quarta-feira, 18 de julho de 2012

Respostas pra quem está sendo provado!


Para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo. (1 Pedro 1:7)


Meus irmãos, tende grande gozo quando passardes em várias tentações. Tg 1:2Porquê estou passando pela prova?", "a prova tá difícil!",  é assim que está vivendo, se questionando, o tempo todo diante das adversidades??




Deus tem uma palavra de resposta pra você agora, tenho vivido dias de muitas provas, e o Senhor Jesus tem me ensinado muito.

Em primeiro lugar quero compartilhar o que seria "provações"... "Ser provado por Deus"??

Significa basicamente um crente em Cristo, fiel ao Senhor, vivenciar uma ou mais privações ou situações adversas de intensidade considerável, por um período de tempo determinado pelo Senhor, com o objetivo de evidenciar, na vida do crente, uma ou mais características ligadas a sua fé (perseverança, dependência em Deus, paciência, fidelidade, domínio próprio, etc).



Na Bíblia, em diversos episódios, vemos Deus colocando à prova seus servos. Por exemplo, Deus conduziu o seu povo, Israel, pelo deserto por 40 anos, por uma caminho circular saindo do Egito em direção à Terra Prometida, quando simplesmente podia tê-los guiado numa linha reta. Por que? A própria Bíblia responde: "E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus tem te conduzido durante estes quarenta anos no deserto, a fim de te humilhar e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos." (Dt 8.2) O propósito de Deus era provar o Seu povo, de forma que cada pessoa (e não Deus, que é onisciente, ou seja, tem todo o conhecimento) visse, na realidade, o estado do interior do seu coração quanto à fidelidade ao Senhor. Eles precisavam ver o seu real estado espiritual, cada um deles, fim de que pudessem buscar ao Senhor para tratamento de suas mazelas. Afinal, o médico só é procurado quando sabemos que estamos doentes ou que potencialmente podemos ficar doentes. O propósito de Deus era fazer bem a eles! (8.16)


É preciso deixar bem claro que provação não é tentação. Deus a ninguém tenta, é o que diz a Bíblia; cada um de nós é tentado por nossas próprias concupiscências, por nossas cobiças interiores. Na prova, as nossa real natureza surge, aflora, ficando evidente o nosso real estado espiritual; nesse processo, fica muito claro quais são as nossas dificuldades interiores, as nossas tentações, as quais devemos orar e resistir para não cairmos em pecado e em condenação. Tiago declara: "Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte." (Tg 1.13-15)


O objetivo final da prova é, invariavelmente, sermos aprovados por Deus - quer naquela prova específica, quer num contexto mais amplo - ainda que nem sempre o crente obtenha a aprovação. Todas as coisas cooperam para o nosso bem, inclusive as provas. Sobre isso, Tiago declara: "Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam." (Tg 1.12) Provação, aqui do grego "peirasmos", "colocado à prova" (pela experiência do bem, pela experiência do mal, solicitação, disciplina ou provocação, adversidade) é algo que traz bênção, que traz felicidade, para aqueles que obedecem, suportam, perseveram pacientemente a prova. A recompensa da prova, aqui revelada, é tanto presente quanto futura; o homem que se mantém firme é verdadeiramente feliz agora, mas também receberá a coroa da vida.


Se você, querido(a) leitor(a), é um crente fiel, você será posto(a) em prova. Se você deseja mais de Deus, se você quer aumentar a sua fé, ou quer ser mais semelhante ao Senhor Jesus em seu caráter e vida, saiba que há uma prova (ou mais) reservada para você. Deus provará você e, durante a prova, será revelado aos seus olhos com toda clareza as áreas de sua vida que você precisa entregar nas mãos do Senhor, aquelas que você ainda não submeteu ao senhorio do Cristo. A luz gerada pelo fogo da provação iluminará todas as áreas de sua vida, revelando aquilo que até então estava oculto aos seus olhos, aquilo que você sequer considerava como importante. A prova é fácil? Não, não é. Sofrer privação, especialmente num mundo onde a abastança e a passividade são ensinados como ideais para uma vida próspera e feliz, onde o sucesso de alguém é medido por sua estabilidade social e econômica, se revela como algo muitíssimo ruim e doloroso. Não são poucos aqueles que diante da prova cogitam intensamente em "entregar os pontos" e "dar um jeitinho" para resolver a situação; infelizmente, muitos são os que não resistem e assim agem, sendo reprovados por Deus. Na prova, a nossa velha natureza agita-se, buscando a todo custo livrar-se desse estado. Isso é comum. Porém, ceder a estes impulsos, utilizando-se de subterfúgios anticristãos, não é o "padrão de resposta" que Deus espera de cada um de nós.

