terça-feira, 12 de julho de 2011

Bullying na Igreja.



Bullying! Na “igreja”, não!


Este é um tema atual, muito debatido na educação, o fato é que o Bullying não só tem invadido as escolas como também as igrejas.
Como será que Deus tem Observado tudo isso???
Onde nós como cristãos devíamos ser Adolescentes,Jovens e Adultos diferentes do mundo, luz para as trevas e chegamos a ser pior que muitos que estão nela.
Muitas vezes envolvidos em ministério na igreja, dizendo ser '' Usado por Deus '' e emprestando a boca para o diabo!
Sim, pois quando tratamos o nosso irmão com indiferença, despreso, e humilhamos ele com palavras e gozações, estamos praticando o Bullying.
Este texto abaixo é pra você refletir, será que você tem sido alvo do Bullying??
Ou você tem sido o autor do Bullying???

Você já recebeu apelidos? Já “zoaram” com você? Já foi vítima de fofocas, humilhação? E você, já apelidou alguém? É! Caros irmãos, provavelmente já foram vítimas de Bullying e também vitimaram alguém. Vejamos o texto a seguir: “Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais..., odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente... seus irmãos, pois, o invejavam... tiraram dele sua túnica... e lançaram-no na cova... e o venderam...”, (Gn 37). Sim, estou falando do jovem José, em sua amarga vivênca, e esta, tipifica um grande exemplo de bullying na Bíblia, pois, por meio da inveja e ódio de seus irmãos, o violentaram psicologicamente, através da humilhação, roubando dele muitos direitos. Bem! Mas neste caso ele conseguiu suplantar os efeitos do bullying, pois estava na presença de Deus, e sua história virou sucesso!

Bullying é um termo inglês com várias conotações, entre elas: atormentar, apelidar, perseguir, humilhar, fofocar, desprezar..., ou seja, é um conjunto de comportamentos “agressivos” intencionais e repetitivos que ridiculariza o outro, causando-lhe sofrimento de dor. Descrito por atos de violência física e/ou psicológica, realizados por um ou mais bully (agressor/ valentão). Estes atos podem ocorrer em qualquer lugar (inclusive pela net, chamado: Cyber Bullying – ex: comunidades falando mal de alguém), e ultimamente tem sido muito divulgado na mídia, devido seus episódios em escolas, demonstrando as trágicas conseqüências, como os danos psíquicos nas vítimas, especialmente em adolescentes. E quando tais traumas não ficam bem resolvidos, poderá repercutir em uma vida angustiada, estressada, com baixa auto-estima, de auto-flagelo, podendo desencadear uma severa depressão, e até um suicídio. É muito sério!



Infelizmente as “igrejas” estão repletas de bully’s, que vivem fazendo brincadeiras sem graça, maldosas, desrespeitosas, que tem deixado irmãos tristes; e sem falar nas fofocas, no apontar de dedos, trazendo constrangimentos. Até podemos citar em João 8 o caso da mulher adúltera, em que os escribas e fariseus humilharam-na, “apontado o dedo”, querendo apedreja-la; mas como sabemos, Jesus desaprovou a atitude desses bully’s. E é certo que Ele abomina qualquer comportamento que leve seus filhos ao ridículo, que os deixe tristes, pois somos a “meninas de olhos de Deus”.
O cristão precisa aprender que alguns comportamentos devem estar enterrados com o “velho homem”, deixando aflorar o “santo” da nova criatura (II Co 5:17). Por isso tomemos cuidado com o excesso de “brincadeiras”, sempre prestando atenção se não estamos magoando nosso próximo com tais.
É preciso também ensinar as crianças/ adolescentes desde cedo a respeitar os demais, suas diferenças, gostos. Pois o que se vê, muitas vezes no meio cristão, são filhos (até os bem pequeninos) reproduzindo “bricadeirinhas do mal” dirigidas a irmãos, como: “hum, parece uma gazelinha”, “olha o orelhudo”, e aí vai... gordo, magrelo, dentuço, careca... Tudo vira motivo de gozação e, em resposta, risos e piadinhas, ou seja, o “ponto fraco” da pessoa é ressaltado na frente de todos; e isso é considerado bullying. “Ensina o teu filho no caminho em que deve andar e quando crescer não se desviará dele”, (Pv 22:6).

