quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O QUE PARECE SER O PIOR LUGAR, SE TORNA UMA FÁBRICA DE CAMPEÕES.






Baseado no livro de Juízes 11, Deus me ensinou uma grande lição hoje e quero compartilhar com vocês.


Relata a história de um homem chamado Jefté, eu quero provar para você que o destino de sua origem ou de seu meio não precisa ser terminal na sua existência.
Esta é a história de um menino judeu que nasceu “na zona” e terminou “na corte”! Nasceu e viveu sem dignidade, mas acabou a vida como JUIZ DO SEU POVO, o mais alto cargo daquela época!

Jefté era um homem que carregava consigo uma marca que não queria cicatrizar, pelo menos aos olhos do mundo ao seu redor: ERA FILHO DA PROSTITUTA!
Era um guerreiro corajoso, mas ERA FILHO DA PROSTITUTA. Currículo pesado para quem quisesse ser grande na vida!
Seus irmãos o rejeitaram e o expulsaram de casa por que ERA FILHO DA PROSTITUTA
Foi obrigado a viver entre marginais, pois só ali havia lugar para um rejeitado filho da prostituta; filho do pecado, filho da iniqüidade, do preconceito, do desamor, da crueldade humana que vende e compra o corpo humano como um objeto.
Mas um dia o sol da justiça raiou na vida de Jefté. Os terríveis amonitas fizeram guerra contra Israel e assim como nos tempo de Davi e Golias, não havia quem liderasse o povo judeu. Jefté aceitou a oferta desde que fosse feito Juiz de Israel após a vitória. Deus lhe deu a vitória e Jefté venceu o estigma do destino.
O Novo Testamento lhe coloca na galeria dos heróis da fé!

TRÊS CONSELHOS BÁSICOS AOS JEFTÉS DA VIDA.

1. NÃO SE DEIXE ARRASAR PELAS CIRCUNSTÂNCIAS DA VIDA PELAS QUAIS VOCÊ NÃO É O RESPONSÁVELa. Se eu não pedi isto para minha vida eu não devo me arrasar por isto. Jefté não se limitou por seu filho de uma prostituta. Vamos construir um templo, pode achar que é pretensão de paraibano metido...b. Não permita que as circunstâncias sejam determinantes para seu futuro. A vida não pode lhe derrotar se você chamar Deus para sua frente e lutar com ânimo...”eu venci o mundo...”c. A maioria das pessoas está presa a sua sorte...sou feio, sou baixinho, nariz muito grande, filho de um pai alcoólatra, mãe prostitua. Seu papel é mostrar que as forças do destino cruel não prevalecem na sua história.d. O Que Deus honra ninguém desonra...não seja um Jefté de braços cruzados

2. NÃO DESPREZE O TEMPO DE EXÍLIO.

a. Jefté usa o tempo entre os marginais para aprender a lutar com eles. O que você tem aprendido no exílio da vida, quando pessoas lhe menosprezam?

3. QUANDO DEUS ABRIR A PORTA QUEIRA O MELHOR.
Jefté bradou, Quero ser Líder, quero ser cabeça. E você? Mercador de pérolas vendeu tudo por uma pérola de maior valor.


Jefté foi expulso para TOBE, que foi como uma fábrica de campeão.

Todos grandes líderes passam por essa olaria de Deus.
Ninguém será aceito antes de ser rejeitado.
Paulo passou anos em TARSO.
Davi estava na CAVERNA DE ADULÃO.
Elias no RIBEIRO de queriate e na CASA DA VIÚVA.
Jeremias no CALABOUÇO.
José na CISTERNA e na PRISÃO.

O QUE PARECIA SER O PIOR LUGAR SE TORNOU PRA ELES UMA FÁBRICA DE CAMPEÕES!

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O nosso Deus não nos retirará nenhum bem!

"Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão.SENHOR dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança."Salmos 84:11-12 Porque o Senhor é a nossa luz e o nosso escudo.Ele ama e honra os que fazem o que é certo e lhes dá tudo o que é bom.

Dois atributos de Deus "SOL e ESCUDO".
 Sol significa Luz, certeza, exatidão, imutabilidade e única saída.
Pois todos os dias o sol nasce, nada pode mudar este acontecimento a não ser o próprio Deus.

