você, ninguém te entende, julgam suas atitudes. Isso acontece quando Deus tem pressa de fazer o vaso; então Ele chama muito mais pessoas para te pisarem. Nem a pessoa sabe porque está pisando. Faz parte da obra de Deus naquele vaso.
4. Fase de fortalecimento: Agora o vaso precisa ser misturado com a palha fina, pedra triturada e o resto de cerâmica. Um vaso sem esses implementos é fraco e quebra fácil. Deus não quer vaso fraco, quer vaso forte. Sem o Espírito Santo, humildade, disposição, fé e confiança, o vaso é fraco. Ele quer vaso de uso diário, não de porcelana que é usado de vez em quando.
5. Fase de moldagem: Chegou a hora do barro virar vaso. Agora, depois de todo esse processo, o oleiro leva o barro para ser moldado e virar vaso. Depois de Deus ter nos escolhido, nos ter deixado criando liga, nos ter tirado o orgulho, depois de ter-nos deixado definitivamente prontos… Ele nos enche com o seu Espírito e nos usa em Suas mãos.
É, amiga, é muito duro esse processo de virar vaso. Mas imagine se você fosse do outro tipo de barro que não serve; não teria praticamente nenhuma utilidade, ou seja, não serviria para nada, a não ser para ser barro mesmo.
Depois de tudo isso, a decisão é sua… você quer ser barro ou vaso?
Se é barro, você pode continuar vivendo a seu próprio modo;
Se é vaso, tem que estar disposta a pagar o preço.
Mas vale a pena!!!

SINAIS CARACTERÍSTICOS DE UM CRENTE FRACO.


- Desinteresse na Bíblia (em ler, em meditar, em decorar, e, em se esforçar para praticar a palavra de Deus) II Tm,3:16,17


16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. (2 Timóteo 3:16-17)


- Falta de interesse na oração (seja em casa, que se chama “oração particular”, seja em público ou grupo. I Tm 2:1-3


1 ¶ Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; 2 Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; 3 Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, (1 Timóteo 2:1-3)


- Falta de comunhão com os irmãos espirituais da igreja, porque com os carnais ele ainda tem um contato por algum tempo para falar mal de tudo, criticar e destruir e levar alguns com ele 1Co 2:17-18. [referência errada, referência inexistente]


17 Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. 18 ¶ Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio. (1 Coríntios 2:17-18)

[42 ¶ E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. 43 E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. 44 E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. 45 E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.(Atos 2:42-45)

7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. (1 João 1:7)
]

- Não se interessa no serviço do Senhor (sabe fazer, já fez, mas não se interessa em fazer mais, não se esforça em entregar o dizimo e não dá boas ofertas) I Cor 15:58.


Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. (1 Coríntios 15:58)


- Abandono da igreja ou congregação (sai de alguma atividade que fazia como por exemplo classe da escola dominical, grupo vocal, cultos, começa a faltar muito, começa a sentar nos últimos bancos ou muito fechado ou com borrachices ou seja gracejando, zombando) Heb 13:15-16.


15 Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. 16 E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada. (Hebreus 13:15-16)

[Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. (Hebreus 10:25)
]


- Não tem preocupação com os outros (é egoísta), interesseiro, critico, destrutivo, tem prazer em espalhar, separar os irmãos fiéis) Luc 11:23.


Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha. (Lucas 11:23)

[Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. (Filipenses 2:4)

Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. (Gálatas 6:2)]


- Não tem consideração pelos seus guias, pastores (sai falando mal deles por ai afora) Heb 13:7 e 17.


Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. 17 Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. (Hebreus 13:17)



- Falta de sensibilidade espiritual (coloca-se acima do Senhor Jesus Cristo, fazendo o que quer e não obedecendo à doutrina bíblica) Efé 5:20-22.


20 Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; 21 ¶ Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. 22 Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; (Efésios 5:20-22)



- Não vigia, antes de se entregar à fraqueza (diz "a carne é fraca", pára nos caminhos dos pecadores, anda por ele, se assenta na roda dos escarnecedores). Sal 1:1, 1Pe 5:8-9.


Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. (Salmos 1:1)

8 ¶ Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 9 Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. (1 Pedro 5:8-9)



- Não dá prioridade às coisas de Deus (troca as virtudes espirituais por qualquer coisa de menos valor, como diversão fora de tempo, por exemplo) Mat 6:33


Mas, buscai PRIME IRO o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mateus 6:33)



- Considera as bênçãos como garantidas, depois esquece de Deus, que é quem dá a benção (diz: sou feliz, tenho tudo que peço a Deus;mas logo se esquece de agradecer e de obedecer ao Senhor. Vive do jeito que bem entende. Desviado) Deut 6:12-13.


12 Guarda-te, que não te esqueças do SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão. 13 O SENHOR teu Deus temerás e a ele servirás, e pelo seu nome jurarás. (Deuteronômio 6:12-13)



- Deixa-se levar pela adversidade (egoísmo, auto-piedade, amargura, ira, rancor, etc., tomam conta de seu coração, então começa a dizer sou discriminado, ninguém se importa comigo, eu não tenho oportunidade, fui passado para trás. É só vitima, um coitadinho. Ou então passa a tomar as dores de outro desviado). Efé 6:7-10.


7 Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. 8 Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre. 9 E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas. 10 ¶ No demais, irmãos meus,fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. (Efésios 6:7-10)





Passos para Sair da Fraqueza Espiritual

- Volte ao seu primeiro amor com Cristo. Apo 2:5


Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. (Apocalipse 2:5)


- Arrependa-se dos seus pecados, reconhecendo, confessando e abandonando 1Jo 1:9


Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. (1 João 1:9)


- Renove sua vida , fé amor e obediência para com Jesus Joã 14:21


Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. (João 14:21)


- Tenha uma vida abundante Joã 10:10


O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. (João 10:10)


- Seja firme e inabalável e sempre abundante 1Co 15:58


Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. (1 Coríntios 15:58)


- Complete sua carreira cristã 2Tim 4:7 Heb 12:1,2


Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. (2 Timóteo 4:7)

1 ¶ Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, 2 Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. (Hebreus 12:1-2)


- Queira receber o galardão completo 2Jo 1:8


Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão. (2 João 1:8)


Concluindo, gostaria de frisar que o caminho de volta para uma vida espiritual forte e sadia é inverter dos passos do desvio mencionado acima. Nada mais pratico, claro e especifico.

Lembre-se que de Deus nós temos é ordem e não pedido. Só obedecendo as ordens do Senhor é que podemos ser vitoriosos na nossa vida espiritual.”De Deus não se zomba, pois aquilo que o homem semear isso também ceifará.Gál 6:7


Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. (Gálatas 6:7)



Babel ou Igreja?  
O quê estamos edificando e para quem?


