sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Cuidado com o Fermento dentro das Igrejas.


Fermento dos fariseus: o hipócrita conduz outras para a mesma perdição que está a caminho.

Temos vividos tempos difíceis aonde temos visto "crentes" quebrando princípios fundamentais e contaminando o corpo de Cristo!
Jesus havia alertado isso muitas vezes, como na passagem:

"Ajunta-se entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia." (Lucas 12:1)

A "hipocrisia" consiste justamente em aparentar uma imagem, mas agir de forma contrária. Hoje em dia, quando se ouve o termo "fariseu", temos como algo ruim, denotativo... No entanto, os "fariseus" eram as maiores autoridades religiosas da época de Jesus! O linha farisaica do judaísmo era a religião mais respeitada e honrada, e seus mestres os teólogos mais referenciados! Jesus, ao confrontar os fariseus de sua época, estava confrontando a religiosidade hipócrita e a teologia racionalista (sem unção) de todos os tempos!
Há, sim, "fariseus" no nosso meio: pessoas que conhecem a Palavra, participam de congregações, podem até ser ministros, mas não vivem a conversão genuína: são hipócritas!

Jesus afirma que tais são como fermento: um pequeno punhado podem levedar toda a massa!
Poucas pessoas com tais características dentro de uma igreja podem provocar grande estrago, porque suas más motivações e sua iniqüidade começa a se espalhar sorrateiramente por entre a congregação, a ponto de causar o desvio de muitos, o esfriamento de muitos e a ferida de muitos! Um punhado de hipocrisia contamina quase toda uma igreja!

Não estou falando aqui da hipocrisia do mundo - outro perigo para ser tratado em outro texto - mas da hipocrisia de dentro da igreja! Pessoas que não vivem o que pregam, que justificam sua iniqüidade por argumentos teológicos, que abusam da posição conquistada e que, invariavelmente, tentam arregimentar mais e mais fracos para que sejam manipulados. O hipócrita, infelizmente, não destrói só a si mesmo, com uma falsa conversão: engana a outros, porque crê que a "verdade está com a maioria". Então, quanto mais pessoas conseguir manipular para concordar com ele, mais seguro de sua verdade se sente. E, claro, com mais apoio, pode realizar mais facilmente seus intentos.

Um punhado de fermento levedou toda a massa, e os estragos se tornaram traumatizantes!
Tem uma frase que muitos já me ouvirem dizendo: "Quebrem TUDO! Só não quebrem os princípios!"
Quando quebra-se princípios como: santidade, honra, fidelidade, sinceridade, submissão, entre outros, quebra-se todas as bases que sustentam a autoridade e a unção sobre o ministério! Deus é fiel, e isso quer dizer que Ele é fiel aos Seus princípios! Não importa palavras, aparência ou obras: princípios quebrados determinam a quebra da comunhão com Deus!
E sem comunhão com Deus, não importa o aparato religioso, o fervor litúrgico ou as obras: sem comunhão com Deus não existe igreja!
A Bíblia nos ensina:


"Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.(...)Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo." (I Coríntios 5:11;13)


Este texto não se refere apenas a obreiros e ministros que quebram princípios, mas a todos os crentes que, mesmo congregando em alguma igreja, permanecem em iniqüidade: devem ser afastados! Por quê? Porque seu mal testemunho contaminará a outros, e arrastará a outros para o mesmo buraco onde eles caíram!
Talvez, se alertados e exortados, esses hipócritas se arrependam e mudem... Mas até que demonstrem mesmo frutos dignos de arrependimento, não podem permanecer contaminando a outros!
Não estou falando aqui nem de novos convertidos, muito menos de pessoas "do mundo", não convertidas! Estou me referindo a pessoas maduras na fé, conhecedoras da palavra, e que se negam a restaurar princípios quebrados!

Os não-convertidos são julgados por Deus, e devem ser resgatados pelo trabalho de evangelismo. Os novos convertidos ainda estão sendo discipulados e, como toda criança, cometerão muitos erros: precisam ser repreendidos e orientados. Mas quem é conhecedor da Palavra e se nega a se arrepender de suas iniqüidades deve se manter afastado da "massa", até que deixe de ser "fermento fariseu".

Alguém poderia dizer: ''Todos pecam!"
Sim, todos pecam! Todos, sem exceção.. Mas uma coisa é cometer um pecado eventualmente, e outra bem diferente e manter-se comprometido com a iniqüidade!
Quem se nega a restaurar princípios, e comete o mesmo pecado sistematicamente, não está simplesmente "pecando", mas está demonstrando claramente que não deseja ser dirigido pelo Espírito Santo, mas prefere permanecer na carne e deixar ser influenciado por satanás!
E ser influenciado por satanás, estando dentro da igreja, contamina toda a congregação com raízes satânicas!
Por isso, o apóstolo João vai afirmar:


"(...)nem sequer os saudeis! Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras." (II João 1:10b-11)


Não devemos ''odiar" esses "fariseus hipócritas". Deus nos guarde de odiá-los! Mas justamente por amor a eles não podemos permitir que incorram em erro e destruam a si mesmos e a outros! Por isso, espero que Deus nos dê coragem de, ao encontrar um "fariseu hipócrita", que nós possamos exortá-los, para que eles se arrependam e se salvem!

A Bíblia diz que Deus não se agrada da morte do ímpio, mas sim que ele se arrependa e viva (Ezequiel 18:23). Por isso, ficaria muito feliz se este texto servisse como alerta de arrependimento de todo "fermento" que acaso estivesse lendo.
Mas também desejo que a Igreja tenha consciência do que a Bíblia diz sobre o assunto: não podemos tolerar iniqüidade em nosso meio!
Em breve, Jesus estará voltando para buscar Sua noiva, a Igreja pura e imaculada! E podemos ter certeza disso: os que se dizem crentes, mas que vivem na carne, não fazem parte dessa noiva!
Então, purifiquemo-nos de todo fermento de hipocrisia e vivamos como pães ázimos pascais, para que possemos ser semelhantes a Cristo, o Pão da Vida!
Que Deus nos guarde de todo fermento farisaico, e nos conduza por caminhos de santidade, fiéis aos princípios da Palavra!
Deus abençoe a todos, em Nome de Jesus!

Nenhum comentário: