quarta-feira, 18 de julho de 2012

Respostas pra quem está sendo provado!


Para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo. (1 Pedro 1:7)


Meus irmãos, tende grande gozo quando passardes em várias tentações. Tg 1:2Porquê estou passando pela prova?", "a prova tá difícil!",  é assim que está vivendo, se questionando, o tempo todo diante das adversidades??




Deus tem uma palavra de resposta pra você agora, tenho vivido dias de muitas provas, e o Senhor Jesus tem me ensinado muito.

Em primeiro lugar quero compartilhar o que seria "provações"... "Ser provado por Deus"??

Significa basicamente um crente em Cristo, fiel ao Senhor, vivenciar uma ou mais privações ou situações adversas de intensidade considerável, por um período de tempo determinado pelo Senhor, com o objetivo de evidenciar, na vida do crente, uma ou mais características ligadas a sua fé (perseverança, dependência em Deus, paciência, fidelidade, domínio próprio, etc).



Na Bíblia, em diversos episódios, vemos Deus colocando à prova seus servos. Por exemplo, Deus conduziu o seu povo, Israel, pelo deserto por 40 anos, por uma caminho circular saindo do Egito em direção à Terra Prometida, quando simplesmente podia tê-los guiado numa linha reta. Por que? A própria Bíblia responde: "E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus tem te conduzido durante estes quarenta anos no deserto, a fim de te humilhar e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos." (Dt 8.2) O propósito de Deus era provar o Seu povo, de forma que cada pessoa (e não Deus, que é onisciente, ou seja, tem todo o conhecimento) visse, na realidade, o estado do interior do seu coração quanto à fidelidade ao Senhor. Eles precisavam ver o seu real estado espiritual, cada um deles, fim de que pudessem buscar ao Senhor para tratamento de suas mazelas. Afinal, o médico só é procurado quando sabemos que estamos doentes ou que potencialmente podemos ficar doentes. O propósito de Deus era fazer bem a eles! (8.16)


É preciso deixar bem claro que provação não é tentação. Deus a ninguém tenta, é o que diz a Bíblia; cada um de nós é tentado por nossas próprias concupiscências, por nossas cobiças interiores. Na prova, as nossa real natureza surge, aflora, ficando evidente o nosso real estado espiritual; nesse processo, fica muito claro quais são as nossas dificuldades interiores, as nossas tentações, as quais devemos orar e resistir para não cairmos em pecado e em condenação. Tiago declara: "Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte." (Tg 1.13-15)


O objetivo final da prova é, invariavelmente, sermos aprovados por Deus - quer naquela prova específica, quer num contexto mais amplo - ainda que nem sempre o crente obtenha a aprovação. Todas as coisas cooperam para o nosso bem, inclusive as provas. Sobre isso, Tiago declara: "Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam." (Tg 1.12) Provação, aqui do grego "peirasmos", "colocado à prova" (pela experiência do bem, pela experiência do mal, solicitação, disciplina ou provocação, adversidade) é algo que traz bênção, que traz felicidade, para aqueles que obedecem, suportam, perseveram pacientemente a prova. A recompensa da prova, aqui revelada, é tanto presente quanto futura; o homem que se mantém firme é verdadeiramente feliz agora, mas também receberá a coroa da vida.


Se você, querido(a) leitor(a), é um crente fiel, você será posto(a) em prova. Se você deseja mais de Deus, se você quer aumentar a sua fé, ou quer ser mais semelhante ao Senhor Jesus em seu caráter e vida, saiba que há uma prova (ou mais) reservada para você. Deus provará você e, durante a prova, será revelado aos seus olhos com toda clareza as áreas de sua vida que você precisa entregar nas mãos do Senhor, aquelas que você ainda não submeteu ao senhorio do Cristo. A luz gerada pelo fogo da provação iluminará todas as áreas de sua vida, revelando aquilo que até então estava oculto aos seus olhos, aquilo que você sequer considerava como importante. A prova é fácil? Não, não é. Sofrer privação, especialmente num mundo onde a abastança e a passividade são ensinados como ideais para uma vida próspera e feliz, onde o sucesso de alguém é medido por sua estabilidade social e econômica, se revela como algo muitíssimo ruim e doloroso. Não são poucos aqueles que diante da prova cogitam intensamente em "entregar os pontos" e "dar um jeitinho" para resolver a situação; infelizmente, muitos são os que não resistem e assim agem, sendo reprovados por Deus. Na prova, a nossa velha natureza agita-se, buscando a todo custo livrar-se desse estado. Isso é comum. Porém, ceder a estes impulsos, utilizando-se de subterfúgios anticristãos, não é o "padrão de resposta" que Deus espera de cada um de nós.