Os cristãos, de modo geral, estão envolvidos com a obra de Deus. Alguns, mais especificamente, trabalham dentro da igreja, em diversos ministérios, grupos e projetos. Qual será a visão de Deus a respeito de todo esse trabalho? A bíblia nos mostra que nossas obras podem ser abençoadas ou destruídas por Deus (Salmo 90.17; Ec.5.6).
Em Gênesis 11, encontramos o exemplo de uma grande obra: a Torre de Babel. Aquele texto nos fala acerca de um grupo bem organizado, com liderança definida (Gn.10.8-10), com unidade, propósito, planejamento, conhecimento técnico, recursos materiais e iniciativa para o trabalho. Tais características podem até servir como modelo para nós. Contudo, a grande obra não produziu o resultado almejado. Aparentemente, tudo estava muito bem, até que Deus resolveu interromper o trabalho. Por quê ocorreu tamanho fracasso?
O problema era a motivação daquele grupo. Eles disseram: “Edifiquemos para nós uma cidade... e tornemos célebre o nosso nome” (Gn.11.4). Aquela obra não era de Deus, mas do homem, embora “Babel” signifique “porta de Deus” (o mesmo que “Babilônia”). Precisamos examinar as nossas obras. Algumas podem ter o nome de Deus em seus rótulos, em suas placas, quando, de fato, são meros empreendimentos humanos para a glória do próprio homem.
O que queremos engrandecer com as nossas obras? A nós mesmos? O nosso nome? A nossa denominação evangélica? O nosso alvo deve ser a glorificação do Senhor Jesus Cristo. Caso contrário, estaremos realizando a nossa obra e não a obra de Deus.
Gostaríamos de traçar um paralelo entre o episódio de Babel e o dia de Pentecostes, narrado em Atos 2. Em ambos os casos, está em evidência a variedade de línguas. No primeiro, as pessoas não se entendiam. No último, a mensagem de Deus foi compreendida por todos. Em Atos 2, também se registra o início de uma grande obra: a edificação da igreja. Esta, ao contrário de Babel, foi planejada pelo Senhor Jesus (Mt.16.16), ungida e dirigida pelo Espírito Santo. Seu objetivo é a glória de Deus. Por isso, conta com a bênção do Pai.
Entretanto, toda obra deve ser acompanhada em todas as suas etapas e em todos os setores de trabalho. Cada um de nós, deve verificar se está trabalhando sob a direção do Espírito Santo. Estamos edificando a igreja ou Babel? Precisamos avaliar nossa própria obra, antes que Deus venha examiná-la.
Paulo manifestou sua preocupação quando escreveu aos Coríntios. A obra realizada naquela igreja estava precisando de alguns ajustes para que retomasse o rumo do projeto divino. O apóstolo disse que, sobre o alicerce, que é Cristo, muitos estavam edificando. Alguns construíam com ouro, prata e pedras preciosas. Outros utilizavam madeira, feno e palha (I Cor.3.9-17). Todo material seria testado pelo fogo.
Como podemos medir a eficácia do nosso trabalho ou verificar se está correto? A continuidade da obra é um bom sinal, mas não é suficiente. Nossa satisfação pessoal com o que temos feito também é positiva, mas não serve como instrumento de avaliação. Na bíblia está o projeto determinado por Deus, a planta da construção. Nela encontramos todos os parâmetros para o serviço ao Senhor. Devemos sempre examinar o nosso trabalho sob a luz da Palavra.
Precisamos sempre fazer o melhor, acompanhando os parâmetros bíblicos, para a glória de Deus e ungidos pelo Espírito Santo. Dessa forma, nosso trabalho dará resultados, e o principal é a salvação das almas (I Pd.1.9). O resto, mesmo que seja importante, é secundário. Que o nosso propósito não seja o dinheiro, mesmo sabendo de sua necessidade e importância. Que o nosso propósito não seja a fama, ainda que sejamos reconhecidos e honrados.
No dia do juízo, nossas realizações serão provadas pelo fogo dos olhos de Deus. Aquele cuja obra permanecer, será recompensado pelo Senhor (I Cor.3.9-17). É importante observarmos que não haverá galardão para a igreja, mas para cada pessoa individualmente. Portanto, a responsabilidade também é individual. Ainda que, como grupo, sejamos bem sucedidos, é necessário que cada um verifique qual tem sido a sua contribuição para a causa do Senhor.
Verdade é que não seremos salvos mediante as obras, senão pela fé. Contudo, a verdadeira fé é conhecida através das obras. E, se ainda estamos neste mundo, é para que trabalhemos. Nossa vida precisa ser dedicada àquele que, em nosso favor, entregou sua própria vida: Jesus Cristo.

Se nós estamos edificando uma igreja, amém, vamos em frente, Deus é conosco e as portas do inferno não prevalecerão contra nós.
Do contrário, devemos pedir a misericórdia de Deus, e recomeçar a obra.
Pois nada do que fazemos, mesmo pra Deus, se não for unicamente para Glória dele, não prospera, pois ele não dá sua glória à ninguém para que não seja idolatrado! Porém, estando ele na direção de nossas obras, ele com certeza nos honrará.(Isaías 42:8)

Carla Araújo.


A ARMADURA DE DEUS - EFÉSIOS 6



O QUE É ARMADURA?


Vocês sabem o que é uma armadura?
Armadura é um tipo de roupa especial usada como proteção.
Onde aprender sobre a armadura de Deus?
No livro de Efésios, capítulo 6, aprendemos a compreender a proteção 
que Deus nos oferece em nossa luta contra o diabo.
Porque precisamos de uma armadura?
Porque o diabo é inimigo de Deus e como somos filhos de Deus, 
ele é nosso inimigo também.
A única maneira de derrotá-lo é lutando á maneira de Deus.
Somos soldados do exército de Deus.
O que fazer com a armadura?
Efésios 6:11, Deus nos faz uma promessa:
Ele diz que se colocarmos a Sua armadura, a proteção especial 
que Ele nos deu iremos resistir ao dia mal.
Quando o diabo nos atacar com tentações, não iremos ceder e pecar.
 Seremos capazes de ficar firmes e não cair diante do inimigo.
Como é a armadura de Deus?
A armadura de Deus é espiritual. Não podemos ver, mas podemos
 colocarmos em prática na nossa vida diária com Deus.
A armadura de Deus é da seguinte forma:

O CINTO DA VERDADE

"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." João 8:32
Então como vamos usar essa arma?
O texto de Efésios 6:14a diz:
"Estai, pois, firmes, tendo cingido os vossos lombos com a verdade."
Cingir quer dizer rodear, cercar, envolver em torno. Isso quer dizer que 
devemos estar rodeados pela verdade, envolvidos na verdade, cercados
pela verdade. E a verdade é Jesus (João 14:6) e só através d'Ele vamos a Deus.
A mentira não pode fazer parte da nossa vida, pois se permitirmos 
que as “brincadeirinhas”, as “mentirinhas” mesmo que parecem tão 
pequenas ou insignificantes, tipo: Primeiro de abril!, ou aquelas que 
costumamos chamar de mentirinha branca: Diz que não estou! E coisas
desse tipo, tornamo-nos tão mentirosos como o próprio diabo.
Se fizermos o que ele faz, como lutaremos contra ele? Ou por quê?



A COURAÇA DA JUSTIÇA

"Somente a justiça seguirás, para que vivas e possuas como
 herança a terra que o Senhor Deus te dá." Deuteronômio 16:20.
A outra arma que o Senhor preparou para nós é a couraça da justiça.
Você sabe o que é uma couraça?
O dicionário diz que é uma armadura para revestir o peito, 
um revestimento forte que serve como proteção, é uma blindagem.
Lembra da tartaruga, com aquela carapaça? Aquilo é a sua couraça.
Quando ela se vê em perigo, recolhe a cabeça e as perninhas
 para dentro da sua armadura e assim fica segura. Ou até, podemos
assemelhar a couraça ao que muitas pessoas estão mandando
fazer em seus carros: blindar. Isto é, uma proteção especial nos
vidros e em todo o carro para torná-lo resistente a balas ou a 
outros ataques que possam ocorrer.
Entendeu o que é uma couraça?
E agora, o que é justiça?
É algo que está em conformidade com o direito; é a virtude de dar
a cada um aquilo que lhe pertence de direito; é agir dentro da legalidade, 
da forma correta diante da lei.
Muito bem! Vamos agora compreender o que é estar vestido 
com a couraça da justiça.
Se justiça é tudo o que é correto, justo, certo, e couraça é um revestimento
que serve para a nossa proteção, o Senhor nos ensina que, se agirmos, em tudo, 
de maneira correta, de forma justa, sem agredir ou prejudicar ninguém, 
obedecendo aos mandamentos do Senhor, estaremos protegidos do inimigo, 
pois ele não terá argumentos contra nós, isto é, ele não terá nada de 
que possa nos acusar, entendeu?
Andar em justiça diante de Deus é não viver em idolatria
(Lembre-se que o primeiro lugar das nossas vidas deve ser sempre do Senhor);
 é saber respeitar os direitos dos outros, sem fazer acepção 
de pessoas; é dar a cada um o que lhe é de direito: comprou,
pague; emprestou, devolva; errou, peça perdão; é respeitar as autoridades.
Em resumo, é obedecer aos princípios da Palavra de Deus.




A PREPARAÇÃO DO EVANGELHO DA PAZ

"Justificados mediante a fé, temos paz com Deus através de Jesus." Romanos 5:1.
“… e calçados os pés nas sandálias do Evangelho da paz.” Efésios 6:15.
Todo guerreiro, ao entrar em uma guerra, deve estar sempre preparado 
para enfrentar e resistir aos ataques do inimigo e, também, contra-atacar.
Não é assim que vemos nos filmes, nos desenhos e até mesmo nos jogos 
de vídeo-game?
Um soldado despreparado, sem armas e sem uma estratégia de guerra é um
sério candidato à morte, não é mesmo?
Nós vivemos em uma luta constante contra um inimigo que não nos dá descanso.
Em todo tempo ele está preparando armadilhas, laços, para nos apanhar de surpresa. 
Mas o nosso General, o Senhor dos Exércitos, deu-nos um manual de estratégias que
se chama Bíblia, onde vamos aprender a usar a armadura que Ele nos deu, 
conhecendo cada parte dela e a forma correta de lutar.

