terça-feira, 26 de julho de 2011

Abandonando a Ansiedade.


Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.(Ec 3)

Deus usa o tempo como um instrumento de aperfeiçoamento, e devemos pedir a Ele que nos ensine a lidar com o tempo, pois o nosso tempo não é o tempo de Deus, na verdade pra nós é tempo e pra Deus é um tratamento em nossa vida para que possamos receber as bênçãos. Isso nos leva a uma outra pergunta: Por que Deus está me tratando? Para que, quando Deus lhe conceder o que lhe prometeu, se torne uma benção, para que seja motivo de louvor e glória a Ele. 
     E não devemos querer ganhar as bênçãos, as promessas que Ele tem nos feito a nosso modo, Deus sabe o momento certo. Quem sabe se Deus te der o que lhe prometeu agora você deixe sua essência, ignore sua família, ou então não tenha mais aquele empenho pela Obra do Senhor como tinha antes. Não se esquece que Ele é onisciente, onipresente e onipotente.

"Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão."    Is 40:31

 Infelizmente não podemos nos esquecer de um terrível inimigo que nos impede de receber as nossas bênçãos. Ele se chama ANSIEDADE, isto é, estado emocional em que há um sentimento de insegurança. A pessoa ansiosa não consegue ver o que e como Deus está trabalhando em sua vida. Um exemplo disso é quantas vezes recebemos uma Palavra Profética de algo maravilhoso que vai acontecer conosco, guardamos aquilo no coração um tempo, dois tempos, três tempos, mas o tempo está passando e nada acontece. Então chegamos a Deus e murmuramos: “Mas o Senhor disse...”, Por que ficamos ansiosos? É porque tiramos os olhos da infinita grandeza de Deus e olhamos para o limite do nosso tempo. O Senhor Jesus Cristo não nos chamou primeiramente para ver e sim para crer, descansar em Suas promessas, pois Ele está trabalhando em nós. “Senhor, tu nos dará a paz, porque és o que fizestes em nós todas as nossas obras” (Isaías 26.12). 

Temos de ter, firmemente em nosso coração, que DEUS NÃO PRECISA DA NOSSA AJUDA. ELE QUER SOMENTE A NOSSA FÉ! 

     Para concluir, o que vai fazer a diferença em nossa vida não é o tamanho da promessa, de sua maravilha ou do tempo que ela irá levar para se manifestar; o que vai fazer a diferença é independentemente disso tudo, se iremos perseverar em seguir o Senhor até o fim. Devemos segui-Lo, independentemente do que estamos sentindo, vivendo, ou recebendo. Quando perseveramos em servir a Deus, as bênçãos vêm e nos alcançam.
 E não tenha dúvida por mais distante possa parecer a sua benção, ela verdadeiramente o melhor de Deus pra você. 


 E esperar em Deus é caminhar, mas é saber que caminhamos debaixo da cobertura e força Dele.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Amigos são bençãos.



Amigos são valiosos, uma das maiores bênçãos que um homem pode ter.

Amigos às vezes pode estar mais perto uns dos outros do que aqueles a quem eles estão relacionados por laços de sangue (família física).
O que a Bíblia tem a dizer sobre os amigos?

I. ESCOLHENDO AMIGOS.

A. Devemos buscar genuínos, amigos verdadeiros, em vez de “bons tempos” amigos. “As riquezas granjeiam muitos amigos, mas ao pobre o seu próprio amigo o deixa” Pv 19:4.
B. Devemos estar cientes que os nossos amigos têm influência sobre nós. “Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído” Pv 13:20.
C. Devemos buscar amigos que nos fará pessoas melhores. “Como o ferro com o ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo” Pv 27:17.
D. Devemos evitar aqueles que terão uma influência negativa sobre o nosso caráter. “Não faças amizade com um homem iracundo, nem andes com o homem colérico, para que não aprendas as suas veredas e tomes um laço para a tua alma” Pv 22:24-25.

II. PRODUZINDO AMIGOS.

A. As amizades devem ser de natureza recíproca. “O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão” Pv 18:24.
B. Não faça uma “praga” de si mesmo. “Retira o pé da casa do teu próximo, para que não se enfade de ti, e te aborreça” Pv 25:17.
C. Desenvolver uma atitude de perdão em relação aos outros. “O que encobre uma transgressão busca a amizade, mas o que renova a questão separa os maiores amigos” Pv 17:9.
D. Ajudar os outros nos momentos de necessidade. “Em todo o tempo ama o amigo; e na angustia nasce o irmão” Pv 17:17.

III. PRESERVANDO AS AMIZADES.

A. Não faça fofocas sobre seus amigos. “O homem perverso levanta a contenda, e o difamador separa os maiores amigos” Pv 16:28.
B. Não trair a confiança do seu amigo. “A confiança em um homem desleal em tempo de angústia é como um dente quebrado e um pé deslocado” Pv 25:19.
C. Evite conduta ofensiva. “Como o louco que solta faíscas, flechas, e morte, assim é o homem que engana o seu próximo, e diz: Fiz isso por brincadeira” Pv 26:18-19.
D. Não se envolver em assuntos financeiros do seu amigo. “Filho meu, se ficaste por fiador do teu companheiro, se deste a tua mão ao estranho, enredaste-te com as palavras da tua boca, prendeste-te com as palavras da tua boca” Pv 6:1-2.

CONCLUSÃO:
1. Quando as amizades são devidamente escolhidas, produzidas e preservadas, amigos pode ser uma das mais valiosas de todas as bênçãos que um homem pode ter.

domingo, 17 de julho de 2011

Confrontando e Vencendo o Inimigo.

Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.

Confrontar e Vencer um Inimigo.

Algo que você precisa entender de uma vez por todas é que Sem o Inimigo não há vitória.
Amigos criam conforto, Inimigos criam promoções!
Quando você pede a Deus uma promoção ele coloca um inimigo na sua vida.
Porque os inimigos são promoção de Deus na sua vida!