O bullying, o desprezo, a indiferença, a fofoca, a exclusão, a ridicularização, o preconceito, a humilhação, as piadinhas... tenha o nome que for, nada mais é que a ausência de amor.
Por isso, ao compreender um pouco sobre essa “violência”, possamos fazer como Jesus fez na história da mulher adúltera. Defender quem sofre desse mal, indo contra todos que o praticam, e deixar os Princípios de Deus reinar em nossas vidas, como bons despenseiros de Sua Palavra (I Co 4:1; I Pe 4:10), que carregam em seus lábios palavras que edificam, (Ef 4:29-32).

 "Quanto menos aquele, que não faz acepção das pessoas de príncipes, nem estima o rico mais do que o pobre; porque todos são obra de suas mãos." ( 34:19)

Este texto foi extraído do Jornal AThos, um jornal lido pelos cristãos.
Segue abaixo o link.

http://www.jornalathos.com.br/colunistas.php?cat=6&subcat=22&id=515

5 comentários:

SerrãoKal disse...

Nos deparamos muito com determinados tipos de preconceitos minha irmã, suas palavras são de Deus.Confesso que alguns dias atras sofri algumas descriminações, mas o que mais me chamou a atenção foi o fato de ser um Pastor. Fiquei muito triste e estou tentando superar. Obrigada! Deus te abençoe.

Carla disse...

Deus te ajudará a superar, ele está contigo e te ama, bjos, e fico feliz com suas visitas no blog!

Unknown disse...

Sou motivo de bulling onde congregava por isso uso o termo no passado. Porque o bulling me impedi de congregar onde sou membro. Fazem isso pq pequei quando estava separada(não divorciada) do marido, praticando pecado de (adultério) jovem solteiro e novo convertido. Confessei rapidamente meu pecado e fiquei disciplinada, no tempo inferior pq havia confessado. As pessoas da minha igreja qye fazem bulling contra mim. Se reuniram a orientar o jovem a ir na igreja central me denunciar pra o Pastor geral me disciplinar corretamente. E por isso fui chamada no escritório dessa igreja centtal e fui muito humilhada verbalmente. E o jovem gravou um audio dessa reunião e trouxe pra igreja toda ouvir. E desde então sumiu da igreja. E pir causa disso estou sofrendo bulling. Sou constantemente apontada, criticada, desprezada, rejeitada, caçoada,defamada. E vou muito pouco nessa igreja. Me sinto muito mal com os cochichos deles, meus irmãos em Cristo. E com isso prejudicaram ate meu dirigente. Retirando ele dessa congregação sem dar satisfação. E hoje o mesmo esta defamado, sofrendo calúnias e difamações ao meu respeito. Dizem que o mesno perdeu o cargo de dirigente pq estava em adultério comigo, isso é mentira. Peço oração pela minha vida, pois nao pretendo desistir da comunhão com Deus. E não pretendo sair dessa igreja. Vou perseverar ate o fim em nome de Jesus.

Silvana disse...

É preciso lembrar que o bully (a pessoa que escarnece, zomba, humilha e maltrata o outro), esta pessoa já é mencionada nas escrituras; todas as vezes em que você le versículos sobre o perverso e o escarnecedor, esses são sinonimos de bullyes. E esses individuos mesmo estando na igreja agem como filhos do diabo, porque ninguém empresta a sua boca para o diabo; ele a toma para si, e toma a pessoa toda. O Espírito Santo não habita no coração do perverso porque a palavra arrependimento em grego metanoia (mudança de mente), ou seja, você se despoja do homem velho carnal e se reveste do novo homem que anda em amor, certo? Não é óbvio isso? O perverso é aquele indivíduo que sempre vai negar, é um narcisista em si mesmo e Deus trata com esses indivíduos cedo ou tarde. Para concluir, o joio está no meio do trigo, a fé não é de todos, e nem todo o que me diz Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus.

Anônimo disse...

O bullyng realmente pode atrapalhar muito a comunhão com Deus e com os irmãos, e deve ser combatido.Parabens pelo texto.