O ESCUDO DA FÉ

"Sem fé, é impossível agradar a Deus" Hebreus 11:6.
“ e tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar 
todos os dardos inflamados do maligno” Efésios 6:16.
Nosso escudo não é um escudo qualquer, feito de aço, ferro ou 
qualquer um outro elemento físico.
A matéria-prima do nosso escudo chama-se FÉ.
Garanto que você já viu muitos tipos de escudos nos desenhos,
 filmes, revistas em quadrinhos, mas nenhum deles é feito de fé.
E o que é fé?
Segundo o dicionário, é convicção, crédito na existência de um fato.
A Bíblia nos dá um outro conceito sobre fé.
Em Hebreus 11:1 a Bíblia diz que: "A Fé é a certeza das coisas que 
se esperam, a convicção dos fatos que não se vêem."
Vamos compreender, então, qual á a base do nosso escudo.
É crer, é ter certeza e convicção firmes em Deus e nas Suas promessas,
 mesmo que nossos olhos físicos ainda não estejam vendo. Mas, como
 vamos utilizar, na prática, uma arma que não vemos?
Como vamos nos defender do inimigo se a nossa defesa é invisível?
Um dia os discípulos de Jesus lhe pediram:
- Aumenta a nossa fé (Lucas 17:6).
É realmente difícil lutar com algo que não podemos ver ou tocar, mas 
esse é o desafio: crer mesmo sem ver.
Lembre-se que: "a nossa luta não é contra carne ou sangue,
 mas contra principados e potestades, contra as forças espirituais 
da maldade e elas atuam nas regiões celestes" (Efésios 6:13).
Então, nossas armas também devem ser espirituais. Eis o segredo:
Se tivermos fé, creremos que Deus existe, que a Sua Palavra é verdadeira
e se cumpre em nossas vidas. Então, Ele nos presenteará com Seu amor, 
misericórdia, cuidado, segurança, e tomará as nossas causas, guerreando
por nós e em tudo seremos muito mais que vencedores. Por quê?
"Porque tudo é possível ao que crê" (Marcos 9:23).


O CAPACETE DA SALVAÇÃO

"Nenhuma condenação há, para os que estão em Cristo Jesus" Romanos 8:1.
"Tomai também o capacete da salvação ..." Efésios 6:17.
Para que serve o capacete?
Ele tem a função específica de proteger a cabeça, e é equipamento de segurança
obrigatório para quem anda de motocicleta, de bicicleta, brinca de skate ou patins,
pratica algum esporte de risco, trabalha em construções etc.
Ele protege a caixa craniana de traumatismos.
Na nossa guerra espiritual, também precisamos de um capacete que 
guarde a nossa mente, pois este é o nosso maior campo de batalha. 
Satanás sabe disso e investe constantemente criando formas atraentes e 
criativas para encher a cabeça de idéias e pensamentos contrários à 
Palavra de Deus, procurando tirar-nos dos Seus princípios.
Você viu que toda a nossa armadura tem como base a verdade que
está em Jesus e nos ensinamentos da Palavra de Deus; a justiça, que
consiste em vivermos de forma íntegra, conforme os princípios bíblicos; 
a fé, pois se não cremos naquilo que estamos fazendo, de nada nos adianta 
e a fé que é a única forma de nos aproximarmos de Deus e agradá-lO, pois
não posso me achegar a alguém que eu nem sequer acredito que existe; e no
Evangelho da paz, os ensinamentos de Jesus, para que possamos viver o Seu
Reino aqui na Terra e levarmos esse Reino a todo lugar aonde formos, 
libertando vidas do inferno.
Nenhuma das nossas armas é física, mas todas são espirituais, pois a nossa 
luta não é contra as pessoas, mas contra o nosso inimigo satanás.
O capacete da Salvação nos foi dado por Deus para guardarmos a nossa
mente de todo e qualquer ensino contrário à Palavra de Deus.
É isso mesmo! Guardar a nossa mente, cobri-la com a verdade, a justiça, a fé,
para que os ensinamentos que Lúcifer joga todos os dias na nossa mente
 não possam penetrar e nos enganar.


A ESPADA DO ESPÍRITO

"Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti" Salmos 119:11.
" ... e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus" Ef 6:17.
A Palavra de Deus é a arma mais poderosa do Universo: a espada do Espírito.
É isso mesmo! Não se espante.
Em primeiro lugar, precisamos conhecê-la.
Um soldado, antes de aprender a atirar, deve primeiro conhecer a arma
que vai usar.
Para isso, o instrutor o ensina a montar e desmontar, a conhecer cada peça,
como funciona, para que está ali e o que pode acontecer se ela falhar.
Há muitas pessoas andando com Bíblia embaixo do braço, dentro do carro,
 guardando na estante, carregando na bolsa ou deixando aberta em cima da
 mesa (geralmente o Salmo 91), como se fosse um amuleto da sorte. 
Mas nem sequer abrem a Bíblia para lerem de vez em quando.
Para conhecer a Palavra, é preciso ler, estudar, meditar diariamente.
O Salmo 1 diz que o homem que medita nessa Palavra dia e noite é bem-aventurado.
Depois é preciso aprender a usá-la.
É isso mesmo!
Lembra quando Jesus estava no deserto e foi tentado por satanás?
Em Mateus 4:1-11 encontramos Jesus no deserto, em jejum de 40 dias, 
quando satanás aparece para tentá-lo. Três vezes satanás usou contra 
Jesus as suas armas e três vezes Jesus o venceu com o poder da palavra: Está escrito.
O que Deus escreveu ninguém pode mudar e o inimigo sabe disso. 
Ele sabe que quando a espada do Espírito é liberada pela nossa boca 
ele não tem mais chance para nos vencer.
E você? Sabe disso? Sabe que a sua boca é a maior arma contra o inferno 
quando se abre para declarar a Palavra? Pois se você não sabe, o diabo sabe, 
por isso procura sempre meios de fazer com que você não leia a Bíblia,
ache chato, sem graça. E às vezes, até os pais colaboram quando fazem 
da leitura da Palavra um castigo: Você está muito desobediente! 
Não vai ver televisão. Já para o quarto, de castigo, ler a Bíblia.
Que desperdício! Quanta munição jogada fora!
Assim como um dia o Senhor colocou na boca de Jeremias as 
Suas palavras (Jr 1:4-10), assim também as colocará na sua, 
para que você, como um gadita, guerreiro do Senhor, 
possa usá-la adequadamente desfazendo as obras do inferno.
E então, guerreiro? Vamos treinar?
Vista a sua armadura, tomando o cinto da verdade, 
a couraça da justiça, as sandálias de Evangelho da paz, 
o escudo da fé, o capacete da salvação, e tome agora a sua espada
 para lutar contra inferno.






Não estamos livres das decepções.


“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” - Mateus 16:18.


Segue abaixo alguns questionamentos que infelizmente tem se intensificado em nosso meio.
Pretendemos com a ajuda do Espírito Santo e a Palavra do Senhor trazer “um pouco” de luz sobre o mesmo.
Em tempo, quando escrever “Igreja com “ i ‘’ maiúsculo trata-se da Santa Igreja de Jesus, a Noiva que está sendo preparada e adornada para o encontro com o Noivo nos ares. Maranata ! Ora vem Senhor Jesus. Enquanto que a “igreja” trata-se apenas da instituição.
Que Deus nos ajude !

Questionamentos:
O que fazer quando, devido a decepções dentro da igreja que deveria nos abrigar e nos pastorear, mesmo estando no mundo, não conseguimos mais confiar nela como instituição e continuarmos nela?
O que fazer para reverter esse quadro de descrença que toma conta da gente a ponto de desconfiarmos de todo aquele que enche a boca para falar de Jesus, quando vemos que as suas práticas não condizem como que pregam?
Como estar em comunhão como o "corpo" de Cristo, nessas circunstâncias? Realmente isto é necessário? Não podemos adorar a Deus e a Cristo sem estarmos ligado a uma igreja?