Quem seria Davi sem Golias?
O inimigo é uma mensagem divina de promoção.
Deus está dizendo: "Quero te levar a coisas Maiores"

O inimigo te dá em um dia o que seus amigos não conseguem te dar a vida toda.
Quando você vence o inimigo, o que você recebe em um dia é maior do que o que você recebe toda sua vida de todos seus amigos. Porque em cada inimigo está guardado uma recompensa divina.
Ninguém sabe o que existe em você até que o inimigo apareça.
Quando você pede a Deus um futuro ele te traz um adversário, o inimigo!

E o inimigo não é uma parede, mas uma ponte de ouro pra te levar aquilo que você tem pedido a Deus.
O inimigo é aquele que odeia as coisas que você gosta. Mas sem o inimigo você não tem futuro, não ignore o inimigo, não despreze o inimigo que está na sua vida.
Não diga a Deus: "Remove de Mim" Porque se remover vai vir outro tipo pra te dar o que você quer.
Mas diga: "Jesus, ajuda-me a vencer esse adversário."

A diferença entre alguém que não é nada e alguém que é importante é a Vitória sobre o inimigo.
Quando você conquista e vence um inimigo está pronto pra receber o que Deus tem pra sua vida.
Esteja pronto para a batalhar e entenda que confrontar e vencer um inimigo é atingir VITÓRIA!!!





terça-feira, 12 de julho de 2011

Bullying na Igreja.



Bullying! Na “igreja”, não!


Este é um tema atual, muito debatido na educação, o fato é que o Bullying não só tem invadido as escolas como também as igrejas.
Como será que Deus tem Observado tudo isso???
Onde nós como cristãos devíamos ser Adolescentes,Jovens e Adultos diferentes do mundo, luz para as trevas e chegamos a ser pior que muitos que estão nela.
Muitas vezes envolvidos em ministério na igreja, dizendo ser '' Usado por Deus '' e emprestando a boca para o diabo!
Sim, pois quando tratamos o nosso irmão com indiferença, despreso, e humilhamos ele com palavras e gozações, estamos praticando o Bullying.
Este texto abaixo é pra você refletir, será que você tem sido alvo do Bullying??
Ou você tem sido o autor do Bullying???

Você já recebeu apelidos? Já “zoaram” com você? Já foi vítima de fofocas, humilhação? E você, já apelidou alguém? É! Caros irmãos, provavelmente já foram vítimas de Bullying e também vitimaram alguém. Vejamos o texto a seguir: “Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais..., odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente... seus irmãos, pois, o invejavam... tiraram dele sua túnica... e lançaram-no na cova... e o venderam...”, (Gn 37). Sim, estou falando do jovem José, em sua amarga vivênca, e esta, tipifica um grande exemplo de bullying na Bíblia, pois, por meio da inveja e ódio de seus irmãos, o violentaram psicologicamente, através da humilhação, roubando dele muitos direitos. Bem! Mas neste caso ele conseguiu suplantar os efeitos do bullying, pois estava na presença de Deus, e sua história virou sucesso!

Bullying é um termo inglês com várias conotações, entre elas: atormentar, apelidar, perseguir, humilhar, fofocar, desprezar..., ou seja, é um conjunto de comportamentos “agressivos” intencionais e repetitivos que ridiculariza o outro, causando-lhe sofrimento de dor. Descrito por atos de violência física e/ou psicológica, realizados por um ou mais bully (agressor/ valentão). Estes atos podem ocorrer em qualquer lugar (inclusive pela net, chamado: Cyber Bullying – ex: comunidades falando mal de alguém), e ultimamente tem sido muito divulgado na mídia, devido seus episódios em escolas, demonstrando as trágicas conseqüências, como os danos psíquicos nas vítimas, especialmente em adolescentes. E quando tais traumas não ficam bem resolvidos, poderá repercutir em uma vida angustiada, estressada, com baixa auto-estima, de auto-flagelo, podendo desencadear uma severa depressão, e até um suicídio. É muito sério!



Infelizmente as “igrejas” estão repletas de bully’s, que vivem fazendo brincadeiras sem graça, maldosas, desrespeitosas, que tem deixado irmãos tristes; e sem falar nas fofocas, no apontar de dedos, trazendo constrangimentos. Até podemos citar em João 8 o caso da mulher adúltera, em que os escribas e fariseus humilharam-na, “apontado o dedo”, querendo apedreja-la; mas como sabemos, Jesus desaprovou a atitude desses bully’s. E é certo que Ele abomina qualquer comportamento que leve seus filhos ao ridículo, que os deixe tristes, pois somos a “meninas de olhos de Deus”.
O cristão precisa aprender que alguns comportamentos devem estar enterrados com o “velho homem”, deixando aflorar o “santo” da nova criatura (II Co 5:17). Por isso tomemos cuidado com o excesso de “brincadeiras”, sempre prestando atenção se não estamos magoando nosso próximo com tais.
É preciso também ensinar as crianças/ adolescentes desde cedo a respeitar os demais, suas diferenças, gostos. Pois o que se vê, muitas vezes no meio cristão, são filhos (até os bem pequeninos) reproduzindo “bricadeirinhas do mal” dirigidas a irmãos, como: “hum, parece uma gazelinha”, “olha o orelhudo”, e aí vai... gordo, magrelo, dentuço, careca... Tudo vira motivo de gozação e, em resposta, risos e piadinhas, ou seja, o “ponto fraco” da pessoa é ressaltado na frente de todos; e isso é considerado bullying. “Ensina o teu filho no caminho em que deve andar e quando crescer não se desviará dele”, (Pv 22:6).