A prova traz consigo abundância de lágrimas; ela deve produzir em nós abundância de orações intensas, de busca incessante de Deus e de renovação e estreitamento da comunhão no Corpo. Fugir da prova é impossível; você só poderá ser aprovado ou reprovado, nunca evitar a prova. Assim, se você está sendo provado(a) por Deus, entregue-se imediatamente nas mãos Dele, em orações e súplicas no Espírito Santo. Essa prova não vai destruir a sua vida, nem arruinar os seus sonhos e projetos. Ela vai aperfeiçoar a sua vida! Isso mesmo: a prova serve para seu treinamento para a Obra de Deus. Ela ensina, na prática, aqueles valores e caráter grandiosos que todos nós devemos possuir, como a humildade. Somente debaixo da potente mão de Deus é que vemos a nossa pequenez, a nossa fragilidade e a inutilidade e loucura da soberba e do orgulho. São nesses momentos que aprendemos, na prática, que aquele que se orgulha é falto de entendimento, de juízo. Do mesmo modo, aprendemos que a Igreja tem um papel primordial em nossa vida cristã, pois é nela que recebemos o consolo do Espírito a partir da comunhão com nossos irmãos; é nela que somos fortalecidos pelas orações e pela Palavra de Deus, é nela que tudo o que outrora parecia estranho passa a fazer sentido diante dos nossos olhos.

Amado(a), se você está passando pela prova, não resista a Deus. Saiba que essa prova tem duração definida e que ao final dela o Senhor trará a Sua bênção sobre sua vida. Se, porém, você foi provado e fracassou, volte para o Senhor, quebrantado e contrito; volte para a Casa de Deus, para a comunhão da Igreja. Permita-se novamente ser exortado e edificado por Deus a partir daqueles que Deus instituiu verdadeiramente na Sua Casa para este mister. Você foi reprovado, mas não foi rejeitado, assim como Israel muitas vezes foi reprovado por Deus, mas jamais e em momento algum foi ou será rejeitado pelo Senhor. O Senhor ama Seu povo Israel e eu e você, crentes gentílicos, somos parte do Israel de Deus. Venha, com mágoas e feridas, venha com frustrações e desapontamentos, mas venha! Não importa se você se considera um galho seco, pois o Senhor pode fazer você florescer novamente!

"Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam." (Tg 1.12)

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Qual o propósito de passarmos por lutas?

 

 

Esta  reflexão está baseada em Deuteronômio 8:1-10.

 

Qual o propósito de passarmos por lutas? 

Passar por lutas é normal e inevitável, sempre passaremos por elas. Outra coisa inevitável é questionar o por quê passamos por lutas ou, por que enfrentamos tantos problemas? Você já questionou o motivo de tantas lutas e provas? Parece que mal saímos de uma situação complicada e já entramos em outras.


Existem dois tipos de lutas. O primeiro tipo é a conseqüência normal de vivermos num mundo marcado pelo pecado e de nossas escolhas erradas. O segundo tipo é fruto das provas que Deus providencia ou permite para nós. Quando este segundo tipo de luta acontece; ou seja, quando Deus requer que nós passemos por lutas, Ele está querendo:

1) Provar o coração. (v.2, 5-6)


Não existe lugar melhor para se provar o coração de uma pessoa, do que, no momento que enfrenta problemas. Nesta hora sabemos em quem ela confia de verdade, se é madura ou não, se reage com tranqüilidade ou se vai se desesperar. Algumas vezes Deus nos leva a passar por problemas para perceber nossas reações e, saber onde está nosso coração. Se estiver passando por lutas lembre-se: Deus está provando seu coração. Ele quer saber se você tem o coração Nele e nas suas coisas.

2) Ensinar a perseverança. (v.3-4)


As lutas produzem em nós a perseverança. Precisamos de perseverança para correr a carreira cristã e recebermos as promessas de Deus, portanto se você estiver passando por lutas lembre-se que elas vão te fazer mais forte e melhor se você tiver perseverança e assim elas te levarão a alcançar as promessas de Deus. Agradeça a Deus pelas lutas.