Vamos nos ater primeiramente ao que está dizendo o texto base e atentar para algo que o próprio Jesus está afirmando: “...as portas do inferno não prevalecem contra a Minha Igreja”. Trata-se aqui de uma rara citação da palavra “ekkésia” nos evangelhos e devemos observar que as “portas do inferno” não prevalecerão contra a Igreja.
Talvez alguém diga: “Mas nós somos igreja do Senhor” ! Correto, então analisemos Efésios 5:23, onde se evidencia claramente ser Cristo é o Cabeça do “corpo” e Salvador desse mesmo “corpo” ou seja a Igreja. Ele não menciona indivíduos desconexos do Corpo, mas “cabeça do corpo”.
Ainda atentamos para o que o apóstolo Paulo está afirmando em sua ministrações falando de vidas como membros do Corpo (corpo de Cristo). Por favor leiam todos os versículos pausadamente:

1 CORÍNTIOS 12 : 20 - O certo é que há muitos membros, mas um só corpo.
1 CORÍNTIOS 12 : 22 - Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários;
1 CORÍNTIOS 12 : 12 - Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo.
1 CORÍNTIOS 12 : 27 - Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.
1 CORÍNTIOS 12 : 24 - Mas os nossos membros nobres não têm necessidade disso. Contudo, Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra àquilo que menos tinha,
1 CORÍNTIOS 12 : 18 - Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve.
1 CORÍNTIOS 12 : 25 - para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros.
EFÉSIOS 5 : 30 - porque somos membros do seu corpo.

É INEGÁVEL que existam pessoas feridas em seus relacionamentos, gente magoada e que anos carregam coisas na mente, no coração, gente que se afastou da comunhão, deixou de vir a igreja porque estão ressentidas, magoadas. Alguns deram ouvidos a fofocas, gente que não participa da comunhão, que não compartilha mais, que já não divide as dores, que não divide as suas conficções, nem a fé e tampouco ajuda a levar as cargas uns dos outros. Outros foram maltratados pelos líderes que amavam, preteridos, caluniados e até abandonados, onde a culpa é da própria igreja, pois os ensinou a esperar e desejar coisas que o Evangelho não confirma.
A caminhada de fé não é fácil. Durante a jornada espiritual, muitas pessoas se machucam e as feridas que mais demoram a cicatrizar são as da alma. O mais grave é constatar que a igreja, uma organização “divinamente criada” para sinalizar o reino de Deus na terra, nem sempre consegue dedicar amor e respeito àqueles a quem o Pai deu sua própria vida.
Mas o que fazer ? Fragmentar o Corpo ? Sucumbir a um apelo que vividamente se percebe ser maligno onde enfraquece as estruturas da igreja instituição e lança a Igreja (cada cristão = corpo) num mar bravio com ondas enormes sem alguém dessa mesma “igreja” para lhes estender a mão ?
A Igreja é o Corpo de Cristo, lugar de alegria, lugar da bênção, da comunhão, do encontro com Deus e com o homem. Portanto, nós precisamos da igreja para nos consolidarmos como Igreja. Não temos como viver sem ela. É na igreja que a Igreja se evidencia. É em meio ao joio que o trigo cresce até ser tirado e somente quem tem capacidade para tal é que executará essa separação. Não sejamos nós os pretensos responsáveis por tal trabalho que não nos cabe fazer. Não vamos inverter os papéis, pois o que cabe a Igreja é IR e PREGAR e não SEPARAR ! Essa última tarefa caberá aos santos anjos.
A igreja precisa daqueles que se decepcionaram com ela. O desejo de Deus é restaurar estas vidas, as famílias, restaurar laços quebrados, relações... E nossa relação com Ele. Foi para isso que Jesus veio. Jesus vem para restaurar nossas relações interpessoais. Jesus restaura áreas de nossas vidas que estão feridas. Jesus veio para restaurar a nossa vida com Deus...Nossa comunhão com o Pai !
Como poderemos cumprir, por exemplo, o que está escrito em Efésios 3:10-12: “...Para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor, pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele”, caso não enfrentarmos o desafio de estarmos congregando ?
Como e onde exerceremos os dons ? Como aplicaremos nossos talentos ?
Eu particularmente creio que temos dia após dia perdido terreno no campo espiritual porque não temos dado a devida atenção para o que Jesus afirmou quando disse que “as portas do inferno não prevaleceria contra a Sua IGREJA”.
A manisfestação da IGREJA do Senhor promoverá o seguinte: os cegos enxergarão, os coxos andarão, os leprosos serão purificados, os surdos ouvirão, os mortos serão ressuscitados, e aos pobres, anuncia-se-lhes o evangelho; e quando nos reunirmos... falaremos entre nós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém !
É fundamental ter a convicção de que somos salvos por Jesus Cristo para servi-Lo...INCLUSIVE numa instituição chamada “igreja” com todas as deficiências que ela apresenta e não fazermos da instituição nossa base de subserviência a Cristo. Todavia, como somos membros do Seu Corpo é também fundamental clamarmos a Ele para que nos oriente onde Ele deseja nos usar.
Que esteja claro: Não servimos a essa ou aquela instituição ou denominação. Servimos a Cristo e Ele poderá nos usar numa ou noutra igreja/comunidade/instituição/trabalho e para tanto temos o Espírito Santo que nos guia a toda verdade e também a mente de Cristo que nos dá sensatez para EVITAR LAVOURA ONDE SÓ SE CULTIVA O JOIO.
Encerrando, pois já está ficando muito extenso.
Meditemos no texto abaixo – Isías 58:11-12:
“E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam. E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar”. ...Guiará VOCÊ...Fartará VOCÊ...Fortificará VOCÊ...Entende o agir pessoal de Deus para conosco ?

Se esse for seu caso, ore:
“Meu Pai, restaura-me. Entendo que fui comprado(a) por preço de Sangue para Te servir, mas, quando olho para as decepções que se encontram dentro do meu coração não encontro ânimo para o faze-lo, mas hoje compreendi que faço parte do Teu Corpo, portanto, preciso exercer a minha função e assim honrar o meu Senhor, portanto, leva-me para onde o Senhor deseja me usar.
Quero voltar a comungar novamente, quero voltar a abraçar novamente, quero voltar e sentir amado(a) novamente. Cura-me...restaura-me Senhor Jesus, põe em mim um novo coração e cumpra sobre minha vida Tuas promessas, como a descrita em Isaías 58:11-12.

A igreja “decepcionante” precisa da Igreja (ainda que depecionada) para promover o EVANGELHO DE CRISTO, pois, é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Cremos que a ministração já é suficiente para responder aos questionamentos iniciais.

Se alguém quiser “conversar” mais a respeito, fique a vontade para nos escrever, pois essa mensagem não se trata de um “ponto final” sobre a questão.
No amor de Cristo !

Os Frutos do Espírito.




O Espírito Santo é a água Viva que rega nosso coração, a cada dia, para que possamos produzir Seus frutos. Quais são estes frutos?
Os frutos do Espírito Santo são: o Amor, a alegria, a paz, a paciência, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão e o domínio próprio...
Vamos conhecê-los um pouco mais?
Amor.
Também conhecido como Caridade:"O amor é paciente, é bondoso. não tem inveja, não é orgulhoso. não busca seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor..." (I Cr 13, 4-5ss).

Alegria

Alegria: é verdadeira e não passageira. "A vossa tristeza se há de tornar em alegria" (Jo 16, 20b).

Paz

Paz: que só Jesus pode oferecer: "Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá."(Jo 14, 27ss).

paciência

paciência: é uma conseqüência do fruto da paz e tem íntima ligação com a Fé, a alegria e a paz.

Benignidade

Também conhecida por Afabilidade: ou gentileza, é o fruto do Espírito Santo com o qual ajudamos nossos irmãos, como o bom samaritano.

Bondade

Bondade: "Comportai-vos como verdadeiras luzes. Ora, o fruto da luz é a bondade..." (Ef 5, 9ss).

Fidelidade.

Fé: "Tende Fé em Deus. Em verdade vos declaro. Todo o que disser a este monte: levanta-te e lança-te ao mar, se ele não duvidar em seu coração, mas acreditar que sucederá tudo o que disser, ele obterá esse milagre" (Mc 11, 22-23).

Mansidão

Também chamada de Brandura : "Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra" (Mt 5, 5).

Domínio Próprio

Conhecido também como temperança, é o equilíbrio que recebemos do Espírito Santo para evitarmos exageros e agirmos de acordo com a Vontade de Deus.

Como possuir estes frutos?