O bullying, o desprezo, a indiferença, a fofoca, a exclusão, a ridicularização, o preconceito, a humilhação, as piadinhas... tenha o nome que for, nada mais é que a ausência de amor.
Por isso, ao compreender um pouco sobre essa “violência”, possamos fazer como Jesus fez na história da mulher adúltera. Defender quem sofre desse mal, indo contra todos que o praticam, e deixar os Princípios de Deus reinar em nossas vidas, como bons despenseiros de Sua Palavra (I Co 4:1; I Pe 4:10), que carregam em seus lábios palavras que edificam, (Ef 4:29-32).

 "Quanto menos aquele, que não faz acepção das pessoas de príncipes, nem estima o rico mais do que o pobre; porque todos são obra de suas mãos." ( 34:19)

Este texto foi extraído do Jornal AThos, um jornal lido pelos cristãos.
Segue abaixo o link.

http://www.jornalathos.com.br/colunistas.php?cat=6&subcat=22&id=515

domingo, 10 de julho de 2011

Jejum e oração para se ter uma Jornada Feliz!




Durante a nossa jornada, a nossa confiança precisa estar alicerçada no Rei dos reis e assim seremos felizes!


Ao atender um pedido de uma amiga para que orássemos por ela e deixasse uma palavra em seu lar, fui surpreendida com esta palavra maravilhosa, onde Deus falou profundamente ao meu coração e aos de quem estava reunido ali, foi muito interessante
Pois não tinha dimensão de como Deus iria me responder naquele momento.

Havíamos comentado sobre alguns assuntos, e Deus confirmou positivamente sobre tudo.
Como é bom nos reunimos com os nossos amigos e irmãos em Cristo e conversar sobre o Senhor e sua palavra, coisas que venham edificar uns aos outros.
A Prova disso é a presença de Deus em nosso meio, nos exortando e nos alegrando.

Vejamos agora o que Deus nos falou ao coração...

 Então apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos perante o nosso Deus, para lhe pedirmos jornada feliz para nós, para nossos filhos e para tudo o que era nosso. 22-Porque tive vergonha de pedir ao rei, exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo no caminho, porquanto já lhe havíamos dito: a boa mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas a sua força e a sua ira contra todos os que o abandonam. 23-Nós, pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus, e ele nos atendeu. 

Esdras 8.21-23"

Assim tomamos conhecimento do objetivo de Esdras. A viagem até Jerusalém! Essa viagem era extremamente longa, cheia de imprevistos e de ataques de grupos inimigos e por isso o jejum como preparo para a viagem. Se olharmos para a realidade dos nossos dias vamos ver que o valor do jejum nas práticas religiosas evangélicas tem caído de moda e pós-modernamente tal prática tem causado mais mal do que bem, pois a maioria dos grupos religiosos tem invertido a ordem dos objetivos do jejum. Esdras porém, age de forma diferente e se propõe a fazer um jejum porque já havia dito ao rei que o seu Deus cuidaria dele e de seus companheiros, de maneira que agora teve vergonha de pedir soldados para a sua proteção. Assim Esdras apregoa um jejum, a fim de se humilhar perante o Senhor, para lhe pedir uma jornada feliz para eles, para os seus filhos e para tudo que era deles. Esdras sabe que não é recomendável falar em confiança na providência divina, e, depois, quando no aperto das situações, apelar para a débil força humana. Esdras sabe que não pode ser hipócrita, por isso recusa a ajuda, a proteção do exército e recomenda a sua viagem ao Senhor. A confiança de Esdras foi colocada "na boa mão do Senhor que é sobre todos os que o buscam, para o bem deles".
       Assim, percebemos que o jejum teve excelente resultado, afinal de contas eles jejuaram, pediram e o Senhor Deus os atendeu.

Se quisermos ter uma jornada feliz, precisamos nos humilhar na presença de Deus.


O texto no versículo 21 nos mostra que Esdras apregoou um jejum, a fim de se humilhar na presença do Deus altíssimo.
       Da mesma maneira, se queremos uma jornada feliz para nós, precisamos nos humilhar na presença de Deus; Se queremos uma jornada feliz para os nossos filhos, teremos que nos humilhar na presença de Deus;
       Se queremos uma jornada feliz para tudo aquilo que é nosso, devemos nos humilhar na presença de Deus.
       Mas o que significa "se humilhar"? O dicionário nos ensina que humilhar-se é tornar humilde ou ainda submeter. O mundo sem Deus entende por humilhação algo deprimente e vergonhoso. Neste conceito, ajusta-se perfeitamente às exigências da nossa velha natureza pecaminosa. O nosso velho homem recusa-se a dobrar-se, a humilhar-se, a render-se, a submeter-se diante da vontade do Deus que deseja nos conceder uma jornada feliz.

A 1ª carta de Pedro no capítulo 5, versículo6, diz: "humilhai-vos, portanto sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte.

Estamos prontos para nos humilharmos na presença de Deus, para que ele no seu tempo oportuno nos exalte? Estamos preparados para que ele nos conceda uma jornada feliz? Estamos preparados para submetermos à vontade de Deus, enquanto igreja?

Se quisermos ter uma jornada feliz, precisamos nos comprometer com Deus.

       E nos comprometer com Deus significa colocarmos as nossas ações diante dele, para que ele mesmo nos conceda a fé para proclamar a confiança no Senhor. Como nos ensina o vers. 22, na sua 2ª parte: A boa mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam para o bem deles.

Será que como cristãos lavados e remidos por Cristo, temos a exata noção do nosso compromisso para com Deus? Será que temos coragem para assumirmos a nossa fé em quaisquer circunstâncias? Será que teríamos a mesma atitude daquela jovem? Será que diante de armas empunhadas contra nós, teríamos a mesma atitude e declararíamos: Sim eu acredito em Deus! Mesmo sabendo que aquela seria a nossa última declaração?

Se quisermos ter uma jornada feliz, precisamos depender somente de Deus.

       Devemos ter o mesmo sentimento de Esdras e nos colocarmos na presença de Deus e dele depender. Confiar no Senhor da vida, para que ele mesmo nos ajude, para que ele nos capacite a fazer aquilo que o versículo 23 nos ensina

"Nós, pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus, e ele nos atendeu".  Esdras 8.23

       A nossa vontade deve estar de acordo com a vontade de Deus, mas naquilo que depender de nós, devemos lutar, a fim de termos uma jornada feliz. Esdras dependeu de Deus, não quis o exército para acompanhá-lo na sua viagem até Jerusalém, e nós? Dependeremos unicamente de Deus para os nossos planos e projetos futuros? Dependeremos de Deus para que a nossa jornada seja uma jornada feliz?
       O ensino de Esdras para nós, deve estar relacionado com a nossa predisposição em atentarmos para aquilo que a Bíblia nos ensina: Eles jejuaram. E o jejum no sentido bíblico é apresentado como uma forma de abstenção de alimentos para finalidades espirituais, isso não quer dizer que ele não possa ser usado para outras finalidades. A verdade é que ele se concentra em finalidades espirituais. Mas o realmente devemos ter em mente e praticar nas nossas vidas, é o objetivo do jejum. O jejum deve sempre centrar-se em Deus. O texto de Zacarias 7:5 nos ensina: 

"...jejuastes vós para mim, mesmo para mim?"  Zacarias 7.5

      Desta forma, se o nosso jejum não é para Deus, então fracassamos. Benefícios físicos, êxito na oração, dotação de poder, discernimento espiritual, estas coisas nunca devem tomar o lugar de Deus como centro do nosso jejum. John Wesley declarou: Primeiro seja o nosso jejum feito para o Senhor, com nosso olhar fixado unicamente nele. Que a nossa intenção seja esta, de glorificar nosso Pai que está no céu.

Jejuar e orar: esse é o nosso desafio!
       Se queremos a bênção de Deus sobre tudo e todos, devemos nos humilhar perante o Senhor; devemos nos comprometer com ele e devemos depender somente dele! Se jejuarmos e orarmos, com certeza teremos o resultado da ação de Deus sobre as nossas vidas. Teremos a boa mão do Senhor sobre nós, pois afinal de contas estaremos buscando o Senhor nosso Deus com todo o nosso coração, com toda a nossa força, com toda a nossa fé, nesse Deus que nos transforma que nos renova e que acima de tudo, quer que tenhamos uma jornada feliz!



O Jejum é a oração do corpo, portanto, coloque o seu corpo para orar.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

AQUILO QUE DEUS TEM PARA NÓS É SEMPRE ALÉM DO QUE POSSAMOS IMAGINAR.





TEXTO: Isaias 54:2-5 "Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas. Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; a tua posteridade possuirá as nações e fará que se povoem as cidades assoladas. Não temas, porque não serás envergonhada; não te envergonhes, porque não sofrerás humilhação; pois te esquecerás da vergonha da tua mocidade e não mais te lembrarás do opróbrio da tua viuvez. Porque o teu Criador é o teu marido; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra."


Eu quero te motivar, te encorajar a acreditar naquilo que te propuseste a fazer diante de Deus.
Deus faz o querer e o realizar! Ele começa a boa obra e termina! Ou nós cremos em Deus e na Sua Palavra, ou a nossa vida será em vão. Não estamos nesta terra para perder. Somos herdeiros do Deus que tem tesouros, e Ele os abre para os fiéis da Sua obra! Dize: ‘Amém!’


Por que planejar? Porque isso será importante para que a tua tenda, para que a tua vida tenha o seu espaço alargado, para que tu estejas preparado para transbordar para a esquerda e para a direita, para que a tua posteridade, os teus filhos, os teus netos, a tua geração receba e possua o que Deus está dizendo que é teu direito.


A Palavra de Isaias que acabamos de ler tem, pelo menos, dois mil e setecentos anos, e ainda hoje o Senhor tem algo a nos falar por ela. O que Deus quer nos falar? Primeiro, que a Palavra não muda. Deus vela para que ela se cumpra. A Palavra é viva e eficaz; tem a energia de Deus. Segundo, prepara-te para crescer!

Quando Deus diz: “alarga o espaço da tua tenda”, Ele está falando a todos os seus filhos sejam empresários, profissionais liberais, executivos, comerciantes, assalariados, às donas de casa,  servidor público,  militar: ‘Está pronto para expandir a tua vida!’ Irmão, isto é uma profecia; é a primeira profecia desta mensagem.

Alarga o espaço da tua tenda, estende o toldo da tua habitação, não impeças, não impeças. Alguém pergunta: como eu impeço que a minha tenda se alargue? Como posso impedir a expansão da minha vida? Como eu posso impedir a expansão do meu Ministério?’ Procrastinando a oração, deixando de orar pelo teu projeto, duvidando que alguma coisa possa acontecer, não esperando a hora de Deus. Tudo isso impede o alargamento da tua tenda.
Muita gente diz: ‘Ah! Eu nunca serei nada na vida.’ Outros dizem: ‘É muita “areia para ao meu caminhão”. Imagina, logo eu, ter uma casa! Ter um carro novo! Ser um empresário de duas, três, quatro lojas...’ Não impeças!


Agora, voltando a Isaias, “tenda” é a figura de quê? O que ela simboliza? A minha vida, a tua vida, a minha casa, a tua casa, os negócios, a família, os projetos. Logo, o tamanho atual da nossa “tenda” não é suficiente para abrigar o que Deus fará na nossa vida! Se Deus disse para alargar a tenda, significa que algo será acrescentado. Ora, se eu tenho uma casa de quarto e sala, e quero ter quatro filhos, tenho que construir mais quartos. É isso que Deus quer que façamos com a nossa vida.