 

3) Nos dar algo melhor. (v. 7-10)


Deus prometeu uma terra melhor para o seu povo se eles fossem fiéis e confiassem no Senhor. Algo melhor é prometido para quem enfrenta e vence as lutas.

Se você passa nas provas da 2° série da escola, conseqüentemente vai para a 3° série. Assim toda vez que saímos vitoriosos de uma luta, crescemos em Deus. Está passando por lutas? Lembre-se que elas podem te fazer crescer, se você vencê-las poderá alcançar coisas maiores.

Conclusão:


Deus nos leva a passar por lutas porque nos ama, e Ele deseja que sejamos melhores a cada dia. Deus prova nossos corações, gera em nós a perseverança através das lutas para nos dar algo melhor ainda.


Deus abençoe vocês.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Incubadora de sonhos...






Hoje, o Senhor falou pra mim de uma maneira tão especial através de um servo dele.... que os meus sonhos, os meus desejos estavam na incubadora.... e eu fui procurar saber  qual era a função da incubadora.... claro kkkk

 E descobri que sua função é manter as condições favoráveis ao crescimento e ao desenvolvimento do que está sendo incubado.

E aí  fiquei muito feliz em saber que Deus estava me dizendo que estava criando um ambiente Favorável para o crescimento e a concretização dos meus sonhos, e que significa que ele está me assistindo com atenção, está me tratando, me nutrindo para está preparada pra usufruir do que está preparado pra mim lá fora da incubadora, aleluia!!!

O meu milagre já nasceu, só estou sendo preparada para recebê-lo. Glória à Deus.





Libere perdão ao teu acusador!





II SM: Cap 16:5 á 14 depois lá na frente no Cap:19: 16 á 23.

Em 2 Sm 16,5-13, Simei amaldiçoa o rei Davi e o acusa de sanguinário e em 2 Sm 19,16-23 Simei pede desculpas ao rei Davi por tê-lo amaldiçoado quando do primeiro encontro e que por isso não seja castigado.


Simei era da famíla ou da casa de Saul e filho de Gera, e por este motivo estivesse querendo defender o antigo rei Saul e seus filhos que haviam sido mortos. No primeiro encontro em 2 Sm 16,5-13, Simei estava com raiva de Davi, e com coragem o amaldiçoava, lhe atirava pedras e o insultava. Ainda acusava Davi de ter usurpado o trono de Saul, dizendo que Davi tinha sangue em suas mãos (homem de sangue é a tradução literal). Uma provável alusão a forma como morreu o rei Saul, embora Davi não tenha sido o causador direto de sua morte e da morte do filho de Saul, Is-Bosete (Isbaal), que foi morto por Recab e Baana que pensavam assim agradar Davi. Neste primeiro encontro Davi já estava mais velho e se refugiava de seu filho Absalão que havia se revoltado contra ele e tinha o apoio de um grande número de homens que lutavam a seu favor.

No segundo encontro em 2 Sm 19,16-23, Davi está voltando vitorioso da luta contra seu filho Absalão e temos um outro Simei, que vai ao encontro do rei, submisso a Davi e arrependido por tê-lo amaldiçoado e acusado de ser o responsável pela morte de Saul e de seus filhos. Pede desculpas e que Davi não o penalize pelo desacato que ele havia feito quando do primeiro encontro. O rei Davi o perdoa e não lhe dá nenhum castigo.



Essa palavra são para todos que estão sendo apontados, perseguidos e até caluniados, não te preocupa! Deus está vendo, existiu um homem na bíblia chamado Simei, este homem amaldiçoou ao rei Davi com palavras e até lhe atirou pedras, mas Davi o homem segundo o coração de Deus, não lhe retribui com o mal, aleluia...e disse Davi, deixa!!!


Glória a Deus...aconteceu que este homem reconheceu que estava mexendo com um homem escolhido por Deus, e o mesmo veio lhe pedir perdão. Aleluia!!!

Não sei se você está passando por essa situação, mas retribua com o bem, e Deus te exaltará. Amém???
 
Fonte: https://www.facebook.com/#!/clara.vasconcelos.311, acresentada mais alguma mensagem que Deus falou ao meu coração.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Prioridades da Vida do Cristão.

 

 

 

Prioridades da vida



-Tema: VIDA CRISTÃ
“buscai, pois, em primeiro lugar...” Mateus 6.33

-Introdução: Ao fazer um planejamento de vida, precisamos fazer uma ordem das prioridades. O que é mais importante? O que seria desnecessário? O que é urgente? O que é superficial? Ao entender estas prioridades, podemos acertar nas escolhas e ter sucesso na vida pessoal e todas as áreas da existência.