Escudo Significa, proteção, livramentos e defesa, o nosso Deus é o que todos os dias no protege, livra e nos defende todos os dias.
A partir do momento em que o homem rejeita a confiança em carros, cavalos, conselhos, palavras sem garantia, e colocam o Senhor não só com Salvador, mas como Senhor a promessa deste Salmo se cumpre na vida do ser humano. Abrimos mão de tudo o que possuímos e preparamos o coração para receber o melhor de Deus. Ação esta que só trará benefícios, e jamais arrependimentos.

“Andar na retidão” significa ter uma vida espiritual eficiente e funcional. E contar com o apoio constante da providência divina. O Salmista diz isso, da seguinte forma: “O Senhor é um sol e escudo: o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão” (Sl 84:11). Qual de nós não experimentou alguma forma de insucesso na própria vida? Momentos em que o planejamento detalhado não deu certo e foi por água abaixo? Quando isto acontece, ficamos com a impressão de que orar é inócuo e de que nossas necessidades nunca são supridas pelo Senhor.

A Bíblia, porém, afirma que o Senhor Deus “não negará bem algum aos que andam na retidão”. Examinando o sentido desta promessa, aprendemos que ela foi feita com duas partes interdependentes. A primeira parte enfatiza “andar na retidão”. Em vários contextos, a Bíblia nos diz que não fomos feitos para viver desordenadamente.
Nossas tentativas de reduzir a vida espiritual à pequenez de nossas paixões humanas sempre terminam em fracasso.

Por outro lado, nossas tentativas honestas de procurar obedecer ao Senhor da Bíblia sempre terminam em bênçãos. O Senhor não pode negar a Si mesmo. Quando nós O buscamos, de coração sincero, Ele não nega Suas bênçãos. É um bem que Ele não pode negar.


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Confie no tempo de Deus pra sua vida.


Confie no tempo de Deus

Quanto a mim, confio em ti, Senhor. Eu disse: tu és o meu Deus. Nas tuas mãos, estão os meus dias… (Salmos  31.14-15)
A confiança requer que você coloque sua agenda nas mãos de Deus, crendo que o tempo dele é perfeito para todas as coisas em sua vida. Sua natureza humana quer que as boas coisas aconteçam imediatamente, não mais tarde. Mas você aprende a crer e a esperar que as coisas aconteçam no tempo perfeito de Deus à medida que amadurece na vida cristã.
Confiar em Deus freqüentemente significa não saber como Ele irá realizar algo e quando Ele o fará. Mas não saber “como e quando” fortalece sua fé e lhe ensina lições de confiança. Lembre-se: a confiança não é herdada, é aprendida. O tempo desempenha um papel importante para aprender a confiar em Deus. À medida que você experimentar a fidelidade do Senhor, vez após vez, desistirá de confiar em si mesmo e colocará sua vida nas mãos habilidosas de Deus. Esse é um lugar maravilhoso para estar!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Não permita que a dor lhe tire a alegria.


Não permita que a dor lhe tire a alegria.


Sabemos que todas as coisas cooperam (ajustam-se num plano) para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.  (Romanos 8.28)
A vida é cheia de situações injustas que podem criar um grande sofrimento para você, especialmente em seus relacionamentos com outras pessoas. Você experimentará algum sofrimento e dor, mas não tem de permitir que essas experiências destruam sua alegria. Você nem sempre pode escolher o que acontece em sua vida, mas pode escolher como vai reagir a isso.
Se você foi ferido, Deus pode tomar as experiências ruins e fazê-las trabalhar para seu bem. Crer nessa verdade é uma decisão positiva que pode ajudar a interromper sua dor. Escolha aprender por meio das experiências dolorosas, em vez de desperdiçar seu sofrimento ao permitir que isso o torne amargo. Uma forma de fazer isso é vencer o mal com o bem ao assegurar-se de que você não está ferido com os outros. É um bom lugar para começar!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Saia da sua tenda!! Levante a cabeça!!