Tu precisas alargar a tua confiança em Deus, aumentar as “cordas”, firmar bem as “estacas”. Olha o que Deus diz a Palavra em Isaias 54:2: "Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas."


Por que Deus mandou firmar bem as estacas? Porque o tamanho da bênção é tão grande, que uma vida frágil não iria suportar o “peso” do que Deus trará. Isto nos mostra o quê? Que Deus está fazendo mudanças para melhor, mudanças que vão além do que nós estamos habituados a viver. Na realidade, irmão, nenhuma igreja do Brasil viu a Plenitude de Deus. Por isso é preciso alargar o espaço da nossa “tenda”; ou seja, prepararmo-nos para receber crescimento: crescimento espiritual, familiar, ministerial, financeiro, e de portas abertas. Diz no versículo 3: "Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; a tua posteridade possuirá as nações e fará que se povoem as cidades assoladas."



Ora, se Deus está dizendo: “transbordarás”, quer dizer que é grande a Sua bênção. Quer dizer que Ele aumentará a nossa vida. E, no restante do versículo, Deus diz que a nossa posteridade será poderosa.
Versículo 4, o que diz? "Não temas, porque não serás envergonhada; não te envergonhes, porque não sofrerás humilhação; pois te esquecerás da vergonha da tua mocidade e não mais te lembrarás do opróbrio da tua viuvez." Creio que esta é uma das grandes recomendações de Deus: “Não temas.”
O temor e a covardia, muitas vezes, impedem o homem de ir adiante. Quando lemos o jornal, quando ligamos a televisão, quando vemos as notícias, perguntamo-nos: O que sucederá? Ficamos perplexos! Porém, a Bíblia diz: “Não temas” Ah! E repete por mais trezentas e sessenta e quatro vezes: “Não temas”!


Deus sabe que o temor e a covardia paralisam o homem. Quantas pessoas não construíram as suas casas, com medo de não conseguirem completar a obra!? Quantas pessoas não foram pedir à Caixa Econômica um empréstimo, com medo de não conseguirem pagar as prestações!? Quantas pessoas deixaram de prestar vestibular, porque disseram que eram muitos candidatos para uma vaga!? Quantos foram os temores da vida que te engessaram, que te amarraram, que te prenderam e que te impediram de ir muito mais além?


Neste versículo há uma expressão que eu amo: “Não temas, porque não serás envergonhada...”. Deus está falando à Igreja: ‘Não te envergonhes, porque não sofrerás humilhações’. Não haverá vergonha entre o povo da Graça de Deus. Não haverá humilhação. A bênção será devolvida! Crê nisto!
Em seguida: “... não sofrerás humilhação pois te esquecerás da vergonha da tua mocidade e não mais te lembrarás do opróbrio da tua viuvez.” Ou seja, o Senhor está dizendo que as coisas que te fizeram sofrer, que te levaram à falência, que te impediram de caminhar, NUNCA MAIS acontecerão!!! Dize: ‘Nunca mais!!!’ Os dias antigos já passaram. Um novo dia começa, e ele apagará a vergonha e as provações do passado. Os dias antigos não se repetirão! Não se repetirão dias de aflição! Dize: ‘Amém!’


Olha, mesmo que tu tenhas experimentado perdas, mesmo que tenhas perdido o emprego, as finanças, os amigos, os entes queridos, os negócios, os bens, eu venho te dizer: NÃO TE DEIXES VENCER PELO ESPÍRITO DE DERROTA! NÃO PERCAS A CRENÇA EM TI MESMO! CRISTO TE ENCORAJA! SE TU PERDESTE, LEMBRA-TE, OS DIAS DA HUMILHAÇÃO E DA VERGONHA PASSARAM!
Nunca é tarde para começar tudo de novo! Tu podes te reerguer hoje! Tu podes ter perdido a pessoa que mais amavas, o negócio, o dinheiro; não te deixes vencer pelo espírito de derrota!


Para tu que tiveste alguma perda, eu digo: Cria espaço na tua vida para receber a ajuda espiritual do Ministério, que tem a bênção de Deus! Não te isoles não te escondas, não fiques sozinho, cria oportunidades para estares nos cultos, porque assim és ensinado.
Não deixes a esperança morrer! A pior perda da vida é a perda da esperança. Na Graça de Deus, esperança nunca morre. É a primeira a viver! Dize: ‘Glória a Deus!’
Estejas pronto para transbordar para a direita e para a esquerda. Faze a preparação no teu coração, cria um espírito de antecipação para o crescimento da tua vida, para a expansão, para o alargamento! Tu deves estar pronto para avançar! Deus está te revelando em Amós 3:7: "Certamente, o SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas".
 O Senhor está revelando um projeto de vida, o Senhor está revelando o que será a nossa vida. Nós temos a visão, temos a profecia, estamos prontos para crescer!


Vamos voltar a Isaias 54:5: "Porque o teu Criador é o teu marido; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra."
Diz a Palavra que o Criador é o marido! O Criador é o teu marido! Ou seja, o Criador é aquele que tem poderes ILIMITADOS para fazer-te conquistar, para fazer-te restaurar, para fazer-te adquirir. Todos os propósitos do Soberano Deus serão, inevitavelmente, cumpridos! Ele é o Sustentador dos Seus eleitos.


O Senhor está começando algo grande que Ele mesmo terminará o que Ele está anunciando por antecipação. Eu estou te comunicando o segredo de Amós: ‘Deus nos levará a um nível superior. ’ Todos os filhos de Deus têm que compreender isso. Nós precisamos estar todos de acordo: Nada poderá nos parar!!! Todos estão sendo encorajado a intensificar o seu tempo de oração, o seu tempo a sós com Deus. Afetaremos a nossa sociedade, influenciaremos o governo, a magistratura, os empresários e a política. Deus não quer que ninguém pare!
Alarga a tua tenda! Estica as tuas cordas, finca bem as tuas estacas, faze tudo direito, conforme a Bíblia ensina. Há muito para ser liberado por Deus. Está pronto! Está vindo para as nossas vidas!!!!! O Senhor Jesus Cristo é a razão de tudo isso! Sem Ele, nada podemos fazer irmão! Nós devemos estar todos em concordância.
Começa a orar com confiança. Famílias serão libertas, muitos sairão de “prisões”: prisões do álcool e das drogas. Negócios serão feitos, casas serão compradas, carros serão adquiridos, sonhos serão realizados, famílias serão restauradas! Haverá situações que serão resolvidas em tempo recorde! Muitos começarão com pouco, mas em breve terão muito! E o mais importante: situações que já estavam “mortas” terão vida! Coisas que tu nunca imaginaste, acontecerão.


Ao chegarmos às palavras finais da mensagem, eu tenho um recado que mostra que coisas impossíveis se resolverão em tempo recorde. O que Deus me deu, quando eu abri a minha Bíblia, Lucas 7:11-16: "Em dia subseqüente, dirigia-se Jesus a uma cidade chamada Naim, e iam com ele os seus discípulos e numerosa multidão. Como se aproximasse da porta da cidade, eis que saía o enterro do filho único de uma viúva; e grande multidão da cidade ia com ela. Vendo-a, o Senhor se compadeceu dela e lhe disse: Não chores! Chegando-se, tocou o esquife e, parando os que o conduziam, disse: Jovem, eu te mando: levanta-te! Sentou-se o que estivera morto e passou a falar; e Jesus o restituiu a sua mãe. Todos ficaram possuídos de temor e glorificavam a Deus, dizendo: Grande profeta se levantou entre nós; e: Deus visitou o seu povo."
Muitas coisas na tua vida já estavam mortas, muitas coisas te foram tiradas. Talvez o sonho da felicidade para ti estivesse morto! Talvez o sonho da casa própria estivesse morto na tua vida! Talvez o sonho da realização empresarial estivesse morto! Mas quando Jesus toca o esquife – e Ele está tocando agora – o morto passa a falar, o que estava enterrado passa a ter vida, o que era uma desesperança passa a ser uma realidade!
Tu que queres ser mãe e tem a maternidade fechada, tu que queres ser pai e te sentes impotente perante a vida, tu que sempre sonhastes em ter um negócio próprio, a tua loja, o teu escritório, o teu consultório, mas que já estava morto; Jesus está tocando. Ele está tocando o “esquife”, está tocando o lugar no qual havia morte. Diz a Palavra do Senhor que passou a falar... Dize: ‘Glória a Deus!!!’


Quantas coisas já estavam mortas? Quantos sonhos já estavam enterrados? Deus nos restituirá! Deus trará de volta! Mas alguém pergunta: Como? Não sei, mas Deus fará!!! Faze a tua parte, que é crer e orar! Deixa o resto, porque Deus é Soberano!
Nos versículos 20-22: "Quando os homens chegaram junto dele, disseram: João Batista enviou-nos para te perguntar: És tu aquele que estava para vir ou esperaremos outro? Naquela mesma hora, curou Jesus muitos de moléstias, e de flagelos, e de espíritos malignos; e deu vista a muitos cegos. Então, Jesus lhes respondeu: Ide e anunciai a João o que vistes e ouvistes: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres;anuncia-se-lhes o evangelho."
Meu amado, eu creio na restituição, creio no alargamento de tendas, que Deus fará transbordar para direita e para esquerda. Mesmo que tu estejas desconfiado, achando que nada acontecerá. JÁ ESTÁ ACONTECENDO!!!!!!
Qual será o sinal da palavra profética que nós levaremos a partir desta mensagem e que servirá para o ano de 2003? Atos 13:41 Profecia para 2003: "Vede, ó desprezadores, maravilhai-vos e desvanecei, porque eu realizo, em vossos dias, obra tal que não crereis se alguém vo-la contar".


ALARGA A TUA TENDA. É UMA OBRA GRANDE QUE DEUS FARÁ. NÓS ESTAMOS VIVENDO OS ÚLTIMOS DIAS; JESUS VOLTARÁ e quer uma igreja vivendo em triunfo!
Agora, vamos colocar isso em prática. Tu que estás lendo este Recado, estica, alarga, porque as coisas serão de tal monta, a obra é tal, que ninguém acreditará. Aquela pessoa que diz: ‘Eu nunca casarei na vida’, em um mês estará casada. O médico olhará e dirá: ‘Olha, teu caso realmente não tem esperança’, e, no dia seguinte, a pessoa sairá do hospital e caminhará para a igreja. São coisas sobrenaturais. A obra é grande, meus amados!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

As Raízes do Cristãos.





“O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. 
Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. 
Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos.” Salmo 92.12-14


O cedro é uma das árvores mais imponentes. É símbolo de força e eternidade. Nos 3 primeiros anos de vida, alcança apenas 5 centímetros de altura, mas já possui 1 metro e meio de raízes. Quem poderá arrancar tal “plantinha”? Mesmo jovem, já se mostra firme. Seu crescimento interior é bem maior que o exterior. Depois, cresce 20 centímetros por ano, chegando a 40 metros de altura. Seu desenvolvimento é lento, sem pressa, sem precipitação, mas não se pode detê-lo. Só a partir dos 40 anos é que o cedro produz sementes, mas pode viver centenas de anos.



O cedro tem beleza, perfume e força. Resiste aos desafios da água e do vento. É, portanto, muito confiável.
O salmista disse que o justo é como o cedro do Líbano. Com isso, podemos ter uma idéia do que Deus espera de nós. É natural que sejamos, pela graça do Senhor, fortes, firmes, confiáveis, apresentando a beleza da vida cristã em nós, sendo resistentes diante das dificuldades. Nossa relação com Deus não dependerá de fatores exteriores, pois a profundidade será característica da nossa espiritualidade.
Cairão mil ao nosso lado e dez mil à nossa direita (Sl.91.7), mas não cairemos porque temos raízes profundas.

Quando a semente germina, ocorre um crescimento para cima (tronco, galhos, folhas, flores e frutos) e outro para baixo (raiz). Nossa vida não pode ser apenas algo exterior, mas interior. A raiz garante firmeza, nutrição e sobrevivência para a planta (Is.40.24).
Muitas vezes, enfatizamos o que a árvore produz, o fruto, mas nos esquecemos das raízes. Nos mais variados aspectos da nossa vida, valorizamos mais o que é aparente e menosprezamos o que está oculto. O fruto é muito importante, mas a sua falta pode indicar um problema na raiz. Estamos muito preocupados com as aparências, com aquilo que pode ser visto e admirado pelos homens.
Entretanto, nossas raízes são valores e práticas vistas apenas por Deus. Estão abaixo da superfície e precisam ser cultivadas com atenção e cuidado. Se não for assim, corremos o risco de cair, pois o peso exterior não terá sustentação interior.

Jesus disse que os fariseus valorizavam muito as orações, jejuns e esmolas realizadas em público. Os discípulos, porém, foram ensinados a fazerem tudo isso de maneira discreta e, às vezes, secreta, de modo que só Deus pudesse vê-los (Mt.6.1-6,16-18). Uma vida de dedicação íntima a Deus é uma forma de cultivar raízes espirituais. As orações em público são válidas e importantes, mas podem também ser falsas. Quem ora sozinho, dentro de seu quarto, provavelmente o fará com sinceridade de coração.
Muitos querem apenas bênçãos visíveis, materiais, mas não buscam virtudes espirituais que lhes trariam firmeza.
O exterior é importante, mas o interior é imprescindível. Tronco, galhos, folhas, flores e frutos, se forem cortados, podem renascer a partir da raiz. Se esta, porém, for arrancada e morrer, será o fim para a árvore. Será que o nosso cristianismo se resume ao que fazemos no templo? Se for assim, nossas raízes estão comprometidas ou, talvez, nem existam. Nossa vida cristã é superficial ou profunda?

O exterior depende do interior (Mt.13.5-6,20,21; Os.9.16). A falta de raiz leva à morte, conforme observamos nas palavras de Jesus:
E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam” Lc.8.13.

Aquela semente caiu entre as pedras, onde havia pouca terra. Brotou rapidamente, mas, por falta de raízes, morreu sob o calor do sol. Jesus disse que tais pessoas “crêem por algum tempo”. São “crentes provisórios”. Não têm raízes. Este é o caso daqueles que freqüentam a igreja durante algum tempo e depois desaparecem. O texto de Lucas nos mostra que há dois momentos na caminhada com Cristo: alegria e tribulação. Precisamos ter consciência disso. Devemos conhecer tal possibilidade, pois o conhecimento também é um tipo de raiz que nos manterá de pé. Aqueles que esperam apenas momentos de alegria se decepcionam com o evangelho e o abandonam.
O dia da tentação e tribulação traz o teste para a raiz do servo de Deus. É nessa hora que manifestamos o que somos intimamente. O vento e a tempestade nos atingirão inevitavelmente. Então veremos o que existe em nós abaixo da superfície.
A primavera é a estação mais favorável para as plantas. Contudo, não há como impedir que venha o inverno. No hemisfério norte, onde a estação fria é muito rigorosa, as árvores perdem toda a sua beleza por causa da geada e da neve. Ficam com aspecto de destruição completa. Não têm folhas, não tem flores nem frutos. Não lhes resta nem mesmo um aspecto agradável ou saudável. Parecem mortas. Contudo, sob o solo gelado, suas raízes permanecem vivas, garantindo que, na próxima estação, a árvore esteja viva, forte, bela e produtiva.

Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda torne a brotar, e que não cessem os seus renovos. Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó, contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova” Jó 14.7-9.

Quando Jó falou sobre a árvore, estava falando sobre sua própria vida (Jó 29.19). Ele havia perdido quase tudo o que possuía. As bênçãos materiais se foram. Ele se tornou como a árvore devastada e destruída, porém sobrevivente por causa de suas raízes. A tribulação veio sobre Jó para testá-lo. Contudo, suas raízes estavam firmes em Deus. Por isso, ele pôde brotar novamente, como se lê no capítulo 42.

Deus pode permitir que percamos o que é aparente. Ficará apenas o que é interior. É nessa hora que conhecemos o verdadeiro cristão, ao vê-lo permanecendo firme pela fé. O falso se escandaliza, blasfema contra o Senhor e se desvia do evangelho.