Estes frutos só se desenvolvem em nosso coração quando não colocamos obstáculos para que isso aconteça. Caso contrário, eles se tornam verdadeiras "pragas", capazes de destruir nossa "árvore". Essas "pragas" são nossos medos, ressentimentos, amarguras, rejeições, falta de perdão, mágoas, etc.
Se deixamos que estas "pragas" tomem conta de nossa vida e de nosso coração, colheremos outros tipos de fruto. Os frutos da carne: "fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes" (cf. Gl 5, 19). Podemos escolher quais destes frutos queremos colher em nossa vida: os frutos do Espírito Santo ou os frutos da carne!



O Chamado de Jeremias.



Introdução Jr 1.11-13
Jr 1.1: Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, um dos sacerdotes que estavam em Anatote, na
terra de Benjamim.
 Cerca do séc. VI a.C. (640 a.C.)
 Sacerdote, originário de Anatote (Benjamin), e foi para Jerusalém
 Filho de Hilquias
 Ministrou 60 anos após a morte de Isaías, por 40 anos de ministério.
 Relacionamento com 5 reis: Josias, Jeoacaz, Jeoaquim, Joaquim e Zedequias.


Deus nos conhece seus escolhidos antes do nascimento
5 Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, ...
Deus consagra seus escolhidos antes do nascimento
... e, antes que saísses da madre, te consagrei, ...


Deus tem propósitos definidos seus escolhidos antes do
nascimento
... e te constituí profeta às nações.


Deus chama pessoas que sabem que são limitadas
6 Então, lhe disse eu: ah! Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança.


Deus chama pessoas para irem a pessoas
7a Mas o Senhor me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te
enviar irás; ...
O segredo do chamado é sua presença


8 Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor.
Deus nos chama para falar o que ele quer falar
7b ... e tudo quanto eu te mandar falarás.
9 Depois, estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e o Senhor me disse: Eis que ponho na tua
boca as minhas palavras.
17 Tu, pois, cinge os lombos, dispõe-te e dize-lhes tudo quanto eu te mandar; não te espantes
diante deles, para que eu não te infunda espanto na sua presença.

Toque na boca = Experiência com Deus (Isaías 6.7-7).
Is 55.10 Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam,
sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao
semeador e pão ao que come,
11 assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará
o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.
Deus chama para antes de plantar, destruir!
10 Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para
destruíres e arruinares e também para edificares e para plantares.
Isaías 10.27 Acontecerá, naquele dia, que o peso será tirado do teu ombro, e o seu jugo,
do teu pescoço, jugo que será despedaçado por causa da unção.
Deus chama pessoas com urgência, sem adiamentos
11 Veio ainda a palavra do Senhor, dizendo: Que vês tu, Jeremias? Respondi: vejo uma vara de
amendoeira. 12 Disse-me o Senhor: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a
cumprir.
Vara: Representa julgamento divino.
Amendoeira: “Árvore da Vigilância” = Acorda do inverno mais rapidamente que todas as
árvores (floresce em janeiro e frutifica em março). Rapidez do movimento de Deus.


Amendoeira: do hebraico, saqueq, que significa “despertar”
Vara de Amendoeira de Aarão: Nm 17.1-10: BROTOU! (logo depois da terra engolir
Coré e os seus)
Deus chama para a guerra
13 Outra vez, me veio a palavra do Senhor, dizendo: Que vês? Eu respondi: vejo uma panela ao
fogo, cuja boca se inclina do Norte.
14 Disse-me o Senhor: Do Norte se derramará o mal sobre todos os habitantes da terra.
15 Pois eis que convoco todas as tribos dos reinos do Norte, diz o Senhor; e virão, e cada reino
porá o seu trono à entrada das portas de Jerusalém e contra todos os seus muros em redor e contra
todas as cidades de Judá.
Panela ao fogo: Água fervendo inclinada para o norte indo derramar-se no sul = A invasão
da Babilônia
Deus chama para levar a mensagem de arrependimento
16 Pronunciarei contra os moradores destas as minhas sentenças, por causa de toda a malícia
deles; pois me deixaram a mim, e queimaram incenso a deuses estranhos, e adoraram as obras das
suas próprias mãos.
Nossa segurança está em Deus
18 Eis que hoje te ponho por cidade fortificada, por coluna de ferro e por muros de bronze, contra
todo o país, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes e contra o seu
povo.
Cidade fortificada: Proteção
Coluna de ferro: Colunas sustentam a casa para que esta não caia
Muros de bronze: não de tijolo: ou seja, impenetrável (brechas fechadas).
Conclusão: Aquele que nos chamou garante a vitória!
v.19 Pelejarão contra ti, mas não prevalecerão; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te
livrar



Está preparada para as pedradas da vida?




PREPARADO PARA AS PEDRADAS DA VIDA

“Estevão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.” ( At 6:8)

Não somos iguais, alguns suportam mais pedradas que os outros. Existem pessoas que são sensíveis demais, chegam até a pensar que poeira é pedra.


Existem 3 motivos porque as pessoas se machucam e lançam pedras uma nas outras:
1) Inveja
2) Ciúme
3) Vingança

As pessoas não podem ser o que você é, ter o que você tem e fazer o que você faz.


ATIRARAM PEDRAS EM ESTEVÃO


• Atiraram pedras em Estevão porque ele era cheio do Espírito Santo, e aquelas pessoas não.
• Atiraram pedras em Estevão porque ele tinha a unção de Deus, e aquelas pessoas não.
• Atiraram pedras em Estevão, porque ele fazia grandes sinais, e aquelas pessoas não.

Atiram pedras em você porque o seu sucesso expõe fracasso dos outros.
Sucesso de Estevão, pois era cheio do Espírito Santo, expunha o fracasso daqueles que só tinham o conhecimento da lei.

POR QUE PEDRA DÓI TANTO?


Pedra é parte da rocha.
Uma pessoa que está longe de nós não pode nos atirar pedras e atingir-nos. Para nos atingir a pessoa tem que estar perto, gente do nosso relacionamento.
Estevão foi apedrejado por gente de perto.
Pedrada dói, pois é sustentado pelo ódio.

COMO ESTAR PREPARADO PARA SUPORTAR AS PEDRADAS


1º) Estevão era cheio de Fé (At 6:8)– Vê o invisível, crer no impossível. Não é qualquer pedrada que desanima quem tem fé.

2º) Estevão cheio do Espírito Santo (At 7:55) – Para suportar as pedradas tem que ser cheio do Espírito Santo, cheio de Deus, aí você tem poder e autoridade para suportar as pedradas. Se você é cheio do Espírito Santo, o poder que está na sua vida, ameniza a pedrada.

3º) Estevão era diferente, pois estava transformado pelo poder do evangelho ( At 6:15) -Viram nele rosto de anjo. Você é diferente, por isso você reage diferente.

4º) Estevão dá um show de bíblia e conhecimento (At 7:2) – Ele entendeu o plano da salvação. O conhecimento da palavra nos faz, suportar as pedradas. Ele sabia que sua passagem na terra seria rápida, e sua morada eterna estava no céu. Só vence as atitudes contrárias quem tem o conhecimento. Ele sabia que sua passagem na terra seria rápida, e sua morada eterna estava no céu. Só vence as atitudes contrárias quem tem conhecimento.
Para suportar as pedradas da vida é necessário: fé, ser cheio do Espírito Santo, ser diferente, ter conhecimento da palavra de Deus e ter uma vida voltada para Deus.

5º) Estevão tinha uma vida voltada para Deus ( At 7:55) - Para onde você está olhando? Se você está olhando para quem está atirando pedras, vai guardar ódio. Se tem uma ferida e fica olhando para ela o dia inteiro, a dor fica mais intensa. Estevão não estava olhando para quem atirava as pedras, e sim olhava para Deus.
Ele viu a glória de Deus. Se você estiver voltado para Deus verá a glória de Deus. Estevão viu o céu aberto ( céu aberto significa vitória, bênção, milagre). Se você olhar para Deus verá o céu aberto sobre sua vida.
Estevão vê o filho de Deus em pé. Em todas as passagens da bíblia se menciona Jesus assentado, mas aqui Ele está de pé.
Jesus em pé quer dizer: Ele vai agir. Se você se voltar para Deus, verá Jesus agindo na sua vida.