“Depois destes acontecimentos, veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande. Respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro. A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro. Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade.” (Gênesis 15. 1-5)

Muitos de nós já conhecemos a história de Abraão. Deus separou e chamou Abraão de Ur dos Caldeus, na Mesopotâmia, e o enviou para uma terra que Ele ainda mostraria.Deus é um ser que conversa, que interage e dialoga com seus filhos. Abrão teve vários diálogos com Deus. Mas três diálogos foram os mais marcantes.No primeiro dialogo que Abraão teve com Deus lhe fora feita a promessa: “De ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!” (Gênesis 12.2).

Deus sempre procura trazer este fato a memória de Abraão, demonstrando que em todo tempo é necessário lembrar do que Ele nos prometeu porque temos uma tendência a nos esquecermos das promessas do Senhor.Em seu segundo dialogo Deus mostra a Abraão a extensão da promessa: “Disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se separou dele: Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente; porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre.” (Gênesis 13.14-15).

Deus diz para Abraão levantar os olhos e olhar a partir da posição que ele estava. Aqui aprendemos que a promessa de Deus se cumprirá independentemente da posição ou local que estejamos. É a partir do lugar que você se encontra que Deus vai lhe abençoar. Não precisa ficar correndo de um lado para outro.A mensagem do Senhor para nós aqui no segundo diálogo é: Acalme o seu coração! Deus está dizendo: Eu vou levar você aos lugares onde eu quero que você esteja, à condição de bênção que eu, o Senhor, preparei para você.O texto base desta mensagem trata do terceiro dialogo que Deus teve com Abraão, seu escolhido.

 Depois de vários acontecimentos Deus aparece novamente a Abraão em uma visão, mas este começa a demonstrar a angustia que lhe apertava o peito por ver se distanciar a promessa de Deus.Diz o texto que: “Veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abraão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande.”Em vez de Abraão reagir positivamente a esta promessa do Senhor, ele ficou inquieto e declarou sua inquietação ao Senhor.

Diz o texto que “respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro.”Mas Deus nunca deixa seus amados sem resposta. Diz o texto que “A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro. Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade.”Abraão, mesmo diante do Deus Todo-Poderoso, não teve medo de compartilhar daquilo que estava dentro do seu coração.

 Ele não caiu na armadilha do auto-engano, nem tentou enganar a Deus.Às vezes tentarmos enganar a nós mesmos com auto-sugestões, e, muito pior, tentamos enganar a Deus que sabe de todas as coisas. Podemos até enganar as pessoas e a nós mesmos, mas nunca conseguiremos enganar a Deus.Não tenha receio de abrir o seu coração para o Senhor. 

Deus não quer ouvir apenas as nossas palavras de gratidão e louvor. Ele também quer ouvir os nossos lamentos. E creia-me: Não existe melhor ouvinte do que o Senhor!Já era tarde da noite e Deus diz para Abraão sair para fora de sua tenda. Abraão talvez tenha tentado olhar ao seu redor, tentou enxergar novamente como no segundo diálogo com o Senhor, mas desta vez ele se depara com grandes trevas.Talvez hoje estejamos em situação semelhante à de Abraão. Tentamos nos lembrar das promessas, mas só vemos escuridão, um vazio, parece que a promessa acabou.

Na verdade a promessa nunca acabará, o que sumiu foi a visão, Abraão não conseguia olhar como anteriormente, e o mesmo pode estar acontecendo com você. A promessa de Deus não cessou, não importa o quanto você tenha errado, Deus continua Fiel para cumprir as suas promessas em sua vida.Após tirar Abraão da tenda, Deus o ordena a Abrão que olhe para o céu, que é o lugar acima de todas as circunstâncias. 

As trevas da noite no deserto parecem não importar. Agora o que se vê é um céu todo estrelado. Parece pintado pelas mãos de um grande artista e o que era duvida se tornou certeza no coração de Abraão.Saia da sua tenda! Saia do lugar que limita a sua visão.

 Quando tudo parecer trevas ao seu redor olhe para cima, para o lugar de onde veio a sua promessa. Deus quer que você volte a enxergar as coisas como você as enxergava antes, tudo pode ter mudado, mas as promessas continuam as mesmas.Porque parar se Deus quer que continue? Volte a sonhar com as promessas do Senhor. 

Volte a enxergar as bênçãos do Senhor na sua vida! Tudo que te falta para alcançar seus objetivos, Deus suprirá. O Senhor possui tudo e muito mais e não poupará recursos para te ajudar a chegar no lugar que primeiramente nasceu no coração de Deus para depois ser plantado no seu coração.

Saia da sua tenda! Levante a cabeça, olhe para o alto e veja que as promessas do Senhor continuam vivas. Deus está restaurando a sua visão porque a visão não morreu.


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Deus está no controle de tudo, em todo momento e circunstâncias!


TEXTO: Dn 2;21 é ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos
sábios e entendimento aos
inteligentes.

O tempo, o que é o tempo, para Imanuel Kant o tempo é a passagem de acontecimentos no espaço corrido ou em andamento. 

Deus é quem exerce o dominio e execução das mudanças, seja ela no tempo propriamente dito, ou em nossas vidas. 

O tempo do homem ou tempo kronos, é aquele que passa com acontecimentos que marcam nossa vida, como adolescencia, juventude e velhice. Em alguma parte destes tempos podemos ter acontecimentos que podem mudar o rumo da nossa história.

 O tempo Kairós, ou tempo de Deus, que é atemporal não passa, para este tempo passado, pressente e futuro são a mesma coisa pois ele não é cronometrado como o nosso, ele é projetado por Deus e por ele dominado. Iremos falar um pouco destes tempos neste ligeiro comentário a seguir.

1.A inquietude do homem
1.1 todo homem nascido de mulher é inquieto, e vive breve tempo. Jó 14;1
1.2 Deus não precisa de tempo para te observar, para ter um juízo sobre ti. Ele sabe quem tu és, teu assentar teu levantar. Jó 34:23 Pois Deus não precisa observar por muito tempo o homem antes de o fazer ir a juízo perante ele.
1.3 O tempo de estar calado. Isaías 42:14 Por muito tempo me calei, estive em silêncio e me contive; mas agora darei gritos como a parturiente, e ao mesmo tempo ofegarei, e estarei esbaforido. Deus fala.
1.4 O que olha o tempo nunca semeia. Semeia porque Deus Dara resposta. Ec 11;4 Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.


2.Tempo de dor.
2.1“aquele em que nada agrada, até um sonho é motivo de luta”Gn 37;5 E teve José um sonho e por isso o odiaram.
2.2 tempo que parece que Deus se esqueceu de nós e a solução é chorar. l Sm 1;10 Ela pois com amargura de espirito orou ao Senhor e chorou abundantemente.
2.3 tempo em que nossos irmãos se levantam contra nós, e se esquecem que nós somos chamados por Deus. 12:1 Falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cuxita que tomara; pois tinha tomado a mulher cuxita.
Números 12:4 Logo o SENHOR disse a Moisés, e a Arão, e a Miriã: Vós três, saí à tenda da congregação. E saíram eles três.
Números 12:5 Então, o SENHOR desceu na coluna de nuvem e se pôs à porta da tenda; depois, chamou a Arão e a Miriã, e eles se apresentaram.
Números 12:10 A nuvem afastou-se de sobre a tenda; e eis que Miriã achou-se leprosa, branca como neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa.
2.4 tempo em que o Queriti seca. 1 Reis 17;7. E a fonte secou. 7 Mas, passados dias, a torrente secou, porque não chovia sobre a terra. Deus sempre tem um milagre maior para realizar.


3.Chega o tempo de cantar.o tempo da nossa vitória.
3.1 O tempo da mesa no deserto. Salmos 23:5 Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.
3.2 o tempo em que planta um e nasce cem. Gênesis 26:12 Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o SENHOR o abençoava.
3.3Chega o tempo em vamos dizer valeu a pena. Cantares 2:12 aparecem as flores na terra, chegou o tempo de cantarem as aves, e a voz da rola ouve-se em nossa terra.


CONCLUSÃO


O domínio do tempo está sob as mãos de Deus, e ele é quem pode virar o nosso cativeiro por isso meu irmão nunca desista ou se entregue, Deus tem um tempo certo para te abençoar, porque não existe quem te conhece melhor do que Deus. E não te esquece. Is 49;15 Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.