No Sermão do Monte (Mateus 5 e 6), Jesus deixa muitas orientações para uma vida feliz, pois sabia que o ser humano passaria nos últimos tempos por ansiedade e preocupações (Mateus 6.25). As palavras do Mestre parecem refletir a vida moderna no século XXI, onde as pessoas estão estressadas com sobrecarga de atividades e compromissos. Deus não criou o ser humano para viver sob pressão de obrigações que lhe são impostas pelo mundo, por isso manda olhar “as aves no céu” (v.26) e “os lírios no campo” (v.28) para refletir que Deus cuida detalhadamente das necessidades que temos (v.32).

O que é prioridade em sua vida?

Vamos refletir nas palavras de Jesus e entender o que Ele ensinou para ser prioridade em nossas vidas:

1- REINO – o que vem de Deus: “o Seu Reino”

A primeira coisa que Jesus ensinou que deve estar no topo de nossa lista de prioridades é o Reino de Deus. Talvez você pense que o Reino de Deus é algo muito extenso e que Jesus deveria ter esclarecido mais esta questão. Então o que seria o Reino de Deus? Em várias palavras Jesus comparou o Reino de Deus com coisas do dia a dia para ficar muito claro de maneira que todos pudessem compreender.

Nas palavras de Jesus, o Reino de Deus é semelhante a:

-“um homem que lança a semente na terra” (Marcos 4.26)

-“como um grão de mostarda” (Marcos 4.30-32)

-“como o fermento” (Lucas 13.20,21)

-“um tesouro escondido no campo” (Mateus 13.44)

-“um homem que busca boas pérolas” (Mateus 13.45)

-“uma rede lança ao mar” (Mateus 13.47)

-“um pai de família” (Mateus 20.1)

-“um certo rei, que celebrou as bodas do seu filho” (Mateus 22.2)

-“dez virgens que, tomando lâmpadas saíram para encontrar com o esposo” (Mateus 25.1)

Jesus também deixou claro que o Reino de Deus:

-exige arrependimento (Mateus 3.2)

-“nem todo o que disser Senhor, Senhor entrará no Reino de Deus” (Mateus 7.21)

-quem não nascer de novo não poderá entrar no Reino (João 3.3 e 5)

-os salvos recebem as “chaves do Reino de Deus” (Mateus 16.19)

-pertence aos pequeninos (Marcos 10.14) e aos pobres (Lucas 6.20)

-não haverá pecado (Marcos 9.47)

-é preciso ser humilde para entrar nele (Mateus 18.4)

-deve ser recebido como uma criança (Marcos 10.15)

-os que têm amor à riqueza dificilmente entrarão nele (Marcos 10.23)

-quem lança a mão do arado e olha para traz não é apto para ele (Lucas 9.62)

-requer renúncias para quem quiser recebe-lo (Lucas 18.39,30)

-é anunciado por sinais (Lucas 21.31)

-deve ser o tema da pregação da Igreja (Mateus 10.7)

Concluindo, o Reino de Deus pode ser considerado como tudo o que vem de Deus. Por exemplo, a família, a Igreja, a Palavra de Deus, a fé, amor e comunhão com Deus. Jesus disse que devemos orar pedindo “venha o teu Reino” (Mateus 6.10). Isso significa aceitar o domínio do Senhor em nossas vidas.

Se você fizer uma lista de prioridades, coloque em primeiro lugar essas coisas. Nunca priorize objetos e fatos comuns. A família, a Igreja e a comunhão com Deus através de sua Palavra, representam formas práticas do Reino de Deus presente em nossas vidas.

Você tem recebido o Reino de Deus em seus planos?

Coloque o Reino de Deus em primeiro lugar na sua vida!



2- JUSTIÇA – o que é correto: “a sua justiça”

Em segundo lugar Jesus ensina que devemos procurar o que é justo, ou seja, tudo o que é correto e necessário para sua vida. Podemos dar como exemplo disso o trabalho, a saúde, realização emocional, amizades e estudos. Causas sociais de apoio humanitário também é exemplo de justiça que devem ser colocados em nossa lista de prioridades (II Coríntios 9.9).

Jesus prometeu que “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos” (Mateus 5.6). Também alertou que podemos ser “perseguidos por causa da justiça” (Mateus 5.10) e que não adianta ser justo só de aparência como a hipocrisia dos fariseus (Mateus 5.20).