PRÁTICA DE VIDA (At 7:60)



Aprenda com Estevão: se você receber pedradas, tem que se preparar para perdoar os que atiram pedras.
Estevão liberou perdão. O perdão tem a enlouquecedora qualidade de ser: não merecido, injusto e sem mérito.

















O Deserto

O deserto foi bem ligado com o início do ministério de Jesus. No livro de Marcos, a palavra 'deserto' é usada quatro vezes nos primeiros treze versículos (Versículos 3, 4, 12, 13 no original. Em diversas traduções portuguesas a palavra 'deserto' não aparece no v. 13, mas aparece nos textos gregos), mas não é usada mais nenhuma vez depois. Qual tipo de lugar era o deserto?
Lugar de infertilidade
João pregou no deserto, que segundo a profecia de Isaías 40:3-5, foi mal preparado para a chegada da glória do Senhor. O deserto foi o lugar lógico para o trabalho de João porque simbolizava os corações do povo, corações secos e mortos. Ele veio para tirar as barreiras espirituais do povo que poderiam impedir a vinda do Messias. Foi uma tarefa formidável: "Todos os vales serão levantados, todos os montes e colinas serão aplanados; os terrenos acidentados se tornarão planos; as escarpas serão niveladas"(Isaías 40:4). Para realizar esta transformação João veio para este povo árido pregando arrependimento (Mateus 3:2, 7-10). O arrependimento em que João insistiu não era nada despreocupado, mas envolveu uma reorientação radical da vida (note Lucas 3:10-14). Tornar este deserto num lugar frutífero exigiria mudanças em todo aspecto do dia-a-dia do povo. Pessoas hoje estão em situações parecidas e para qualquer pessoa estar preparada para Cristo na sua vida, tem que estar disposta a mudar sua vida em todo sentido.
Lugar de simplicidade
A vida de João combinava bem com o deserto em que habitava. Ele usava roupas feitas de pêlos de camelo com um cinto de couro e se alimentava com gafanhotos e mel silvestre. Evidentemente, João não tinha outro alimento nem outra roupa à sua disposição no deserto. É claro que João não valorizou nem bens, nem conforto, nem honra. Nós estaríamos dispostos a sermos chamados para o deserto? Diversos discípulos tiveram que passar por severas aflições; Paulo, por exemplo: "Até agora estamos passando fome, sede e necessidade de roupas, estamos sendo tratados brutalmente, não temos residência certa e trabalhamos arduamente com nossas próprias mãos....Até agora nos tornamos a escória da terra, o lixo do mundo" (1 Coríntios 4:11-13). O escritor de Hebreus cita outros exemplos: "Outros enfrentaram zombaria e açoites; outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão, apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados. O mundo não era digno deles. Vagaram pelos desertos e montes, pelas cavernas e grutas" (Hebreus 11:36-38). Nem todo servo de Deus sofre tudo isso na vida, mas para servir ao Senhor temos que estar dispostos a passar por severas tribulações, colocar as necessidades dos irmãos acima das próprias luxúrias (Lucas 3:11; 12:33; 14:33), colocar o reino acima de todas as coisas (Mateus 6:33; 8:20), e deixar de nos preocupar com questões de comida e roupa (Mateus 6:25-34; Lucas 10:7-8). A simplicidade de João no deserto serve como desafio para nós.
Lugar de libertação
Talvez a idéia do deserto esteja mais ligada com a idéia da libertação e da salvação do que com qualquer outra idéia. Lembramo-nos de como o Senhor soltou os israelitas das garras dos senhores egípcios e providenciou-lhes redenção no deserto: "O povo que escapou da morte achou favor no deserto" (Jeremias 31:2). Do mesmo jeito, nós, ao ficarmos libertados da escravidão do pecado, passamos para o deserto (Oséias 2:14; Apocalipse 12:6, 14). O deserto vem a simbolizar um lugar de salvação da servidão cruel. Que bênção! Infelizmente, a geração dos israelites reclamou do deserto. Repetidas vezes, os israelites se queixaram das dificuldades no caminho e queriam retornar à escravidão egípcia (veja Êxodo 14:11-12; 16:3; 17:3; Números 11:4-6; 14:1-4). Não fazia sentido que eles quisessem voltar para a angústia do Egito. Será que cristãos às vezes passam pelos mesmos sentimentos e almejam a vida que levavam antes de seguir Cristo, a vida do pecado? Quando olhamos para trás ou tentamos ficar com as coisas do passado arriscamos nossa alma: "Naquele dia, quem estiver no telhado de sua casa, não deve descer para apanhar os seus bens dentro de casa. Semelhantemente, quem estiver no campo, não deve voltar atrás por coisa alguma. Lembrem-se da mulher de Ló!" (Lucas 17:31-32).
Lugar de prova
Para Jesus, o deserto foi o lugar em que encontrou o Tentador e foi testado. Para os israelitas, o deserto foi o lugar de provação também. Os resultados eram totalmente opostos. Jesus derrotou Satanás em tudo. No caso dos israelitas, todos eles passaram pelo mar e participavam da alimentação providenciada por Deus no deserto; porém, "Deus não se agradou da maioria deles; por isso os seus corpos ficaram espalhados no deserto" (1 Coríntios 10:5). É uma lição forte, porque 603.550 homens saíram do Egito, mas apenas dois deles entraram na terra prometida! No deserto onde 99,99% dos israelitas fracassaram, Jesus venceu. Qual era a diferença? Jesus confiou no Senhor e na Palavra. Ele citou a escritura: "Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (Mateus 4:4; veja Deuteronômio 8:3), e mostrou a importância da palavra citando-a cada vez que o diabo se aproximou. Os israelitas, por causa da incredulidade causada por duro coração, caíram "durante o tempo da provação no deserto"(Hebreus 3:8). Como os israelitas, cristãos hoje passaram pelo mar do batismo e participam da ceia do Senhor. Há um sério perigo de que a mesma coisa aconteça hoje: "Essas coisas ocorreram como exemplos para nós ... Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós" (1 Coríntios 10:6, 11). No deserto da provação, confiaremos na scritura e venceremos a tentação ou seremos autoconfiantes e cairemos?
Lugar de bênção
João, voz que clamava no deserto, anunciou Jesus como aquele que batiza com o Espírito Santo. Vários textos proféticos mostram uma visão do deserto transformado por Deus num lugar bem frutífero (Isaías 35:1, 6; 41:18-19; 43:19-21; 51:3). Especialmente interessantes são os trechos que ligam o novo vigor do deserto com a provisão do Espírito. "A fortaleza será abandonada, a cidade barulhenta ficará deserta ... até que sobre nós o Espírito seja derramado do alto, e o deserto se transforme em campo fértil, e o campo fértil pareça uma floresta" (Isaías 32:14-15). "Pois derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra seca; derramarei meu Espírito sobre sua prole, e minha bênção sobre seus descendentes" (Isaías 44:3). As maravilhosas bênçãos que estão disponíveis em Cristo vêm por causa do trabalho do Espírito Santo que tem sido derramado sobre o povo de Deus (Ezequiel 39:29).
Infelizmente, há muitos equívocos quando pessoas começam a tratar o assunto do Espírito Santo porque elas deixam de distinguir entre as várias responsabilidades do Espírito Santo e as épocas certas em que faz estas obras. Considere este paralelo: No primeiro século Jesus andou na terra em corpo humano, morreu na cruz e apareceu a várias pessoas após sua ressurreição. No século XXI, Jesus não faz nenhuma destas coisas. Mas Jesus ainda existe, opera nas vidas dos seus discípulos, e trabalha hoje. Pelo mesmo jeito, o Espírito Santo no primeiro século operou na vida de Jesus (Mateus 3:16; 12:18, 28), inspirou a autoria dos livros do Novo Testamento (1 Coríntios 2:13; 14:37), e deu dons especiais para várias pessoas (1 Coríntios 12-14). No século XXI, O Espírito Santo não faz nenhuma destas coisas. Mas o Espírito Santo ainda existe, opera nas vidas dos seus discípulos, e trabalha hoje.
Através de Ezequiel, o Senhor profetizou sobre nossa época dizendo: "Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis"(Ezequiel 36:26-27). Precisamos refletir para verificar que temos o Espírito do Senhor em nós. Nosso coração é macio e sensível à palavra de Deus, ou nossa receptividade à vontade do Senhor parece pedra--fria, dura e petrificada? Andamos nos decretos do Senhor; observamos fielmente as suas leis? Até que ponto o Espírito reside em nós? "...No qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo edificados juntos, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito" (Efésios 2:21-22). Um cristão cresce para ser cada vez mais santuário do Senhor deixando a palavra do Espírito habitar cada vez mais ricamente no seu coração, dominar cada vez mais fortemente seu andar (Efésios 5:18; Colossenses 3:16), e produzir cada vez mais o fruto apropriado (Gálatas 5:22-23). Demonstramos a presença do Espírito em nós?
Temos muita coisa para aprender no deserto. Jesus conquistou o diabo ali e transformou a aridez em jardim. Aproveitamos esta bênção?

LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS

Capítulos: introdução(00)01020304050607080910111213141516171819202122232425262728Introdução da Bíblia.

AUTOR. Lucas, o médico amado (Veja CL 4:14). O livro é em certo sentido, uma continuação do Evangelho de Lucas, e está dirigido à mesma pessoa, a Teófilo, 1:1.
TEMA PRINCIPAL. A história do desenvolvimento da igreja primitiva desde a ascensão de Cristo até o encarceramento de Paulo em Roma, e o começo de seu ministério ali. Muitos eruditos da Bíblia vêem neste livro o começo formal da era do Espírito Santo. Ao partir, Cristo fez o anúncio de uma grande campanha de missões por todo o mundo, através da mediação humana sob o poder do Espírito, 1:18.
O LIVRO PODE SER DIVIDIDO EM DUAS PARTES, o período das missões estrangeiras.
I. O período das missões locais, com Jerusalém como o centro. A obra centraliza-se principalmente na Palestina entre os judeus, sendo o apóstolo Pedro a figura preeminente.
(1) Os acontecimentos preparatórios.
(a) A comissão divina, 1:4-8.
(b) A ascensão do Senhor, 1:10-11.
(c) A descida do Espírito, 2:1-4.
(d) O equipamento dos obreiros, 2:4;4:31.
(2) Os ministérios.
(a) De Pedro no Pentecoste, 2:14-40. O segundo sermão de Pedro, 3:12-26. Pedro no sinédrio, 4:5-12.
(b) De Estêvão, 7:1-60.
(c) De Filipe e Pedro, 8:5-25.
(d) De Filipe, 8:26-40.
(3) Atos acerca da Igreja.
(a) Seu crescimento. Veja 733.
(b) Sua plenitude do Espírito Santo, 4:31.
(c) Sua unidade e benevolência, 4;32-37.
(d) Seu poder espiritual, 5:12-16.
(e) A eleição dos diáconos, 6:1-6.
(4) As perseguições da IGREJA, 4:1-3, 17-22; 5:17-18,40;6:8-15. Perseguições sob Saulo de Tarso, 8:1-3; 9:1.
II. O período das missões estrangeiras. O centro de operações, inicialmente em Jerusalém, é transferido pouco depois para Antioquia da Síria.
(1) Acontecimentos preliminares que levaram às missões por todo o mundo.
(a) O ministério de Filipe em samaria, em companhia de Pedro e Joäo,8:5-25.
(b) A conversão de Paulo, que chega a ser o grande missionário e a figura preeminente da igreja durante este período, 9:1-30.
(c) A ampliação dos pontos de vista de Pedro por causa da sua visão em Jope, resultando no seu ministério entre gentios de Cesaréia, 10:1-43.
(d) O derramamento do Espírito Santo sobre os gentios em Cesaréia e a defesa do ministério de Pedro ali, 10:44-11:18.
(e) A ratificação da obra em Antioquia por Barnabé, o representante da igreja de Jerusalém, 11:22-24.
(f) Saulo de Tarso levado por Barnabé a Antioquia. Os dois cooperam no estabelecimento da igreja, no lugar onde os discípulos foram chamados cristãos pela primeira vez, 11:25-26.
(g) Parêntese. A perseguição da igreja de Jerusalém por Herodes. A morte de Tiago e o encarceramento e libertação de Pedro, 12:1-19.
(2) O acontecimento da época na história das missões estrangeiras. Sob a direção do Espírito Santo, Paulo e Barnabé foram enviados como missionários pela igreja de Antioquia. João Marcos os acompanha, 13:1-5.
(3) Primeira viagem missionária de Paulo. Missionários: Paulo, Barnabé, e João Marcos, 13:4-14:26. Lugares visitados e eventos principais: A ilha de Chipre, onde o procônsul se converteu e o nome de Saulo foi mudado para Paulo no livro de Atos, 13:4-12. Perge e Panfília, onde João Marcos abandonou o grupo, 13:13. Antioquia da Pisídia, onde Paulo prega um grande sermão na sinagoga, 13:14-41. A oposição dos judeus e a obra entre os gentios, 13:44-49. Expulsos da cidade pelos judeus, os missionários vão a Icônio. Aqui eles trabalham durante algum tempo, mas surge uma perseguição e eles fogem para Listra e Derbe, 14:6. A cura do coxo em Listra resultou na tentativa do povo de adorar a Paulo e a Barnabé, mas os judeus promoveram oposição e Paulo foi apedrejado. Imperturbáveis, os dois heróis escapam para Derbe, onde pregam o evangelho e ensinam a muitos, 14:8-20. Deste ponto, os missionários retornam pela mesma rota, visitando e organizando as igrejas. Em Antioquia da Síria apresentam um relatório da viagem, 14:21-28.
(4) O concílio de Jerusalém.
(a) O assunto em disputa, 15:5-6.
(b) O argumento de Pedro a favor da liberdade cristã, 15:7-11.
(c) Paulo e Barnabé relatam suas experiências, 15:12.
(d) Palavras de Tiago e a decisão do concílio a favor de eximir aos gentios das regras da lei, 15:13-29. Os apóstolos enviam Judas e Silas a Antioquia como portadores da carta do concílio à igreja,15:27-30.
(5) Segunda viagem missionária de Paulo, 15:36-18:22.
(a) Eventos preliminares. Um desacordo entre Paulo e Barnabé acerca de João Marcos. Silas é escolhido por Paulo para acompanhá-lo na viagem, 15:36-40.
(b) lugares visitados e principais eventos: Visita às igrejas da Síria e Cilícia, 15:41. Em Listra, Timóteo se une aos missionário, que visitam várias cidades da Ásia Menor, fortalecendo as igrejas, 15:41-16:5. O Espírito os guia a Trôade, onde Deus os chama à Europa por meio de uma visão, 16:7-10. Em Filipos, as autoridades encarceram a Paulo e Silas; o carcereiro se converte, 16:12-34, e os apóstolos estabelecem uma igreja. O próximo importante acontecimento é a fundação de uma igreja em Tessalônica, onde se levanta uma perseguição e eles vão a Beréia, 17:1-10. Aqui os missionários encontram alguns fiéis estudantes da Palavra, que são receptivos, 17:11-12. Uma tormenta de perseguições se abate novamente sobre eles, e Paulo vai a Atenas, deixando o estabelecimento da igreja a cargo de Silas e Timóteo, 17:13-15. Em Atenas, Paulo encontra a cidade cheia de ídolos e prega um sermão na colina de Marte, mas poucos se convertem à fé, 17:15-34. Em Corinto, Silas e Timóteo se unem a Paulo e fundam uma igreja. A obra é levada a cabo em meio a perseguições que duram dezoito meses, 18;1-17. Após um tempo considerável, Paulo se despede dos irmãos e parte para Síria, fazendo breve escala em Éfeso, e termina sua viagem em Antioquia, 18:18-22.
(6) Terceira viagem missionária de Paulo, 18:23-21:15. Lugares visitados e eventos principais: Visita às igrejas na Galácia e na Frígia, 18:23. Parêntese. Apolo em Éfeso, 18:24-28. Paulo regressa a Éfeso e encontra um grupo de discípulos ainda não perfeitamente instruídos, e os dirige à vida mais plena do Espírito, 19:1-7. Continua sua obra em Éfeso durante dois anos, 19:8-10. O senhor mostra-lhe que aprova o trabalho, outorgando-lhe o dom de curar, 19:11-12. Os pecadores se convertem e muitos queimam seus livros de magia,19:11-20. Logo se levantou um alvoroço entre os artífices, pois estes temiam que os ensinos de Paulo destruíssem seu negócio de fabricação de ídolos, 19:23-41. Paulo sai de Éfeso, e depois de visitar as igrejas da Macedônia vai à Grécia, 20:1-2. Depois de três meses na Grécia, regressa a Macedônia e vai a Trôade, onde prega, 20:3-12. De Trôade vai a Mileto e manda chamar aos anciãos efésios. Em Mileto, entrega uma mensagem de despedida aos anciãos, 20:17-38. De Mileto Paulo começa a sua viagem de regresso a Jerusalém, advertido pelo Espírito dos sofrimentos que ali o esperam, 21;1-17.
(7) Paulo em Jerusalém e Cesaréia.
(a) Relata à igreja as experiências de seu ministério entre os gentios, 21:18-20.
(b) Para evitar suspeitas, faz um voto, 21:20-26.
(c) Os judeus lançam mão dele no templo, mas os soldados romanos o resgatam, 21:27-40.
(d) Sua defesa ante a multidão, 22:1-21.
(e) Afirma sua cidadania romana a fim evitar ser açoitado, 22:25-30.
(f) Comparece perante o Sinédrio, 23:1-10.
(g) O Senhor lhe aparece de noite com uma mensagem de ânimo, 23:11.
(h) A conspiração de alguns judeus para matá-lo provoca o seu envio a Cesaréia, 23:12-33.
(i) A acusação trazida contra ele pelos judeus e a defesa de Paulo perante o governador Félix, 24:1-21.
(j) O discurso perante Félix acerca de sua fé em Cristo, 24:24-26.
(k) A defesa perante Festo e o apelo a César, 25:1-12.
(l) Seu discurso perante Agripa, 26:1-29.
(8) A viagem de Paulo, como prisioneiro, a Roma, 27:1-28:16.
(a) A primeira etapa da viagem, 27:2-13.
(b) A tempestade e a fortaleza espiritual de Paulo,27:14-36.
(c) O naufrágio e o livramento, 27:38-44.
(d) As experiências na ilha de Malta, 28:1-10.
(e) A chegada a Roma e seu ministério ali, 28:16-31.


Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal. E nasceram-lhe sete filhos e três filhas. E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente. E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente. E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles. Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.” JÓ 1: 1-8

Estes são os primeiros versículos de uma linda história bíblica, mas ao lermos todo o livro de Jó, tiraremos dele muitas lições que Deus usará para nos orientar ao longo de nossas vidas. Jó, embora fosse um homem tão de Deus que até mereceu um elogio particular e de destaque por parte do Senhor na Bíblia, passou por grandes sofrimentos físicos e emocionais, perdeu tudo o que tinha, inclusive toda a família, porém jamais blasfemou contra seu Deus. Murmurou, questionou como muitas de nós fazemos, mas manteve-se fiel a Ele e sua vitória foi com sabor de mel. Veja o final como foi: “E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía. E depois disto viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos, e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração. Então morreu Jó, velho e farto de dias.” JÓ 42: 10 e 17
O QUE TEM VALOR NESTA VIDA?

Um fato triste ocorrido em minha família há alguns dias tem me feito refletir sobre a importância que damos a algumas coisas. O falecimento de Márcio, meu cunhado de apenas 30 anos, pegou a todos de surpresa, pois era um homem forte, saudável e jovem. A gripe suína foi confirmada nos exames e graças a Deus, somente ele foi contaminado. Homem de Deus, obreiro incansável, assíduo nos cultos da Igreja, orava pelos enfermos, era fiel nos dízimos e ofertas, fazia campanhas de oração e de jejuns, era humilde, tinha muita fé, era submisso aos seus pastores, ótimo marido, ótimo pai... enfim, vivia conforme DEUS nos aconselha em sua Palavra, mas Jesus o quis bem juntinho dele.

Se ele não fosse um homem de Deus teria sido diferente? Sim, mas teria sido muito pior, porque aquele que não está com sua vida no altar de Deus, sofre infinitamente mais, principalmente porque sabe que não vai para um bom lugar, muitas vezes tem consciência das coisas ruins que semearam e que estão bem distantes do coração de Deus, mas o orgulho ou a cegueira não o deixam consertar isto enquanto há tempo. Como Jó, Márcio passou por dias difíceis, mas jamais blasfemou durante a sua dor e sempre reconheceu a soberania de Deus em tudo o que acontecia. A vontade do Pai era o que lhe importava e a sua própria vontade não importava tanto para ele.

Além do mais, o consolo que Deus dá à viúva, aos filhos, aos pais, familiares e amigos que também servem a Ele, é infinitamente maior. Não estamos desesperados, nem nos sentimos desamparados ou desprotegidos pelo Senhor. Um homem ou mulher de Deus, quando está no deserto, tem a certeza de que o Senhor está lá com ele e de que Ele sabe muito bem o que está fazendo. Em momento algum murmuramos contra o Senhor, por Ele ter permitido isto. Simplesmente aceitamos a sua vontade, além do mais sabemos que o lugar de um homem de Deus depois que morre, é juntinho do Senhor. Aleluia!

Quando passamos por situações desse tipo é comum pensarmos no que realmente tem importância em nossas vidas. Pequenos gestos que antes nem dávamos importância, hoje passam a ter muito mais valor aos nossos olhos, como pedir perdão a quem ferimos, orar um pouco mais, cantar hinos ao Senhor, ser mais honestos, elogiar as boas atitudes de alguém, ser mais humildes e menos arrogantes, medir as palavras que lançamos ao irmão, fugir da “roda dos escarnecedores”, ajudar alguém que precisa, abraçar mais os nossos filhos, esposos, pais, irmãos, amigos, colaborar mais nos trabalhos da Igreja.... Enfim, tudo o que vale a pena de fato, só procuramos fazer no momento em que nos vemos em risco de vida, o que é uma realidade muito triste. Passamos uma vida inteira cometendo “pequenos” erros, que para Deus são grandes, são graves e comprometem sim a nossa salvação. Basta ler a Bíblia para saber que isto é uma verdade. Você tem lido a Bíblia?

Amadas, devemos repensar diariamente sobre nossos conceitos, devemos nos preparar espiritualmente, consertar nossos altares, pedir ao Senhor que nos mostre nossos defeitos e consertá-los, limpar nossos corações de tudo o que nos afasta da comunhão com Deus e viver como se a volta de Cristo fosse hoje.
Assim diz o Senhor, em

Mateus 24:42-44 “Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor; sabei, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem.”





Buscando o Senhor continuamente - Salmo 34:10. Popularidade: 0
BUSCANDO O SENHOR CONTINUAMENTE

“Os leõezinhos sofrem necessidade e passam fome, porém aos que buscam o Senhor bem nenhum lhes faltará” – (Salmo 34:10).

O sentido de buscar, conforme o versículo narra, não oferece possibilidade de ser interpretado como algo disponível ao cristão para ser utilizado exclusivamente em situações emergenciais.

Este equívoco tem se alastrado pelo universo com o patrocínio do reino das trevas, e por conta disso as pessoas têm transformado o Senhor Jesus em médico plantonista de pronto socorro, onde os necessitados chegam em busca de soluções para seus problemas emergenciais. Assim sendo, após receber os analgésicos e os primeiros socorros, voltam para suas casas e se esquecem que foram atendidas por alguém que estava de serviço naquele dia.

A palavra, conforme o texto acima, está em concordância com II Crônicas 7:14, apesar de cronologicamente ter sido escrito após este período vivido por Davi. Os registros de Crônicas narram o aparecimento de Deus a Salomão, filho e sucessor do rei Davi, e diz: “Ouvi a tua oração e escolhi para mim este lugar para casa do sacrifício. Se eu cerrar os céus de modo que não haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” – (II Crônicas 7:12-14).

Foi atribuído pelo Senhor ao povo de Israel o cumprimento de quatro condições básicas antes de receber as bênçãos divinas solicitadas por Salomão: 1) Humilhar-se; 2) Orar; 3) Buscar a Deus; 4) Converter-se dos maus caminhos.

Os olhos, ouvidos, braços e o coração do Senhor estão perpetuamente atentos aos que buscam sua presença (continuamente), não somente no momento da necessidade.

Portanto, busque o Senhor em todos os momentos, na alegria, na tristeza, na saúde ou na enfermidade. Não importa o tipo de adversidade, busque sempre o Senhor, creia no único Deus justo e amoroso que tem o controle de todas as situações e bem nenhum lhe faltará. Coloque o Senhor Jesus para pastorear sua vida vinte e quatro horas por dia e não somente para atendê-lo em um pronto socorro: “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará” – (Salmo 23:1). 


Nenhum comentário: