sábado, 26 de março de 2011

A oração prepara você para a ação de Deus.



Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vedeA salvação do Senhor para convosco, Ó Judá e Jerusalém.Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro,Porque o Senhor será convosco. ( 2 Crônicas 20:17 )

Hoje pela madrugada tive uma revelação de Deus, através deste capítulo 20 de 2 Crônicas.
E claro, não poderia de compartilhar com meus amados irmãos em Cristo.
E Deus me dizia... - Filha, esta peleja não é sua, é minha!
E Acordei muito feliz, com cada palavra que o Senhor me falou.
E ele me ensinou algumas atitudes a tomar diante da batalha que estou enfrentando, que deixarei para vocês agora.

Ao meditar nesta palavra aprendi 7 lições:

Em meio as guerras precisamos.

  1. Orar, ouvir a voz de Deus, clamar, pedir Socorro a Deus, e se for preciso Jejuar.(20:4).
  2. Reconhecer o poder de Deus e sua grandeza, isso fortalecerá a nossa fé.(20:6).
  3. Devemos nos lembrar das promessas do Senhor e ter a certeza que nos ouvirá e cumprirá (20:9)
  4. Reconhecer que nós não podemos fazer nada sem o Senhor e por os olhos no Senhor, só nele.(20:12)
  5. Louvar à Deus em meio as lutas, adorá-lo,esta é uma arma forte unida a oração, Louve!(20:19)
  6. Crer em Deus trás segurança e certeza da vitória  e crer nos profetas nos faz prosperar.(20:20)
  7. Após a vitória, sempre ser grato à Deus e testemunhar o seu poder e ação.(20:26)
Desça ao Vale da Benção!

Que está palavra fale ao seu coração assim como falou ao meu.


O Rei Josafá tinha problemas tinha problemas.
Ele era um bom Rei.
Tinha derrubado os ídolos em todo o Reino, escolhera oficiais
Para ler a lei do Senhor, ao povo de todas as cidades de Judá.

Tinha indicado Juízes, Civis e os instruíra ``Vede o que fazeis,
Por que não julgais da parte do homem, senão da parte do Senhor,
E ele está convosco quando julgardes `` (19.6).

Cometera alguns erros, tais como, fazer aliança com ímpio rei
Acabe e dar o seu filho para se casar com a filha dele.
Mas, na maior parte do tempo, Josafá obedecera a Deus e levara
Seu povo a fazer o mesmo.

Agora estava cercado por três exércitos.
O que ele podia fazer? – Orar.
Josafá ficou de pé no pátio e adorou a Deus.
Contou de novo à história que tinham juntos.
Então, encerrou dizendo: `` Não sabemos o que faremos; porém
Os nossos olhos estão postos em ti (20.12).
E Deus operou.    

Na verdade, os soldados de Josafá sequer levantaram uma arma.
Será que Josafá mudou a opinião de Deus?
Provavelmente não.
Será que sua oração o preparou para enxergar o poder de Deus?
Certamente.

Josafá descobriu que tinha um aliado de guerra muito mais poderoso
do que o Rei Acabe. O próprio Senhor lutaria por ele.
Então, por que Orar?
A Oração nos leva a reconhecer nossas limitações.
Abre nossos olhos ao poder de Deus. 
( Veja também Jeremias 21.1-10;Mateus 7.7-12;
Lucas 18.1-8; 2 Coríntios 12.6-10).


Carla Araújo.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele.




Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele.
(Mateus 5.23-26.)

O sermão do monte é o marco que iniciou a caminhada de Jesus no seu ministério de ensino aos seus discípulos.
Depois de separar seus doze apóstolos, percorreu toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino de Deus, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo.

Assim a sua fama correu por toda a Síria. De sorte que o seguiam grandes multidões. Jesus, pois vendo as multidões, subiu em um monte e passou a ensiná-las sobre o Reino de Deus.

E abrindo a sua boca, disse-lhes Jesus: "Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil" Mateus 5.23-26.

O viver de uma família deve ser harmoniosa; assim desejam aqueles que cuidam da sua casa. De que adianta oferecermos nossas ofertas no altar, se nosso Pai sabe que há questões entre nós, entre os seus filhos? De que adianta entregarmos ao Senhor nossos dízimos e ofertas, e omitirmos o que há de mais importante no seu Reino que é a justiça, a fé, o amor e a misericórdia?: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas" Mateus 23.23.

Para Deus, a reconciliação entre irmãos é mais importante que entregar dízimos e ofertas. Caso estejamos entregando nossa oferta no altar, e nosso irmão tiver alguma coisa contra nós, Ele nos fará lembrar que antes de entregar aquela oferta, devemos  amar e nos reconciliar com nosso irmão. Jesus disse que o que ligarmos e desligarmos aqui, também será feito no céu; nesta passagem ele fala de perdão e não de oração como muitos interpretam: "Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu" Mateus 18.18.

Uma coisa que precisamos atentar com atenção, é como Jesus disse: "...e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti...". Jesus não disse para irmos nos reconciliar com nosso irmão se tivermos alguma coisa contra ele, mas se soubermos que ele tem alguma coisa contra nós.

 Quando fazemos o agravo, achamos que estamos certos e julgamos o irmão. Quando sofremos o agravo, achamos que o irmão é que está errado. Caso ele queira se desculpar, então perdoamos, mas não é assim que Jesus nos ensina.
A reconciliação nunca é feita por quem fez o agravo, mas por quem sofreu o agravo. Quando fazemos alguma coisa ao irmão, a justiça seria ir lá e pedir perdão. Caso façamos isto, não temos galardão algum, foi feito somente a justiça. Mas se ao contrário sofrermos o agravo, e buscarmos com o outro a reconciliação, isto é amor; é buscar o proveito do outro e não o seu próprio: "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" I Coríntios 13.4-7.

Com Jesus também foi assim. Quem fez o agravo? Fomos nós, os homens. Quem teria que se arrepender e buscar a reconciliação? Nós, os pecadores. Mas quem nos buscou e promoveu a reconciliação? Foi o Pai através de Jesus: "E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação" II Coríntios 5.18-19.
Isto é verdadeiramente a expressão do amor, porque a justiça seria os pecadores buscarem o perdão e a reconciliação com Deus, mas não há quem O busque.

Então Jesus veio cheio de amor, e se entregou por nós. Ele deu a sua vida por nós. Entre os irmãos também deve ser assim:"Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos" I João 3.16.
Se Cristo é a nossa vida, então Ele mesmo irá buscar essa reconciliação com os irmãos. Ele mesmo irá manifestar esse amor que é um fruto do Espírito em nós. Todo aquele que está nele também dará bom fruto, e irá andar como Ele andou; caso contrário é um mentiroso, e ainda está em trevas: "Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo. Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos"  I João 2.9-11; é um homicida: "Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.

 Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. Meus irmãos, não vos maravilheis, se o mundo vos odeia. Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte. Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele" I João 3.11-15.

Os mentirosos e homicidas não tem parte no Reino de Deus; serão lançados na prisão e pagarão até o último ceitil: "Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte" Apocalipse 21-8. "E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia. Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas". Mateus 18.34-35.
Ninguém pode dizer que ama a Deus se odeia a seu irmão; isto é uma mentira: "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão" I João 4.20-21.
 Amém. 



sexta-feira, 11 de março de 2011

Remindo o tempo para a volta de Jesus.



Hoje acordei perplexa com a notícia sobre o Tsunami no Japão, e comecei a refletir no que muitos cristãos dizem nesta hora ‘’Jesus está voltando!’’.
Não sabemos nem o dia e nem a hora que Jesus irá voltar, nem ele próprio, e nem os anjos sabem. (Marcos 13:32).
Mais sabemos que devemos estar preparados, e por isso, precisamos estar vigilante.

E Comecei a refletir na palavra de Deus, e percebi que por não saber o ‘’tempo’’,
Precisamos aproveitá-lo da melhor maneira possível do qual dispomos, usá-lo com sabedoria.
 Efésios 5.16 – “... remindo o tempo, porquanto os dias são maus.”
Satanás é ardiloso e uma das formas que ele usa de minar nossas forças é“roubando” o tempo que poderíamos empregar no serviço do Senhor, na comunhão com ele e com os irmãos em Cristo, pois ele sabe que sem a santificação ninguém verá a Deus(Hebreus 12:14).
São tantas as tarefas que temos no dia-a-dia, sejam elas domésticas, profissionais, familiares, estudantis, que, no final das contas, o débito das horas que vivemos recaem sempre sobre as atividades espirituais.
É necessário que façamos um planejamento do tempo que gastamos em nossas atividades rotineiras para que não soframos perda no reino espiritual.
O cristão precisa ter seu momento a sós com Deus diariamente no qual deve ler a Palavra, meditar nela e orar ao Senhor.
Além disso, necessita também estar se reunindo com os domésticos da fé no templo para cultuar a Deus.
Busquemos rever nossos hábitos e horários, não nos esquecendo de que a busca
pelo material não deve sobrepujar o espiritual.

E por não saber o ‘’Tempo’’, precisamos vivê-lo como se fosse ‘’Agora’’
O TEMPO É AGORA!
 João 9.4 – “A noite vem, quando ninguém pode trabalhar”.
É sempre tempo de efetuarmos um balanço de nossas vidas.
Deus também o faz.Se mediante a análise que fazemos a respeito de nós mesmos concluímos que ficamos,na maioria das vezes, devedores em vários setores, imaginem na balança do Senhor,cujos pesos e medidas jamais mentem, trapaceiam ou erram. Pesados somos o tempo todo na balança de Deus. Será que temos sido achados em falta? No fundo, no fundo,cada um de nós sabe a resposta, principalmente se a procurarmos na Palavra de Deus.“Eis agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano,negociaremos e ganharemos. No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã”. É o que está escrito em Tiago 4. 13-14.
Billy Graham disse que certa vez leu numa revista sobre um relógio de sol no qual uma mensagem secreta estava escrita: “É mais tarde do que você pensa”. Viajantes muitas vezes paravam para meditar no significado dessa frase. Nós também temos um relógio de sol – a Palavra de Deus. Escrevendo para os cristãos de seus dias, Paulo disse: “É já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. 
Enquanto muitos estão brigando por cargos dentro das igrejas, estão se reunindo em grupinhos pra falar o que não edifica ao próximo, estão em busca de prosperidade material, em busca de reconhecimento humano, estão guardando ódio e mágoa pelo próximo, ao invés de lutar contra as potestades e principados das trevas, estão lutando contra o irmão em Cristo, enquanto tudo isso acontece, almas estão indo pro inferno sem salvação.
Somos membros do mesmo corpo, precisamos uns dos outros, não é hora de dividir forças e sim se unir para o crescimento do Reino.
Vamos Despertar! Quem não ama ao seu irmão ainda está em trevas, e não conhece a Deus.(1 João 2:9-11).
Lembre-se que o Senhor não aceita nem ofertas daquele que não está em comunhão com o seu irmão, quem dirá orações? E adoração?(Mateus 5:23-25)
Vá se retratar com aquele que tem algo contra ti com muita pressa, pois a hora é ‘’ AGORA’’

Ah! Queridos irmãos, quantos de nós olharemos para trás para uma vida de oportunidades perdidas e de um testemunho ineficiente e choraremos porque não permitimos que Deus nos usasse como ele queria. “A noite vem, quando ninguém mais pode trabalhar” (João 9.4).
Se existe um tempo em que devemos estudar as Escrituras, passar em oração,ganhar vidas para Jesus e investir nossas finanças no seu Reino, esse tempo tem de ser AGORA. Se existe um tempo, amados, de assumirmos um COMPROMISSO com Deus e com sua obra e procurarmos ser fiéis, esse tempo é AGORA.

Carla Araújo.