A prova traz consigo abundância de lágrimas; ela deve produzir em nós abundância de orações intensas, de busca incessante de Deus e de renovação e estreitamento da comunhão no Corpo. Fugir da prova é impossível; você só poderá ser aprovado ou reprovado, nunca evitar a prova. Assim, se você está sendo provado(a) por Deus, entregue-se imediatamente nas mãos Dele, em orações e súplicas no Espírito Santo. Essa prova não vai destruir a sua vida, nem arruinar os seus sonhos e projetos. Ela vai aperfeiçoar a sua vida! Isso mesmo: a prova serve para seu treinamento para a Obra de Deus. Ela ensina, na prática, aqueles valores e caráter grandiosos que todos nós devemos possuir, como a humildade. Somente debaixo da potente mão de Deus é que vemos a nossa pequenez, a nossa fragilidade e a inutilidade e loucura da soberba e do orgulho. São nesses momentos que aprendemos, na prática, que aquele que se orgulha é falto de entendimento, de juízo. Do mesmo modo, aprendemos que a Igreja tem um papel primordial em nossa vida cristã, pois é nela que recebemos o consolo do Espírito a partir da comunhão com nossos irmãos; é nela que somos fortalecidos pelas orações e pela Palavra de Deus, é nela que tudo o que outrora parecia estranho passa a fazer sentido diante dos nossos olhos.

Amado(a), se você está passando pela prova, não resista a Deus. Saiba que essa prova tem duração definida e que ao final dela o Senhor trará a Sua bênção sobre sua vida. Se, porém, você foi provado e fracassou, volte para o Senhor, quebrantado e contrito; volte para a Casa de Deus, para a comunhão da Igreja. Permita-se novamente ser exortado e edificado por Deus a partir daqueles que Deus instituiu verdadeiramente na Sua Casa para este mister. Você foi reprovado, mas não foi rejeitado, assim como Israel muitas vezes foi reprovado por Deus, mas jamais e em momento algum foi ou será rejeitado pelo Senhor. O Senhor ama Seu povo Israel e eu e você, crentes gentílicos, somos parte do Israel de Deus. Venha, com mágoas e feridas, venha com frustrações e desapontamentos, mas venha! Não importa se você se considera um galho seco, pois o Senhor pode fazer você florescer novamente!

"Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam." (Tg 1.12)

7 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite. Estou lendo esse texto às 00:00 hs, neste momento estou sem sono, pensando se o que estou vivendo em minha vida é uma provação ou apenas circunstâncias às quais não conseguiria deixar de vivenciar... mas tenho fé do tamanho de um grão de mostarda e sei que com ela conseguirei remover montanhas! Senhor eu tenho fé, mais aumentai a minha fé!!! ��

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Estou faz bastante tempo sendo provado, confesso que no início resisti e pensei não ser uma provação, apenas uma situação complicada que logo passaria, mas li bastante e tenho procurado me aproximar mais Dele pois devido a muitas bênçãos permitidas por Ele quando eu ainda era próximo e mais temente, porém com o passar dos tempos fui me afastanto como jamais deveria ter feito e me perdido as tentações que o mundo oferece, e achava-me auto-suficiente, e Ele tem me provado, onde você acha que é o seu melhor, onde vc acha ser invencível e infalível, Ele mostra que não! Você não é nem será,
Ele te faz vê como vc é egocêntrico, fraco, incapaz e que sem Ele você nada é! É preciso muita firmeza, oração e principalmente fé, pois na provação, muitas vezes vc é humilhado, passa por situações onde vc achava que jamais passaria, ou chegaria a tanto... Mas de certa forma te faz ter outra visão, te molda uma forma onde você será aprovado pela perseverança e mostrando a Ele quem realmente vc é, quando não é ninguém
qnd está desnudo e desiludido, como realmente e até onde vai a tua fé, pois na adversidade é onde seus sentidos são expostos e vc mostra qual a sua real face, pois ter fé na prosperidade e na saúde é facil, no contrário é dificil demais!
Que Deus abençoe a todos que passam por este momento, sexta-feira 5:02 da manhã,mais uma noite sem dormi, orei, li a bíblia e cheguei a este site compartilho aqui meu momento...

Douglas 30 anos...
A Paz do senhor irmãos!

Anônimo disse...

A Paz de Cristo.

Excelente texto...senti Deus falando ao meu coração, de verdade. Sei que estou passando pelo deserto, sendo provado...mas acredito que o Deus de Israel irá fazer eu entrar na terra prometida e dará fim ao meu deserto e ao seu deserto. Louvado seja o nome do Senhor pelas provações!!!!!!!

Unknown disse...

26 de janeiro de 2021. Em plena pandemia do corona vírus,eu,meu esposo e meu filho,passamos por uma provação muito grande,na área financeira. Tínhamos uma vida próspera,hoje, só a nossa fé restou! Confio continuamente em Deus e na Tua misericórdia. Oro mais do que nunca,comecei a jejuar,suplicar e clamar a Ele,sem dúvida,me aproximei muito dEle e agora entendo que tudo isso, é provação. Que Deus seja louvado sobre todas as coisas e sobre TUDO! GLÓRIA A DEUS! SE ESTAMOS SENDO PROVADOS,VAMOS AGUENTAR PARA SERMOS APROVADOS PELO REI DOS REIS! ALELUIAAAA!!!! 🙌🏼✨

Davi disse...

Boa tarde,nem sempre e fácil discernir realmente se estamos sendo provados,contamos no final com a infinita misericórdia de Deus através de Jesus que esteve aqui na terra e sabe oque e realmente ser humano.

Unknown disse...

Obrigada Deus pelas provações e nos de fe força para vencelas em nome de jesus