ONDE ESTAMOS PLANTADOS?
A vida, o crescimento e a utilidade de uma árvore dependerão diretamente do solo onde está plantada. Se estiver em local inadequado, como um pântano ou entre as pedras, poderá definhar e morrer. O Salmo 92 diz que o justo deve estar plantado “na casa do Senhor”, “nos átrios do nosso Deus”.
A natureza da árvore, por si só, não garante sua sobrevivência e produtividade. O ambiente também é importante, na medida em que oferece um conjunto de fatores favoráveis ao pleno desenvolvimento da planta. Da mesma forma, o cristão precisa estar plantado no lugar certo. Ele não pode pensar que irá crescer e frutificar em uma seita herege, ou em local onde se veja vinculado à prática pecaminosa.
Se, porém, sabemos que estamos plantados num bom terreno, precisamos permanecer nele. Pode ser necessário mudar uma planta de lugar, mas isso não pode se tornar rotina, pois impedirá o crescimento da mesma. O transplante contínuo impede o lançamento de raízes. É o caso de quem vive mudando de igreja ou de denominação. Mudanças podem ser necessárias e importantes, mas não devem se tornar costume ou modo de vida (Heb.10.25).
DEMONSTRAMOS FIRMEZA OU INSTABILIDADE?
O cristão não pode ser nômade, mutante ou uma “metamorfose ambulante”. As árvores, normalmente, permanecem onde estão. Nossos deslocamentos, se necessários, devem ser feitos com cuidado e oração. O ímpio pode ser “como a palha que o vento dispersa” (Salmo 1), mas o justo é estável.
Muitas pessoas apresentam uma preocupante instabilidade em suas vidas. Não se firmam no emprego, na igreja, na profissão, na escola, no casamento, etc. Esse modo de vida parece favorável aos propósitos do inimigo. Imagino que ele fica muito satisfeito quando alguém chega a uma etapa avançada da vida e não tem emprego, nem profissão definida, nem estudos, nem recursos materiais, nem família, nem igreja. É o caso de quem nunca criou raízes. Uma pessoa assim pode até defender o valor de sua liberdade e independência. Contudo, será solitária, frustrada e fracassada.
Muitas mudanças podem ocorrer em nossas vidas, mas uma hora, e que não seja muito tarde, precisaremos parar, crescer e frutificar.
A instabilidade pode ocorrer por falta de paciência. Alguns querem que o fruto apareça instantaneamente. Não é assim. Conseguem um emprego e já querem promoção imediata. Se isso não acontece, já se mostram desanimados e querem ir embora. O mesmo acontece com aqueles que se convertem e querem que Deus faça tudo em suas vidas em pouco tempo. Não é assim. Se estamos plantados num bom lugar, precisamos ficar firmes, esperando a estação dos frutos.
“Portanto, irmãos, sede pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes; fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima. Não vos queixeis, irmãos, uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está à porta. Irmãos, tomai como exemplo de sofrimento e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor. Eis que chamamos bem-aventurados os que suportaram aflições. Ouvistes da paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu, porque o Senhor é cheio de misericórdia e compaixão” Tg.5.7-11.
QUAIS SÃO NOSSAS RAÍZES?
Assim como as árvores, o cristão precisa ter raízes fortes e profundas. Raízes são vínculos, tudo aquilo que nos prende a alguém, a um lugar, etc. Precisamos ter vínculos. Devem existir pessoas que contam conosco e com as quais possamos contar também. Ninguém deve estar solto por aí.
Muitos parecem ter aversão a vínculos. Não querem se envolver. Talvez, por causa de experiências negativas no passado, tornam-se fugitivos, evitando compromissos, relacionamentos sérios e responsabilidades.
Isto pode ser visto nas relações pessoais e também na igreja. Algumas pessoas evitam o batismo e a membresia. São eternos visitantes. Não se envolvem, não participam ativamente em sua comunidade.
Precisamos ter raízes na igreja (Ef.3.17-18; Heb.10.25). A fé e o amor são vínculos que nos unem a Cristo e aos irmãos, mas isso não acontece automaticamente. Precisamos aprofundá-los mediante a ação da nossa vontade, com determinação e compromisso, que se manifestam em forma de participação e trabalho, com perseverança obstinada.
Tendo encontrado uma congregação de irmãos, cada cristão, sob a direção do Senhor, deve ficar ali e criar vínculos. Assim, estará plantado e poderá crescer e frutificar. Pode ser necessário mudar de congregação, mas isso não deve ser freqüente. A igreja local é nossa família. Trocar de família não é algo que se possa considerar normal, embora possa ser necessário por algum motivo raro e especial.
Precisamos ter raízes em Cristo (Cl.2.6-7; Is.53.2; Ap.5.5). Estaremos agarrados nele como uma árvore está agarrada ao chão. Não vamos cair por causa de um escândalo. Não vamos abandonar o Senhor.
Precisamos ter raízes na palavra de Deus (Cl.1.23). Devemos conhecê-la e ser apegados a ela.
Precisamos ter raízes nos compromissos e propósitos estabelecidos. Não seremos levianos. Leviano significa “leve”, ou seja, sem peso, podendo ser levado por qualquer vento. É o tipo de pessoa que não se firma em coisa alguma. Não cumpre os compromisso, não realiza o que foi prometido, nem termina o que foi iniciado.
Como se faz para que uma árvore lance raízes? Não temos como obrigá-la a fazer isso, mas ela o faz por força de sua própria natureza. Podemos, porém, contribuir discretamente. Basta que a deixemos permanecer em um lugar adequado e a cultivemos, dando-lhe água, adubo e livrando-a das pragas. São cuidados iniciais importantes. Tal é o trabalho do líder que cuida dos filhos de Deus na igreja. Além disso, cada cristão é responsável por si mesmo, no sentido de se deixar cuidar e também cuidar-se, buscando o conhecimento bíblico e experiências profundas com Deus.
AS ÁRVORES MORTAS
A igreja primitiva teve problemas com pessoas sem raízes. Eram falsos cristãos, ou mesmo falsos mestres, que queriam benefícios sem compromisso (Jd.4,12,13; IIPd.2.1,13-17). Eram como estrelas errantes, sem rumo, sem referência, sem vínculos. Precisamos tomar cuidado com quem aparece de repente, apresentando-se como cristão, sem ligação com nenhuma congregação específica. Esse tipo de pessoa, normalmente, cria problemas por onde anda, pois está apenas em busca da satisfação de seus próprios interesses. Não está ligado à igreja nem ao Senhor Jesus. Árvore sem raiz não produz coisa alguma. Torna-se infrutífera e inútil. Este é o desejo do inimigo, mas o propósito do Senhor é que estejamos arraigados nele, firmes, inabaláveis, e sempre frutíferos para a sua glória.