Como podemos saber o que é justo e correto? Jesus nos ensinou “não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça” (João 7.24). Para não ser iludido pelo mundo, conte com a ajuda do Espírito Santo pedindo discernimento para “convencer do pecado, do juízo e da justiça” (João 16.8).

Não é possível encontrar a justiça em nossas vidas sem primeiro ter o Reino de Deus como prioridade, pois somente Jesus deu exemplo “para demonstração da sua justiça, neste tempo presente, para que ele seja justo, e justificador daquele que tem fé em Jesus” (Romanos 3.26). Como filhos de Deus, precisamos aprender a fazer tudo o que é justo (I João 3.10), mas não de maneira legalista sendo justo aos próprios olhos (Eclesiastes 7.16).

Se você tem um negócio, seja justo com seus empregados e fregueses (Colossenses 4.1). Se você é empregado, seja honesto com seu patrão (Colossenses 3.22). Pague seus tributos (Romanos 13.7), quite suas contas (Romanos 13.8), entregue seu dízimo (Malaquias 3.10) e “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” (Lucas 20.25). Evite precipitações em momentos de crise “porque a ira do homem não opera a justiça de Deus” (Tiago 1.20).

Não há nada de errado em desejar formação profissional, cuidar da saúde, estudar, trabalhar, pagar as contas e nutrir relacionamentos saudáveis. Por isso, estas cosias também devem estar em seguida na lista pessoal de prioridades. Sendo coisas justas, certamente serão aprovadas e confirmadas por Deus. Não adianta só confiar em Deus e continuar fazendo tudo errado, também precisa fazer o que é justo e “confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado” (Salmos 37.3).

Você tem buscado o que é justo em seus planejamentos?

Busque o que é correto e Deus te abençoará com certeza!


3- DEMAIS COISAS – interesses: “todas estas coisas”

Em terceiro lugar e poderia dizer que por último na lista de prioridades, Jesus ensinou estarão as demais coisas. No contexto de Mateus 6, Jesus falava de vestes, comida, moradia, e diversas necessidades humanas que muitas vezes geram preocupação. O Senhor Jesus garante que quando cumprimos os dois primeiros itens da lista de prioridades ensinada por Ele que são primeiro o Reino de Deus e depois sua justiça, certamente as demais coisas virão como consequência.

Deus sabe de todas as nossas necessidades (Mateus 6.32), antes mesmo de falarmos (Salmos 139.4). Deus gosta de realizar nossos sonhos se primeiro “agrada-te do Senhor” e depois “Ele satisfará os desejos do vosso coração” (Salmos 37.4). Além disso, devemos primeiro “entrega o teu caminho ao Senhor” e depois “confia nele e o mais ele fará” (Salmos 37.5).

As demais coisas podem ser classificadas como coisas pessoais de segunda importância em relação ao que vem do Reino de Deus e ao que deve ser cumprido como justiça. Exemplo de demais coisas é a comida, as roupas, lugar para morar, coisas que deseja ter como móveis, carro e outros objetos. Embora sejam coisas necessárias para as pessoas, não podem ser a primeira coisa na lista de prioridades.

Se você tem vontade de comprar uma casa melhor, fazer uma reforma ou construção, adquirir um carro, se vestir bem, festejar com amigos e se alimentar bem, não há nada de errado nisso, mas não pode vir em primeiro lugar, “porque o reino de Deus não é comida, nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Romanos 14.17).

Confie que Deus está cuidando de você e sua família, pois “até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados” (Mateus 10.30). Não se preocupe nem fique ansioso com coisas pequenas, mas ore a Deus “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (I Pedro 5.7).

Você crê que Deus cuida de tudo em sua vida, até as mínimas coisas?

Se Deus está em primeiro lugar em sua vida, você também é prioridade para Ele!

Planeje sua vida de acordo com a vontade de Deus!

-CONCLUSÃO: “vos serão acrescentadas”

Certa vez ouvi uma pessoa experiente dizer que ‘tempo é uma questão de prioridade’ e mais tarde cheguei à conclusão que esta palavra é verdadeira. Você tem disposição para tudo o que é de seu interesse. As coisas menos interessantes vão ficando por último e quase sempre não sobra tempo.

Muitas pessoas buscam em primeiro lugar as demais coisas e depois querem que o Reino de Deus lhes seja acrescentado. Mas não é assim que deve ser. Deus não é nosso empregado para nos servir primeiro e depois receber a honra. Nós é que somos ovelhas do Senhor e devemos ir atrás Dele que nos guia à frente. O que tem sido prioridade em sua vida? “porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mateus 6.21).

Jesus sabia que as pessoas nos últimos tempos seriam pressionadas com uma enorme quantidade de coisas para fazer e por isso nos deixou a sabedoria necessária para viver bem. Coloque em primeiro lugar o que pertence ao reino de Deus, em segundo o que é justo e as demais coisas acontecerão naturalmente em sua vida.

Deus quer acrescentar bênçãos em sua vida, mas precisa estar em primeiro lugar acima de tudo para voc

Fonte http://www.esbocosermao.com/2012/01/prioridades-da-vida.html

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Cinge teus Lombos!


Cingir os lombos representa uma preparação para o trabalho.


Queridos(as), neste últimos dias Deus tem usado pessoas para me dizer" cinge teus lombos", e a medida que uma a uma falava, eu comecei a entender que era Deus me dando uma ordem, "cinge teus lombos Filha!"

E comecei ter curiosidade de saber de fato o que era cingir os lombos numa outra visão diferente da que já tinha.

E comecei a estudar sobre isso e quero compartilhar com você.

Três mil anos atrás [...] as mulheres (e os homens) usavam roupas bem soltas. Para realizar trabalhos físicos precisavam segurar a roupa e prendê-la com um cinturão. Só assim poderiam movimentar-se livremente. Esse cinturão por cima da roupa era uma preparação necessária para o trabalho pesado e também para esforços prolongados.

O ato de cingir-se ou de prender a roupa com o cinturão era também um fator psicológico para o trabalho. Da mesma forma que colocar um avental, roupa de faxina, roupa de ginástica, roupa para pintar ou roupa para cuidar do jardim, ou até mesmo arregaçar as mangas, o ato de colocar o cinturão significava preparar-se para o trabalho. Esse ato preparatório e a roupa apropriada incentivavam a atitude de “Vamos lá!” em relação à tarefa do momento.

O cinturão é um símbolo da força mental e física que é adquirida quando se entra na arena do trabalho.

A primeira peça da armadura disponível ao cristão é o cinto, com o qual cingirá os lombos (Ef 6:14). As roupas compridas que as pessoas usavam, poderiam se tornar um empecilho quando precisassem andar mais rápido, correr ou, neste caso, lutar. Por essa razão, usavam um cinto mais ou menos na altura da cintura, para manter suas roupas presas.

Aqui no nosso texto esse cinto é a verdade, e a verdade, aqui, é a “palavra da verdade” (Ef 1:13). Há muita coisa neste mundo que serve como embaraço, nos impedindo de obedecer prontamente (Lc 12:35), correr livremente (Hb 12:1) e viver sobriamente (I Pe 1:13). Mas quando estamos cingidos com a verdade, os ataques de Satanás não nos deixam atrofiados.

O cingir dos rins, ou lombos, é o primeiro passo, segundo a Palavra de Deus, na preparação para a guerra espiritual entre os cristãos e o mundo, compreendida como o papel do serviço do crente para a glória de Deus. No Antigo Testamento o cingir dos lombos é um passo preparatório, ou prévio, a uma tomada de ação relacionada com uma ordem específica de Deus. Aquando da instituição da primeira Páscoa, em antecipação à saída do Egito, Deus ordenou ao seu povo que comesse, mas tendo primeiro cingido os seus lombos, portanto, preparando-se para o que se iria seguir:
"Comê-la-eis desta maneira: os rins cingidos, as sandálias nos pés, e o cajado na mão. Comê-la-eis à pressa. É a Páscoa em honra do Senhor." (Êxodo 12, 11).

Convém destacar que não é a verdade que se cinge de nós; somos nós quem nos cingimos dela. Ou seja, não somos nós quem mantemos a verdade em pé, é o contrário!

Com Isso quero te convidar pra Cingir os seus lombos... Se preparar para  a obra, se preparar para guerra, sabendo que ela não é tua e sim do Senhor, e que és não somente Vencedor, mais, "Mais que vencedor em Cristo Jesus".

O senhor está te convidando para tomar uma atitude, vamos em frente, pois a obra é grande, e ele conta com você!!

Não se preocupe pois ele te capacitará para a obra que escolheu para você, tão somente... te disponha, cinja os lombos!

Carla Araújo.